Fotos Zoadas

Olá Colegas!

Estou com um problema em algumas fotos que tenho feito recentemente, em media 30/40% tem apresentado uma falta de qualidade/definição/foco. Aleatoriamente…a foto sai ruim e próxima na mesma situação sai normal.

Sempre foco correto, dei + atenção a esse ponto embora foco seja algo que eu dificilmente erro.
Velocidade sempre acima do aceitável
ISO totalmente aceitável
Já zerei as configurações da câmera (6D)
Já testei as lentes em outra câmera e estão ok

Realmente não entendo…o mesmo equipamento, o mesmo processo, a mesma técnica de sempre. Ha algo errado com minha câmera?

1
FOTO COM DEFEITO by Marcelo Rezende, no Flickr
2
FOTO COM DEFEITO by Marcelo Rezende, no Flickr
3
FOTO COM DEFEITO by Marcelo Rezende, no Flickr

Obrigado!
M Rezende

Pode ter a melhor câmera do mundo, ela vai errar o foco as vezes… é assim mesmo.
Mas se chega a 40% tem algo de errado aí!

Sendo tão frequente pode estar com algum problema nela, mas lembrando que a 6D só é boa no ponto central.

Tente usar a bombinha fuc-fuc no sensor de foco dela, com o espelho levantado.

Não consegui ver as fotos em 100% no Flickr.
Não sei se é porque estou no celular.
Mas seria bom colocar uma boa e uma ruim da mesma sequência.

Rezendão, com qual ou quais lentes isso acontece?

Sempre as mesmas? Sugestão do Vangelismm é boa, postar a sequencia, uma boa e uma ruim.

So uso ponto central, a vida toda, e foco e não erro…muito difícil

Não gosto da bombinha rsrsrs. Busco opiniões de vcs para não chegar as cegas na AT, mas eu levo para eles fazerem qq procedimento.

Obrigado

50mm 1.4 + 24x105 + 70x200 :hysterical:

:ok: na sequencia

TESTE 4-5 by Marcelo Rezende, no Flickr
TESTE 4-4 by Marcelo Rezende, no Flickr

TESTE 2-4 by Marcelo Rezende, no Flickr
TESTE 2-5 by Marcelo Rezende, no Flickr

Mesmo com iso baixo, 500 - 800 tem uma granulação, uma falta de qualidade total :dizzy_face:
Ja testei o foco…sempre cravado. Pensei na luz, mas pode ser flash na sapata, com radio, no softbox…, sem flash…

Tem toda pinta de foto tremida.

Também achei.

Tb achei. Mas não tremi. oque pode ter acontecido então?

Faz um teste com tripé e se possível disparador.

Testa sem flash também.
Está parecendo foto com flash e baixa velocidade.
Apesar do exif mostrar 1/125.

Nem acho que seja tremor, não. Eu ia sugerir desligar o IS, mas a 50mm nem tem, então provavelmente não é isso.

Todas as fotos foram com flash? Experimenta resetar o flash também.

Não é tremida. O centro não mostra motion blur.
Parece algo ótico, se não fosse pelo exif eu diria que as aberturas estão diferentes. A segunda tem um astigmatismo e uma coma bem evidentes.

Você está usando a técnica de focar e recompor? Se você usar essa técnica e a velocidade estiver abaixo de 1/125 pode dar algum problema no foco.

Ainda acho que é motion blur de um drag the shutter não intencional.
Aposto que sem flash não acontece esse problema.

Não consegui encontrar a relação… poderia explicar melhor?

Pensei nisso também. A 1a coisa que pensei foi que a foto da garota está com front focus. O fundo da zoada está bem mais desfocado. daí me veio a duvida de uma abertura maior causando as aberrações. Reparem na coroa, existem aberrações óticas bem visiveis que parecem muito com astigmatismo.

Só que podem estar relacionadas com front focus e isso faz todo o sentido.

A dúvida mais significativa na minha opinião é por que usar F3.5 em vez de fechar um stop…

Como eu disse, ja testei sem flash