GPS nas fotos com o Lightroom

Muitos sabem… outros, como eu, não sabem ou sabiam.
Mas o LR, coloca duma forma muito fácil os dados GPS no EXIF

O Habitual é colocar as fotos duma jornada em uma pasta/dir
Eu, e muita gente creio, organizam estas pastas por lugares.
E assim estão quando abrimos o LR e sincronizamos.
Pessoalmente sincronizo melhor, com o LR fechado e arrastando a pasta para o icone do LR.

  • No LR, vou a MAPA e localizo a area da sessão de fotos.
  • volto à BIBLIOTECA, selecciono a pasta, e em EDITAR, selecciono tudo.
  • vou de novo a MAPA, e com a tecla direita do mouse/rato tenho: Agregar coordenadas do GPS às fotografias seleccionadas?

E já está. As coordenadas estão agora no GPS…
Isto parece agora sem importancia… Mas num futuro breve, pode ser tão importante como a ISO :slight_smile:

Esse recurso é muito legal. Descobri recentemente também e já testei nas fotos da viagem de férias. É sensacional!!

Ótimo tópico, Fernandes!

Muito interessante, nunca utilizei esse recurso, vou testar :slight_smile:

Só um lembrete em relaçao à sincronia do tracklog do gps com as fotos: é importante que o relógio da camera esteja corretamente alinhado com o fuso horário local. O problema pode acontecer quando viajamos para outros países com fuso horário diferente e esquecemos de fazer o ajuste na camera, uma falha comum. Desse forma o resultado do georefenciamento das fotos nao será correto.
Por fim, agradeço ao i9forex pela dica, eu nao sabia, rss…, estava utilizando outra ferramenta para isso…

Angelone, eh verdade. Acertando isso antes, fica perfeito.

Se esquecer, tem progra as que aceitam um adiantamento ou atraso no horario para compensar. Mas ajustar antes eh muito melhor mesmo!

Qual programa vocês usam para fazer o tracking de gps? É no celular ou um aparelho gps?

Eu uso meu bom e velho Garmin 60csx.
Não acho que celular presta para essas coisas por dois motivos: a) consumo elevado de bateria ; b) imprecisão. Quando o celular está pegando sinal dos satélites beleza, mas quando não consegue coloca apenas uma localização aproximada.