Galera, Calibrador " Spyder 2 " usado vale a pena? [Pictus]

Pictus e amigos do fórum, o calibrador " Spyder 2 " ainda vale a pena. Achei à R$ 100 usado aqui no Rj. Será que com ele eu vou conseguir bom resultados calibrando um LG 23 IPS e a tela do meu note 15R da Dell?

Acredito que não, pois na empresa eu tenho o spyder elite 3 e ele não calibra LED, só CRT e LCD :ok:

Valeu Fábio. Suspeitei desde o principio. Ele esta muito barato. Mas acho que a tela do meu note DELL 15R é de lcd. Vou consultar no manual aqui. Se a tela do meu note for de LCD, vc me aconselharia a comprar o Spyder 2, fabio? Será que ele vai dar conta do recado?

Não, ele é antigo e feito para calibrar CRT e os filtros(orgânicos no Spyder) podem até já estarem degradados.

Mas na caixa do produto, o calibrador está em um monitor LCD.rs Eu prefiro confiar em vc PICTUS do que na Spyder. Até pq vc tem razão, esse produto não está nem mais em fabricação. Me empolguei pelo preço. Vlw galera.

O 2 não sei, mas o 3 calibra e anda barato.

Você quer dizer LCD né? :wink:

Não, quero dizer LED mesmo.

Uso o 3 no meu iMac 27 e em dois outros monitores Dell Ultrasharp Led. Funciona na boa.

Os Dell são os U2415 e U2413. Não testei com um U2412M porque o uso deste monitor é somente com desenvolvimento de software.

Deve ter algum equivoco ai, porque o 3 não calibra LED, só vai até LCD, ja tentei na empresa e não zera as cores nunca sempre dá diferença.

Não tem equívoco. Aqui funciona bem com a versão 4.0.7 do programa. Uso em Mac, nunca testei com PC/Windows.

“The Spyder3 sports a new built-in ambient light sensor. Its seven filter/detector technology is 29 percent more accurate than the Spyder2 and suitable for profiling wide gamut, LED backlight and AdobeRGB displays. Initial calibration takes five minutes and the new ReCAL option only 2.5 minutes.”

Aqui o Spyder 3 nunca conseguiu calibrar Wide Gamut decentemente, nem com matriz de correção…
Testes de calibradores

Para tentar obter um resultado melhor não só com o Spyder, mas com qualquer outro calibrador
recomendo usar o Argyll+dispcalGUI.

Para Spyder 3 e monitor LED recomendo importar uma matriz de correção, vai no
dispcalGUI menu>Tools>Import colormeter corrections>Select file> aponta para o arquivo DeviceCorrections.txt
depois selecionar algo como “Apple Cinema Display (white LED)” ali em Correction.

Boa lembrança Pictus, tinha esquecido deles, não usava desde quando testei com o Linux. Vou tentar com o Dell e ver se dá alguma diferença.

Pictus, comprei o LG 23EA53V. Ele não é wide gamut, correto? Se ele não é wide gamut, posso comprar o Spyder3 Pro e usar o Argyll+dispcalGUI que vai funcionar de boa?

É standard gamut(white LED), não recomendo comprar Spyder3.
Os únicos recomendados estão lá no Monitores LCD, Calibradores e Color Space