IpadOS - Agora Ipad tem terá sua versão do iOS

Apple anunciou ontem do WWDC juntamente com lançamento do iOS 13 o IpadOS.

Muito interessante esta separação pois permitirá recursos para aproveitar a tela maior dos Ipads em relação aos Iphones.

Alguns pontos:

  • Multitarefa parece que ficou bem melhor;
  • melhor interação com o teclado;
  • melhoria de desempenho com Apple Pencil;
  • melhor suporte a fontes;
  • finalmente :doh: : acessar arquivos em pendrive, cartão SD e HD’s :smiley:
  • suporte a servidor de arquivos SMB
  • suporte para mouse

Lista completa:

Em Setembro/2019 será liberado para o público.

Será compatível com os seguintes dispositivos:

12.9-inch iPad Pro
11-inch iPad Pro
10.5-inch iPad Pro
9.7-inch iPad Pro
iPad (6th generation)
iPad (5th generation)
iPad mini (5th generation)
iPad mini 4
iPad Air (3rd generation)
iPad Air 2

:ok:

Eu particularmente achei bem interessante a nova versão do OS.

Ipad Pro com Apple Pencil, no meu caso, é uma ferramenta que uso bastante. Abandonei completamente a escrita em papel.

O desenvolvimento das apresentações para minhas aulas ficou bem mais interessante e flexível. Ficou muito mais fácil e rápido desenvolver uma serie de equações matemáticas ou a resolução de um exercício para colocar um um slide. Nada de perder tempo com o “Equation” da MS ou ferramentas similares. Sem contar que os alunos acharam até mais interessante o material misto com os recursos do Powerpoint/Keynote juntamente com material de escrita a mão.

Sem contar a possibilidade de conectar o Ipad no projetor e escrever no mesmo e não no quadro. Ao final da aula disponibilizar o conteúdo para os alunos com tudo que foi escrito no “quadro”.

Uso o aplicativo Notability, mas quero ver o que o novo “Notas” vai trazer de facilidade nesse aspecto. Porque no iOS 12 não tem muito recurso para funcionar junto com Apple Pencil.

:ok:

ainda sem multi usuário.

sei que eles querem que 3 pessoas da mesma família comprem 3 iPads pro, mas seria bem-vindo, ainda mais em um mundo que queremos que seja mais sustentável, a possibilidade de multi usuário.

mesmo pra quem tem um ipad pro, é bom ter um usuário de trabalho e um pessoal.

"Compre um iPad normal

  • Cook, Tim"

Idem idem.

Já usava o Affinity no iPad mas depois que comprei esta caneta, dá uma preguiça danada sentar em frente ao desktop para editar fotos.

Quando ao novo iOS, espero que venha facilitar as coisas para quem não usa iTunes e necessita colocar e retirar arquivos no aparelho, como eu.

Tenho uma implicância deficiência danada em usar este tal de iTunes.

eu não

Então, a idéia é interessante. Até mesmo para o uso em escolas (onde, pelo menos, nos EUA, Ipad’s são bem utilizados em várias escolas) para ter perfis diferentes em função do laboratório ou disciplinas.

Mas, sinceramente, não sei se este recurso é algo muito solicitado pelos “reviewers” ou nos fóruns de desenvolvimento.

Parece que o no App Arquivos juntamente com o suporte para pendrive e cartão SD , em tese, deve melhorar isso.

Pra quem é colecionador de gadgets não é necessário multi usuário. E em geral os usuários Apple tratam seus dispositivos como pets, são ciumentos e não dividem! Ahahah, talvez seja isso.

Sent from my SM-G9650 using Tapatalk

E aí, vale à pena ? A manipulação de fotos no photoshop é bem fluída ? Bateria aguenta o tranco ?

Tenho o Ipad 6 geração, gostaria de saber qual versão da apple pencil vcs me recomendam

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Testei muito pouco para tratamento de fotos p/ ter uma opinião sobre o assunto.

De acordo com a Apple você só tem uma opção: Apple Pencil original.

A Apple Pencil (2a. geração) apenas para ipad pro 12.9 pol. (3a geração) e ipad pro de 11 pol.

Quase no final da página tem a lista de compatibilidade.

:ok:

Obrigada!

Acredito que deva ser bem legal fazer máscara no Photoshop com Ela

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Amanhã, 16/09/2020 a Apple vai liberar a versão 14 do Ipad OS.

Ipad Pro hoje é parte integral da minha vida.

Para dar aula então… ferramenta fantástica!! :worship:

Pô, legal saber. Eu tive um iPad 2 faz teeeeeeempo. Era apaixonado por ele mas com o tempo e as atualizações do iOS ele foi ficando lento e eu me encontrei numa fase da vida q eu precisava de grana e precisei vender ele.

Agora sinto falta demais de um, às vezes só quero sentar no sofá e jogar um joguinho e assistir uns vídeos, e a tela pequena do celular deixa a desejar (e o notebook é mto trambolho).

Estava de olho nos iPad PRO a partir da 3a geração (os que já tiveram redesign) mas agora com esse novo iPad Air me balancei rsrs

Vou generalizar…um tablet com caneta é uma ferramenta fantástica para dar aula.

Eu tive um problema uma vez com uma turma, onde a sala era muito larga e por isso colocaram dois projetores apontando para o quadro.

Qual o problema: aulas que envolvem matemática. Se escrevo em um canto do quadro uma parte da turma não consegue enxergar e vice versa.

Com o tablet podia projetar nos dois projetores ao mesmo tempo, fazer toda a evolução matemática necessária diretamente do PDF, marcar pontos importantes, observações, etc.

Turma não reclamava mais do problema do quadro vs projetor e ainda no final da aula disponibilizava no sistema o PDF com a todas as anotações. Os alunos não precisavam mais ficar copiando o quadro. E ainda resolvia para aqueles alunos que não gostam de ficar copiando o quadro, mas ficam tirando foto do quadro. O que acabou indo um bonus para todas outras disciplinas que lecionava.

E para aulas online o esquema é o mesmo. :ok:

Outra cosia que ajuda muito é fazer gabarito de prova, também;em qdo tem muita matemática. Gero o PDF, envio para o tablet, resolvo as questões e pronto : gabarito feito. Muita mais rápido do que ficar no equation do word o dia inteiro.

:ok:

Atualização

IpadOS 14.0.1

Esta atualização inclui correções de bugs para seu iPhone e iPad:

Corrige um problema que poderia causar a redefinição dos ajustes de navegador e email padrão após reiniciar o iPhone;
Aborda um problema que poderia impedir que pré-visualizações da câmera fossem exibidas no iPhone 7 e no iPhone 7 Plus;
Corrige um problema que poderia impedir que o iPhone se conectasse a redes Wi‑Fi;
Resolve um problema que poderia impedir o envio de emails com alguns provedores de email;
Aborda um problema que poderia impedir que imagens aparecessem no widget do app News.