Foco demorado

Pessoal, bom dia.

Vou explicar minha situação…
A maioria dos casamentos e festas de 15 anos aqui na cidade acontecem à noite. Sempre realizo uma sessão de fotos com os noivos/aniversariante no dia do evento (após a cerimônia religiosa - casamento, antes de iniciar a festa - 15 anos).
Tenho conseguido bons resultados em 3 belas locações. Porém, por diversas vezes a câmera demora uma barbaridade para focar. Em muitos momentos preciso ligar a lanterna do celular para auxiliar a câmera no foco e isso fica complicado. Não há problemas com fotos fora de foco, apenas a demora em focar.

-Uso o flash fora da câmera, não tenho a luz auxiliar do flash no hot shoe.
-Fotografo sempre com apenas o ponto central de foco selecionado.
-Equipamento usado… 5Dc + 24-105, T3i + 17-55. Estou agora com uma 6D, mas meu primeiro evento com a nova câmera será no próximo dia 30. Acredito que o ponto de foco central melhorado vá facilitar um pouco.

Como vocês costumam fazer nessas situações? Usam led ou vocês não têm essa dificuldade que eu relatei?

:ok:

Não conheço essas duas câmeras mas a 6D é excelente no foco do ponto central em termos de precisão. Eu uso ela com a 24-105 e meu foco não pesca, mesmo em baixa luz.

Realmente a precisão do foco da 6D é incontestável. Mas é lento heim, quando baixa a luz a coisa é medonha, pelo menos com a 24-105.

Thales, Dellano,
o problema é essa demora mesmo. É chato, tanto para mim quanto para os fotografados. E 5 segundos parecem uma eternidade.
Mas sempre tem precisão no foco.

Dellano,
você usa led pra fotografar em casamentos?

5 SEGUNDOS??? :eek: :eek: :eek:

Oloko… ai tá com problema…

Não uso led, mas, apesar de gostar do flash, estou pensando em usar quando fotografar a céu aberto, eu em locais onde não tenha como rebater o flash.

Ai tem coisa errada. Eu com minha basicona T3 e com a 50mm f1.8 que é ruim com pouca luz não passa de 1 segundo. Acho que é treinar, eu condicionei minha cabeça para caçar contraste e usar somente o ponto central.

:eek: Difícil né :eek:

:eek: :eek:

Sim, às vezes demora 5 segundos. E às vezes não foca.
Procuro sempre áreas de contraste. Como essas situações ocorrem à noite, sob luzes artificiais (postes, luminárias etc), busco o contraste entre luz e sombra gerado na cavidade óssea dos olhos.

Segue um exemplo… a luz ambiente é fraca. Usei 1/30, f4, iso 800.
PS.: a porcaria do photobucket lavou a imagem e ela ficou uma porcaria! Juro que no meu monitor não está assim! :aua:

[URL=http://s269.photobucket.com/user/padilhadim/media/JampR320_zpse3742959.jpg.html]

[/URL]

Tem coisa errada ai amigo, em condições muito ruins de foco, tipo na balada qdo o DJ apaga tudo, digamos que ela demore até uns 2 segundos para focar, o que na 7D era instantâneo.

Cara, na boa, compra um kit YN 622c.
Tem a luz de auxílio para auto foco, e de brinde, vem um rádio filé pra vc usar com flash quando precisar. :smiley: :smiley: :hysterical:
Mesmo quando vou fotografar sem flash, à noite, uso o radio YN. É uma grande mão na roda. :ok:
Vc acha no ebay ou aliexpress por menos de U$ 100,00 o par de transceptores.

Valeu, Dellano. Amanhã terei um tempo livre e vou realizar uns testes com a 6D + 24-105 + pixel king pra ver se a dificuldade persiste.

Valeu, Mike. Eu usava um radio YN antigo. Agora tô com um rádio melhor e farei uns testes.

ta usando LiveView ou Viewfinder?

Viewfinder, sempre.

Caraca 5 segundos?

5 segundos na minha 6D é se tiver no liveview em um lugar escuro, bem escuro mesmooo e olhe lá :ponder:

Sugestões:
1- Use um flash dedicado, mesmo que não dispares o flash durante a exposição, a luz auxiliar de foco te ajudará grandemente. Um 430EXII já ajuda bastante.
2- Uma lente mais clara. Quem sabe uma 50 f1.8 ou 50 f1.4? A 6D tem o ponto central especialmente sensível, mas isso ocorre especialmente com lentes que cheguem a f2.8 (ou mais).
3- Estás colocando o ponto de foco em uma área que tenha grande contraste (aresta entre branco e preto por exemplo)? Se colocares o ponto de foco no meio de um vestido branco a câmera terá dificuldade de enfocar rapidamente já que não há bom contraste. Posiciona o ponto de foco em uma área com bastante contraste e depois recompõe para a foto em si.

Em alguns casos usar uma lanterna auxiliar para ajudar no foco é útil, mas usando um flash dedicado com a luz auxiliar evitaria esta necessidade.