Foto Estourada, com configuração escura. Nikon

Pessoal, boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida! Espero obter ajuda com a experiência de vocês!

Usei Canon por 7 anos, há pouco tempo comprei uma Nikon D90, para conhecer a marca!
Porem estou tendo problemas, detalhe: 1/4000, ISO 200, F18 (não é 1.8), era pra sair bem escura, mas não acontece!

Câmera: Nikon D90 (comprada usada, com 10k de cliques, por 1 único dono, obturador original).
Lente: 35mm Youngnuo nova.
Erro: Com a luz do sol saí estourada mesmo em configurações para sair escura, ambiente internos, noite ou nublado fotografa normalmente!

Testes: 1. Testei função EV e D-Lighting para “tentar” escurecer e nada!
2. Tentei recuperar no pós e fica tão estourada que nao fica bacana!

Alguém poderia me dar um auxílio? Ou saberia me dizer que tipo de erro seria esse?

Agradeço!
:smiley:

O iso não está em auto? A compensação de exposição não está em + 3 ?

Poste a foto por favor :ok:

O brilho do LCD não está superexposto?

Aqui está, uma foto original e outra com as informações! :slight_smile:

:slight_smile: Aqui está as informações da imagem:

Então, eu imagino que se fosse só o LCD a a foto pelo menos sairia correta, aqui a imagem direta da câmera:

Aqui as informações da foto:

Faz um teste alterando apenas parâmetro de velocidade e veja se dá resultado na foto final. Depois repita esse processo porém alterando apenas diafragma da lente.

O monitor do computador está devidamente calibrado?

Não vi o valor da compensação de exposição.

Estou achando que a lente Yongnuo não está conversando direito com a câmera em relação à abertura, esta aparencendo f/18! Eu havia pensado que era f/1.8.

Tem outra lente pra testar? Por eliminação fica mais fácil

O monitor está calibrado sim. Testei em outras telas também.
O valor de compensação nessa imagem está em -5!

Se vc tiver outra lente teste, pois não está fazendo o menor sentido. Torço que não seja nenhum problema.

Zera o ajuste de exposição… tem que funcionar. E quando fizer a foto olha de frente se o diafragma da lente está fechando… Acho que essa lente não conversa com D90.

pensei nisso, a lente esta aberta sempre

É verdade, essa câmera é véia pra caramba eu tenho uma e nem me lembrei desse detalhe.

Veja se as lâminas do diafragma da lente estão fechando. Pode ser que a lente esteja passando a informação de abertura errada pra câmera. E vale sempre os testes básicos: testar com outra lente ; fazer reset das configurações de fábrica. Fazer a foto no modo manual.

Gosto bastante da D90 é até hoje uma câmera muito boa no custo-benefício. Mas me parece que o problema pode ser a lente

Olá, pessoal!

Esta semana tentarei uma troca de lente para testar! Infelizmente as opções citadas acima já tentei e nada! Me parece algum erro, só não sei se vem da lente ou câmera!
Retornarei aqui com o resultado!

Beleza, poste ai depois; conhecendo o histórico de problemas com a Youngnuo, não duvido que o problema seja a lente

Olá pessoal, eu tenho uma D90 e gosto muito dela, é um tanque de guerra, apesar de ser antiga ou como muitos dizem “véia”, faz fotos sensacionais.

Também tenho uma YN 35mm, e posso dizer que não é uma boa união, o foco das YN (50mm e 35mm) não é preciso e é muito lento. Existe tambem um problema com as conexões, é muito fácil essas lentes não encaixarem corretamente, e é bem possível que tenha acontecido isso, a lente não encaixou direito e o diafragma acabou ficando aberto.

Vale o teste com outra lente, pois eu garanto, se a D90 não estiver com nenhum problema, a foto deverá ficar perfeita (escura no caso).

Abraços a todos.