Frio exagerado = umidade alta = proliferação de fungos = Fiquem atentos!

PEÇO PARA OS MODERADORES NÃO DELETAR ESTE TÓPICO. A FINALIDADE SERVE PARA TODOS DO FÓRUM, INDEPENDENTE DE QUAL EQUIPAMENTO USAM.

Fotógrafos, frio exagerado, neste momento, está marcando 81% em SP, umidade muito alta. Passou dos 35% ~ 45%, fiquem atentos e cuidem bem de seus equipamentos. Proliferação de fungos ta uma beleza. Lentes e câmera, entrou fungo, ferrou. Já separa uma fatia de seu salário para caso isso ocorra. Então vamos prevenir.
Fiz um tutorial, uns meses atrás, como cuidar de forma segura desse problema.
Segue o link: DICA MINHA: Como guardar seus equipamentos de forma segura contra fungos.
Abraços… :ok:

aqui em jlle aconteceu o contrario com o frio ta bem mais seco.

Passou dos 35% ~ 45%

essa eh a umidade q eu mantenho as coisas, pelo manual não deve armazenar acima de 60%

   Moro no Japao a 18 anos, possuo equipantos fotograficos  canon desde 1998,  no verao a umidade do ar chega a 90%, e  no inverno  o clima e seco, chega a rachar a pela, a minha orelha chega a   começar a desmembrar o lobulo, , deixo meus equipamentos soltos pelo ap, nunca tive problemas de fungos

Os fungos japoneses são mais educados, não ficam se metendo nos equipamentos dos outros. =p

Eu mantenho meus equipamentos com umidade entre 30% e 55%. Mais que 60 é propicio a fungos. Menos de 30 resseca borrachas.

Tenho minha caixa transparente com um antimofo e um higrometro dentro. Se tá seco demais, abro a caixa e tampo o antimofo ou envolvo ele num saco plastico. Se ta umido demais, abro o antimofo.

=)

Agradecemos a colaboração, só não precisa espalhar em todas os sub-foruns da sala de reflex. :ok:
o tópico agora está na sala de DSLR.
Lembrando que há uma extensa discussão sobre o assunto aqui:

Esse frio tá demais… Uma das minhas baterias falhou ontem devido ao frio da noite… (A camera não conseguia alcançar 6 fps)…foi loko, uma foto ficou pela metade e as outras da série, pretas. Na sequencia a camera parou. Tive que trocar rapidão. E ela continua com carga. Foi o frio que fez ela falhar mesmo.
Pois é…tá tenso guardar e usar as cameras neste frio…e nesta humidade…

No clima da maior parte do Brasil quando faz muito frio a umidade alta dura somente poucos ou somente 1 dia, depois a umidade despenca. Fungo gosta de calor e umidade, mas se vc usa a lente mesmo que poucas vezes de dia já é o suficiente para “esterilizar” a lente, o problema é quando ela fica guardada muito tempo. Num frio abaixo de 10 graus a bateria começa a perder eficiência exponencialmente, mas para isso é só deixar a bateria debaixo do braço por 1 minutinho que resolve.