Lente 70-300mm Sony Serie Alpha

Amigos estou começando a aventura pelo mundo das cameras reflex, Comprei uma Sony Alpha 230 com uma lente de 18-55 e estou pesquisando a compra de uma 70-300mm, só que pelo que que entendi essa ultima me dá um zoom de aproximadamente 4vezes. Minha duvida é: essas camera compactas tem mesmo o zoom que falam de 5x, 8x? Já que as lentes individuais são tão caras e tem bem menos zoom aparentemente.

As câmeras compactas conseguem fazer lentes com 8x de zoom ou mais por causa do pequeno tamanho do sensor, então as lentes podem ser pequenas.
Para um sensor maior é necessário uma lente maior e preço correspondente.

Em câmeras reflex, não costumamos falar em zoom de …X, e sim distancia focal.
Mesmo assim, se quiser fazer a analogia, com a sua lente e a 75-300, vc tera zoom de 16,67x.

[]s,

Majewski bom dia… Fico agradecido pelo seus comentarios era justamente essa relação que estava tentando encontrar, pois como vc bem falou, falasse de distancia focal o que para min ainda é uma um ponto em que tenho que obter mais conhecimento…

Acabo de Adquirir um Sony DSLR A330L, a qual vem acompanhada de uma lente zoom de 18-55mm. Pratico Surf, e gostaria de fotos a longa distância, em ambiente praia logicamente. Para tanto, essa lente é boa para esse tipo de foto ou é indicada outra lente??
Ainda, qual a real função de cada lente, ex: SAL 16105, SAL 75300, SAL 1680Z, SAL100M28, SAL 1635Z. Agradeço se puderem me ajudar e exemplificar a função para cada lente.

Servilio, seja bem vindo ao fórum.

Primeiramente, sugiro pesquisar no fórum, pois já tem resposta ao seu questionamento. Se ainda surgir dúvida, é interessante que você abra um tópico, pois fica mais fácil para que seja localizado e respondido.
Das lentes que você citou, a única que pode gerar resultados na fotografia de Surf - pela distância do objeto fotografado - é a 75-300. Porém é uma lente escura, o que pode trazer alguma dificuldade em situações onde a luz não seja satisfatória (um dia nublado, por exemplo).

[]s,