Futuras Lentes Fujinon GF a caminho

Novas lentes Fujinon GF a caminho…

O “site” Fujirumors mostrou os mock-ups das novas lentes Fujinon GF, as quais foram anunciadas no novo roadmap da Fujifilm, na Photokina:


GF100-200mm e GF50mm


GF100-200mm f/5.6


GF45-100mm comparada com a GF32-64mm


GF45-100mm f/4

Fonte: https://www.fujirumors.com/super-full-frame-fujifilm-gfx-50r-first-look-and-gf-50mmf3-5-100-200mm-f5-6-45-100mm-f4-images/

Bom dia, Ernesto!

Até onde sei, nenhuma delas virá com Leaf Shutter :no: Entretanto, já existem no mercado diversos adaptadores, um deles da própria Fuji, que permitem o uso de lentes equipadas com este tipo de obturador.

Fujifilm H Mount Adapter G

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1311713-REG/fujifilm_16540698_h_mount_adapter_g.html

Se não me engano, as lentes Série “H” da Hassel eram fabricadas pela Fuji

Uma dúvida; quais as vantagens do Leaf Shutter fora do estúdio, ou seja, em fotografias onde não se usa flash? Falo de fotografia de paisagem, arquitetura, interiores (aqueles onde o uso de flash é proibido - museus, igrejas etc)…

Bom trabalho :ok:

Interessante! :ponder: O problema é que não vejo esta Fuji como câmera para estúdio…

Ok :ok: Entendí. Como não trabalho com fotografia (e nunca visitei um estúdio fotográfico :no:) estava pensando mesmo no uso da câmera em lugares fechados, somente com a iluminação local, seja natural ou artificial. Estava pensando em: teatros; igrejas e museus, lugares onde o uso de flash é proibido. Também penso em fotografia de rua ou em lugares abertos porém durante a noite (paisagem e arquitetura urbana noturna). Não se usa flash neste tipo de fotografia, embora possa, às vezes, usar tripé…

Porém, o uso de tripé em viagens não é uma opção para mim pois quando viajo, seja a trabalho ou de férias, carrego o mínimo de bagagem comigo de modo a evitar despachar. As companhias aéreas, por questões de security não costumam ser tolerantes com tripés, monopés e assemelhados, uma vez que poderiam ser usados como arma! Teria que despachar… Se não precisar deslocar-me de avião, Ok :ok:; não vejo problemas em usar tripé!

Mas, é sempre bom lembrar que também é proibido usar tripé / monopé em museus, igrejas etc… Dai a importância (para mim) do “ISO maluco”, do “pixel gordo” etc…

No caso dos “MP”, penso que com o Médio Formato é possível combinar uma grande quantidade de “pixels gordos” e um ISO mais elevado!

Penso que você “matou” a questão aqui :ok: Pois eu vejo a GFX-50Rcomo câmera “de rua”, não de estúdio e o seu raciocínio pareceu confirmar isto. É a questão do “desfoque” do fundo e daquela sensação visual de que o assunto principal (que está em foco) parece “saltar” da foto! Vejo mais este efeito em fotos feitas com câmeras / lentes de médio formato, porém já vi também em fotos tiradas com teleobjetivas claras em câmeras 35mm e até mesmo APS-C.

Posso estar escrevendo uma tremenda bobagem aqui e, fique à vontade para corrigir-me :ok:

Grato pelas respostas :ok: Tenho muito que aprender ainda :dizzy_face:

Não tinha atentado para isto; que o fotógrafo de publicidade também atua nesta área :ponder: Interessante!

Sim; para este tipo de trabalho, o fotógrafo poderá usar todo o seu “arsenal”. Obviamente, o custo do transporte está embutido no contrato…

Henri Cartier-Bresson que o diga! Trazendo o conceito para o digital, entendo que câmeras / lentes APS-C e, talvez, M4/3 fossem mais adequadas à tarefa. Estaria errado este raciocínio?

Entretanto, o que vejo é o(a) jornalista carregando uma Nikon D5 / Canon EOS 1DX Mk “qualquer coisa” e um monte de zoom f/2.8… Ok; tem a questão do ISO elevado, corpo resistente etc, etc… mas tal equipamento não é pequeno, tampouco discreto.

A lente GF63mm f/2.8 tem um diâmetro de filtro de 62mm. Nunca vi pessoalmente uma GFX ou suas lentes porém minha Fuji XF55-200mm (APS-C) tem o mesmo diâmetro de filtro. Tenho, portanto uma ideia do tamanho das lentes GF

Grato mais uma vez :ok: