Kodak Vision 3 250D... Alguém?

Com a inevitável escassez de filmes fotográficos coloridos que existe atualmente, quem curte fotografia “analógica” está tendo que se virar com o que existe no mercado.

Existe ainda uma boa oferta de filmes negativos P&B como o Foma, Ilford e Adox. A Kodak ainda produz o Tri-X e o T-Max, mas o preço está absurdamente alto.

No caso dos negativos coloridos, a coisa está complicada. A AGFA aparentemente parou com a produção do magnífico Vista e os Kodak e Fuji, mesmo os básicos, estão cada vez mais escassos, e quando a venda “frescos” o preço é absurdamente alto. Pagar R$ 110 em um Kodak ColorPlus é algo surreal.

A necessidade força a adaptação e parece que os filmes para cinema Kodak Vision 3 250D e 500T são a bola da vez, custando menos da metade de um Kodak ColorPlus.

Pergunta para quem já usou e conhece filmes antigos: Qual seria o filme antigo que mais se assemelharia ao Vision 3 250D em termos de paleta ?

1 curtida

:snack:


Notou que o processo de revelação recomendado não é o C-41, mas o ECN-2?


Já tinha visto os PB, destes aí para cor não conheço nada. Vou pesquisar. Consegui as brochuras com os dados deles.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.kodak.com/content/products-brochures/Film/VISION-250D-Sellsheet_US_4PG_lo-res_BR.pdf&ved=2ahUKEwi6iaDlkJn6AhU3qpUCHdwaCGIQFnoECDoQAQ&usg=AOvVaw0Vhx1Q8Njn2ORyuhHpGBlB

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.kodak.com/content/products-brochures/Film/VISION3_5219_7219_Sell_Sheet_lo-res_pt-BR.pdf&ved=2ahUKEwii4anDgZn6AhXjr5UCHXF0Ax8QFnoECGkQAQ&usg=AOvVaw2GSbRRqV9lHQDeWcyENZY4

Achei amostras no Flickr

https://www.flickr.com/photos/tags/Kodak%20Vision%203%20250D%20motion%20film/page5

Não vi muita saturação/contraste nelas.

Sim eu notei. Mas o filme também é compatível com o C-41, basta remover a camada remjet.

Me parece que a paleta é parecida com a dos Ektachrome-64 e do Sensia… Não sei ao certo.

Esses exemplos do Flickr tem cara de filme vencido ou mal exposto. É sabido que o Vision tem uma tolerância muito pequena a erros de exposição.

Bem, estou com 5 deles aqui, novos, para teste… =)

Pelo que eu já pesquisei, o resultado será diferente dependendo se a revelação será em C-41 ou ECN-2:

Veja a diferença do filme Cinestill 800T revelado em C-41 e ECN-2:

Agora um vídeo do Kodak Vision3 250D revelado em ECN-2 e digitalizado com scanner de cinema:

Pois é, mas pelo que sei os resíduos da retirada desta camada teria que ser feito antes de ser submetido ao processo C-41 padrão dos minilabs sob pena de ‘bagunçar’ os químicos usados nas máquinas.

Vou ligar para alguns que conheço e me informar.

Valeu Paulo pelas indicações.

Por enquanto assisti o primeiro somente e vi que o autor tem outros na lista dele. Adicionei na minha lista também e vejo depois dos outros que postou. Obrigado

O Remjet não tem o menor problema. Tenho um amigo aqui no rio que revela faz tempo.

Aproveitando o topico, alguém ja “puxou” o 250D pra 500 ou 1000?