Hackintosh

hummm entendi… tenho um 10400f tbm só que é 6x12, mas eu não pretendia usar pq é uma maquina de minha filha.
Memória vou colocar 32GB

Os 8x16 que tenho aqui estão operando nas ilhas de edição e são Ryzen (5800x e 5700x respectivamente)… são as maquinas que uso no dia a dia.

Vc acha que fica muito ruim o 9600k ou o 9400f??? Veja eu só estou fazendo isso não por necessidade, é só por diversão, só pra ver como fica. Não vou usar profissionalmente.

Ôôô Lindsay, só por diversão?

Quando fiz isso por diversão uma única vez eu instalei num pczão das cavernas com um Core 2 Duo, pra conhecer o sistema. :hysterical:

Por diversão vale. Use o que estiver a mão mesmo.

Quem me ajuda com essa duvida??? Duas GPUs, uma interna do processador + placa de vídeo pode atrapalhar???

Me ajudem a montar isso ai gente :ok:

A GPU externa não vai ter problemas com a da cpu, basta que seja uma gpu compativel.

Antigamente dava-se preferência às da Sapphire mas não sei se isso continua no maços mais novos.

Não acho ruim um Mac com i5… depende do objetivo, eu diria. Se for pra trabalhar com foto e vídeo é possível, só não vai ser tão rápido como nos i7 ou i9.

Tive um iMac que usava o i5 2500S que tem GPU integrada e tinha tambem uma radeon qualquer coisa. O SO usava a placa externa apenas e ignorava a interna.

[quote author=lsd link=topic=143949.msg1489288#msg1489288 date=1666965351

Não acho ruim um Mac com i5… depende do objetivo, eu diria. Se for pra trabalhar com foto e vídeo é possível, só não vai ser tão rápido como nos i7 ou i9.
[/quote]
Não tem o menor problema, só recomendaria algum que tivesse hyperthreading. Seis threads eu acho pouco, principalmente para SOs pós Catalina.

blz obrigado pela resposta dos amigos LSD e Antonio :ok:

Entra no tonymac86 e busca por builds com o modelo da tua placa mãe, o resto sempre funciona normal. O segredo é ter uma placa mãe compatível.

Da pra pegar um plist pronto da tua mobo e só instalar o sistema.

O MacOS não é como o Windows que pede uma licença. O sistema operacional é atrelado ao hardware e como só a Apple faz o hardware deles, não existe nenhum impedimento aqui.

Aparentemente todos são compatíveis.
A única excessão é essa RX580 2048 que se vc comprou do Ali provavelmente não é compatível nativamente. Ela é uma RX470 com modificação na Bios para dizer que é 580. Aí terá que fazer um flash na Bios dela para compatibilizar.
No canal do Gabriel Luchina ele ensina.
Dos processadores, acho que no canal Dicas do Matheus capaz que tenham alguma coisa já pronta.

Então o Gabriel Luchina se refere errado qd fala desta placa, do jeito qu ele fala parece uma gambiarra mas não é, pois é um chip oficial sim da AMD, e ainda da familia Polaris20, a mesma família da RX 580 normal, só que com alguns shaders desabilitados.

vc encontra as informações aqui:

O que acontece, e isso ja aconteceu no passado, é que a AMD meio que migra um chip de uma geração para outra, modifica algumas coisinhas e vende ele uma geração depois só que com outro nome, mas sendo basicamente o mesmo chip.

Esse chip RX 580 2048SP é da mesma família da RX580 e tem as mesmas specs da RX570, e é muuuito parecido com a RX 470 que pertence a uma família anterior (polaris 10). Esse chip, é uma variante que foi feita para o mercado chinês, é por isso que aqui a gente não conhece ele por aqui, mas é sim um chip oficial da AMD, da família Polaris 20.

RX570 8GB


Polaris 20 GPU Notes

Architecture Codename: Arctic Islands
Codename: Ellesmere
CLRX Version: GCN 1.2
Graphics/Compute: GFX8 (gfx803)
Display Core Engine: 11.2
Unified Video Decoder: 6.3
Video Compression Engine: 3.4

RX580 2048SP 8GB Card Notes: China Only SKU


Polaris 20 GPU Notes

Architecture Codename: Arctic Islands
Codename: Ellesmere
CLRX Version: GCN 1.2
Graphics/Compute: GFX8 (gfx803)
Display Core Engine: 11.2
Unified Video Decoder: 6.3
Video Compression Engine: 3.4

RX 470 (4GB)


Ellesmere GPU Notes

Architecture Codename: Arctic Islands
Codename: Polaris 10
Old Codename: Cozumel / Hawaii Refresh
CLRX Version: GCN 1.2
Graphics/Compute: GFX8 (gfx803)
Display Core Engine: 11.2
Unified Video Decoder: 6.3
Video Compression Engine: 3.4

Bom depois desta explicação, realmente não vale a pena usar ele. Vou usar a RX 570 mesmo, que inclusive est listana no tonymac86 como 100% compativel.

apesar disso, o outro YT “Dicas do Matheus” conseguiu fazer ele funcionar direitinho no MAC, mas ele não recomenda essas chinesas baratinhas que estão vendendo agora.

de qq forma agradeço aos amigos pelas explicações. brevemente vou dar andamento no projeto com:

RX570 8GB
i5 9600k
16GB kingsto Hyper Fury
B365M Pro4-F AsRock :ponder: (mas tenho uma pequena duvida aqui ainda)

Você já fez a conta de quanto vai gastar no total com essa máquina ?
Incluindo tudo mesmo, gabinete, fonte, coolers, etc.

Dependendo, concordo como Carlos, pode ser que valha mais a pena comprar logo um M1 com 16 GB de ram a 256 de SSD
Mas se for pela farra, ai td bem.

Mas Antonio, conforme expliquei antes, tenho essa maquina e varias outras aqui. Estou precisando mesmo é vender algumas, tenho 4 computadores parados aqui, fora dos que utilizo para trabalho. Todos eles com gabinete, placa de vídeo, fonte 80plus, gigas de memória, drives nvme, etc… Se souber de alguém interessado estou vendendo varias maquinas.

Puts, verdade… Tinha esquecido disso.