Fotomicrografia - Extreme Macro

Fotomicrografia, apesar de ter nome complicado, nada mais é que o resultado de uma foto retirada com auxílio de um microscópio.

Consegui, finalmente, depois de mais de 1 ano procurando o bendito (ou seria maldito) do adaptador para fotomicrografia, que servisse na minha Camera DSLR (para as compactas é relativamente fácil encontrar, especifica para cada marca/modelo inclusive).

Conjunto é formado por:
01 Adaptador para camera 35mm
01 Ocular fotografica 2.5x
01 Anel T-mount (para Canon EOS)

Neste primeiro teste utilizei a Câmera conectada via T-mount à Objetiva e esta ligada diretamanete ao Microscópio na saída Trinocular. A rosca do t-mount é compativel com a da objetiva, sem a necessidade de ajustes.

“Cabeça” de um Ascaris sp.

Ovo de Ascaris sp.

** Essas manchas na foto são micro-bolhas de ar na lâmina

Principais problemas / dificuldades

1- Utilizei um microscópio invertido do tipo Metalográfico (que é mais indicado para análise de rochas e sedimentos), o ideal seria utilizar um Micros. Biológico, passei aperto para conseguir acertar o foco, pois como a posição da Lâmina/Lamínula em relação à Objetiva do Microscópio é inversa, prejudica muito o foco para esse tipo de lamina (parasitológica).

2- O microscópio e as lâminas não são meus, são da Faculdade que funciona no mesmo prédio do Colégio onde trabalho, por isso não pude brincar muito, e não peguei muitas lâminas para o teste, fiz a montagem da parafernalha e as fotos durante o intervalo de uso da sala, coisa de 50min.

Espero que gostem, e assim que o meu microscópio chegar passo a postar mais fotos.

Criticas, dúvidas, sugestões de coisas para mostrar é só falar :ok:

Muito legal mesmo…

Tens fotos do sistema?

Gastro, não fiz nenhuma foto da Armenga montada no microscópio, pois só estava com a XTi, só depois lembrei :aua:

Vou fazer as fotos do adaptador, anel e da objetiva e posto amanha.

:ok:

Muito legal Oberdan… As “lombrigas” ficaram ótimas !

Me permita uma sugestão: Experimente polarizadores cruzados e varie o grau de polarização. Vou deixar você descobrir o efeito senão não tem graça hehe ! Um polarizador antes da lâmina e um depois. Mantenha um fixo e gire o outro lentamente.

Se você quiser fazer micro de outros organismos, em especial não clorofilados, como protozoários, utilize um corante como por exemplo azul de metileno ou vermelho de cresol para destacar certas estruturas internas. Existem literalmente centenas de tipos de corantes, que podem até serem usados em conjunto.

Afshalders, valeu :ok:

Claro que permito… a Nikon produz esses microscópios já polarizados com os locais exatos para encaixe dos filtros, acho que a Olimpus também fabrica (não tenho certeza). Seria esse do exemplo abaixo o efeito do polarizador?

http://www.microscopyu.com/articles/polarized/polarizedintro.html

Eu não lembro mais os corantes, tenho uma apostila que tem para cada tipo de organela e tecido vegetal / animal, é só eu procurar aqui nas minhas caixas… qualquer coisa peço ao professor, que foi meu orientador de monografia e ele me envia.

Agora me responda uma coisa… Você trabalha com isso, é Biólogo igual a mim, é Engenheiro Florestal, ou possui alguma formação da área? Porque pra saber de tanta coisa assim, que nem eu lembrava.

Valeu mesmo pelas dicas, vou dar uma pesquisada aqui

Hehe… Exatamente, sobre as fotos polarizadas. Brinquei muto com isso.

A segunda, eu respondo por MP se quiser :smiley:

Que louco!
Parabens pelos cliques!
Abs

Não gostei do DOF e a iluminação não estava muito boa… :hysterical:

brincadeirinhas a parte, muito legal a experiencia!
adoro biologia, show de bola.
Parabens

Obrigado Andre :ok:

Respinder, se você olhar no EXIF, vai ver que a abertura foi de f/00 … Talves seja por isso a falta de profundidade de campo :doh: :aua: ( :hysterical: :hysterical: :hysterical: ).

Agora sério, como disse, usei um microscópio Metalografico, que tem outra finalidade, é bem possível que usando um microscópio Biológico, o resultado seja melhor, em nitidez principalmente, por causa da posição da objetiva do microscópio em relação à lâmina.

:ok:


Não gosto muito de usar o Wikipédia como fonte, mas fazer o que…

“Este tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies perfeitamente planas e polidas.” (que não é o caso nenhuma das laminas que eu usei)

os microscopios opticos que usavamos na faculdade produziam resultados piores que esses…
agora nao sei se é pq eram ruins mesmo ou por causa dos corantes utilizados, pois as lamidas eram planas e polidas.
seus resultados ficaram muito bons!

Gastro, conforme prometi segue as fotos do sistema. Quando tiver novamente a oportunidade de utilizar a sala de microscopia da faculdade irei fazer a foto dele montado no Microscópio.

Adaptador e Anel Baioneta - Conecta diretamente a saída Trinocular e não usa lente

Detalhe da Baioneta - Não é compativel com mount EOS, vou pedir um torneiro mecanico para fazer uma.

Adaptador, Lente corretiva 2.5x e Anel de encaixe do Adaptador ao microscópio

** Repare que existe uma marcação “2.5x e 4x”, é a regulagem da extenção do tubo de acordo com a corretiva utilizada. Com o tubo extendido dá para ver que tem marcação onde é fixada a objetiva, para o correto ajuste da lente.

O adaptador montado, com a face que vai conectar ao Microscópio

Detalhe da Rosca superior do Adaptador

Anel T-mount para Canon EOS - Encaixa diretamente no Corpo, inclusive possui a trava, igual as lentes.

Detalhe da Rosca interna do T-mount

Abs

Além do corante errado, ou muito “forte”, pode ser fungo ou sujeira nas objetivas, acontece muito quando não é limpo corretamente, os da Faculdade viviam assim, até que contrataram um técnico, daí melhorou muito.

Como já tive a oportunidade de utilizar os dois tipos de microscópio, Biológico e agora o Metalografico, posso dizer com segurança… a profundidade de campo realmente é diferente… até o foco é complicado, tentei fazer de um corte de raiz, não cosegui encontrar achar o ponto de foco.

legal… qual a escala disso aí?

Na Primeira, o Ascaris, estou usando a Objetiva 10x do Microscópio, com a Conversora de 2.5x e ainda tem 1.6x que é o Fator de Crop da XTi = 40x o Tamanho real

Na Segunda, o Ovo, estou usando a Objetiva de 40x do microscópio, com a Conversora de 2.5x e o 1.6x do Fator de Crop da XTi = 160x o Tamanho real

Bem lembrado Wooky vou fazer o orçamento das laminas graduadas para informar o tamanho das coisas, o Ovo de Ascaris por exemplo tem tamanho médio 60 micrometos, a do Ascaris não tenho como saber o tamanho, pois não tenho idéia do estágio que pegaram para preparar a lâmina.

doidera :wink: eu trabalhei ja onde fazia varias por dias, eu tenho em algum HD aqui alguma foto perdida qdo fiz com minha cam la :stuck_out_tongue: mas era do de coisas do trabalho…
uma hora eu acho ela…isto e um outro mundo muito legal …

Agora vc manda mais ae :ok: :snack:

Procura as fotos ai Malicky, e depois poste-as para que possamos apreciar… como você disse é um “outro mundo”, estou com a intenção de fazer um projeto de pesquisa na área, estudar sazonalidade dos microorganismos, com um GPS marcaria os locais de coleta e a cada 15 dias ou 1 mês, retornaria e faria nova coleta, isso durante 1 ou 2 anos.

Quanto as proximas fotos, assim que o meu Microscópio chegar passo a postar, e atender pedidos de “coisas estranhas”

:smiley:

Pedido número 1: foto de um (ou vários!) ácaro que vive no cravo de pele (Demodex folliculorum)!

Pedido anotado :ok:

Esse ácaro é um dos que eu também quero ver…

Muito louca as fotos…parabéns pela iniciativa de fotografar esses bixinhos…,nunca tinha visto nada parecido aqui no fórum.muito legal.
abs.

Obrigado Amarildo,

Também não me lembro de ter visto outras fotos por aqui, na verdade as informaçoes sobre esse tipo de fotografia são bem poucas no Brasil (achei muita coisa em ingles, Nikon e Olympus, tem muita informação), acredito que isso pode estar ligado ao fato de ser uma área muito específica e também dos equipamentos não serem muito fácil de se encontrar, além de possuirem valor relativamente alto, para servirem apenas para testes.

Vou deixar os sites da Nikon Small World e Olympus Microscopy, para quem se interessar no assunto

http://www.olympusmicro.com/

:smiley: