Mamiya Rb 67 x Pentax 67

Sei que as duas Câmeras são muito boas. Mas queria saber a opinião de vocês , quem já teve , ou não , mas já usou as duas , a preferencia de qual e por que ? Estou na duvida se compro uma Mamiya RB 67 ou Pentax 67 , as duas vem com lente padrão de médio formato e o mesmo preço. O Duvida , hehehehe.

Mamiya. A Pentax tem corpo de plástico, só um modelo aceita backs, os demais o carregamento é incorporado na câmera. As lentes mamiya são melhores no geral, a RB é mais sólida.

Abs,

RSalles

Voce quer usar em que tipo de fotografia?

X2

Valeu pela Dica. Vou ver o que faço. Abraço.

Fotos em Geral , retratos , Paisagens , Arquitetura. Viagens.

A Mamiya RB ou RZ é considerada a vedete dos estúdios, excelente construção ótimas lentes e sincroX em todas as velocidades. O grande porém é o peso, mas no tripé é uma delicia fotografar com ela. Talvez um dia poderá fazer upgrande para um back digital. :smiley:

A Pentax 67 é uma SLR gigante, mais pratica e mais intuitiva. Ela pode ser usada na mão com mais facilidade que a mamiya, se for fazer externa com certeza vá de pentax.

A P67 é um tijolo e a Mamiya um bloco de concreto. Ambas pra mim são ótimas. Com um bom tripé, muita disposição e tempo pra fazer fotos bem pensadas e sem pressa, vai de Mamiya.

Ja tive as duas … simplesmente fenomenais POREM eu iria de Mamiya .
Não eh nenhum desmerecimento pela Pentax mas , como alguem aqui disse , e disse muito bem ,
a Pentax eh um tijolo MAS a Mamiya eh puro concreto . Alem disso , existe a possibilidade de um back digital . Porem , esqueça a menor possibilidade de usa-la sem um tripé . Tenho um amigo profissional que tem 2 … nao vende , não troca e nem deixa chegar perto , principalmente outros fotógrafos como eu , mesmo sendo amigo de longuissima data … :slight_smile:

Hoje em dia eu pensaria em uma Fuji 6x9. 6x7 é um formato que não me agrada muito.

Agradeço a dica de todos , se pudesse eu teria as duas hehehe. Mas se aparecer uma Pentax 67 barata eu pego , depois eu pego uma Mamiya Rb67 , tenho uma 645 , mas a Rb é bem diferente , e tenho vontade de ter. Falando de 4 x 5 , ontem fui ver o resultado das minhas primeiras fotos em 4 x 5 , foram dois chassis , 4 fotos , queimei as 4 fotos , saiu toda preta hehehe. na hora de colocar os filmes no chassi , fiz no banheiro de casa ,no escuro , mas deve ter entrado luz , mas tudo bem , começo é assim mesmo , talvez tenho que comprar aquele saco preto para colocar filmes , mas tudo bem , começo é assim mesmo , e é errando que se apredende , ai tenho mais 10 chassis , fui no laboratório aqui do lado de casa , e o Marcelo Guarnieri , colocou filmes nos outros chassis com o saco preto. Abraço à todos.

Essa Fuji 6x9 que o Shalders citou é uma camera que me agrada (gosto do formato 3:2).
Alguém aqui no fórum possui uma dessas ?

A Fuji 6x9 , GA645 - GSW 690 II … são excelente( mais leves ) - tem também as cameras : Bronica RF 645 e a famosa Hasselblad xpan , que é um verdadeiro camaleão - mas ; tem uma falha de fabricação - no modo prioridade de abertura , não mostra a velocidade do obturador . tem que tirar os olhos do view !!!
Tem uma opção que cria uma imagem tipo " médio formato digital ", usando um sensor APS-C ; é um sistema chamado de
Vizelex RhinoCam

  • um pequeno mecanismo que acoplado a baioneta da camera e um adaptador pra usar a lente de médio formato … cria uma imagem com alta riqueza de detalhes !!!

[]
Abrs.

Ah, eu ja tive a Xpan em mãos, mas é uma câmera que tem um probleminha, inerente ao próprio projeto dela que não me agrada. Tem um baita de um fall-off na iluminação periférica da lente. Não é vinhetagem por bloqueio de luz e sim decaimento pelo campo ser muito amplo na horizontal. Aí tem que usar um filtro ND graduado radial que custa uma baba, e para cada objetiva tem um filtro desses específico que custa 300 dólares em em média. Sem o filtro fica realmente ruim.

O formato dela também não me agrada muito: 24 x 65 mm. Muito dinheiro para nem tanta coisa. Dá para comprar uma Noblex ou mesmo uma Widelux por menos. Para dizer a verdade o 35mm panoramico não faz muito sentido para mim. Uma Widepan 140 Pro sai em média por 800 dólares e é médio formato.

Mas como câmera, com certeza a xpan é bacana.

Bem lembrado … a Widelux ( f6-f8) é interessante , não somente pela falta de uma visão exata e um foco manual - mas no entanto cria uma foto panorâmica incrível … assim como o medio formato Widelux 1500 …

O Ator/fotografo Jeff Bridges usa uma Widelux f8 !!!

:ok: :ok: :ok:

Abrs.

Nesse caso eu recomendaria a Pentax que foi feita para isso. Mamiya eh pamera para estudio, apesar de tambem poder usar em viagens, arquitetura, etc, mas menos resistente a humidade, menos confortavel de fotografar na mao, mais lenta para foco, lentes pesadas com obturadores para flash que vc nao vai usar, etc. Eu usava uma para paisagens e achei muito melhor do que a Mamyia para isso. E se vc for usar um dia para studio a Pentax tambem eh otima com otimas lentes para isso. Mamiya eh uma cameramais dedicada para retratos posados em ambiente controlado.

Esta semana tive a oportunidade de pegar ambas em mãos. Realmente a Mamiya não dá. É enorme, bame maior que a 645, e pesa uma barbaridade. É câmera para tripé. Eu não lembrava que ela era tão maior que a 645 !

A Pentax é usável na mão, mas mesmo assim eu não usaria, pelos mesmo motivos. Acho uma câmera muito desengonçada.

Dessas 6x7 e 6x9 para mim as melhores continuam sendo as Fuji GL690 e GW670. São rangefinders mas são muito fáceis de usar. Tenho uma GL690 com a 100mm e acho muito mais fácil de usar que as Mamiya e Pentax.

Já tive a RB 67, realmente é um monstro de grande. Câmera só para estúdio. Não usaria uma dessas para sair por ai fotografando. Tenho vontade de ter essas Fuji, mas as acho caríssimas

Eu tenho a Mamiya 645 e já peguei na mão também a Rb , é bem maior mesmo , como você disse é Câmera para usar com tripé , então é como vc estivesse usando uma grande formato , não da para sair sem tripé. Gosto muito de fotos de Arquitetura e paisagens , só compraria uma se vocês dissessem que a RB é muito , mas muito melhor que a 645. Acho que seria o máximo se a Mamiya aos invés de fazer a RB em 6 x 7 , fosse 6 x 9 , menos fotos , mas seria demais. Abraço.

Com certeza , Câmera para estúdio. Mas fala a verdade que da vontade de pegar uma RB , sair com tripé e fazer umas fotos de paisagens ou arquitetura , deve sair umas baitas fotos. Abraço.