Melhor TLR segundo qualidade de lente

Galera, estou super feliz com minha Toyocaflex. Mas o bixinho da fotografia sempre bate e a gente se pergunta como melhorar.

Queria propor uma discussão (pra tirar minhas dúvidas :clap:) que é a seguinte:

  • desconsiderando as Holleiflex, quais as melhores TLRs DO PONTO DE VISTA DA QUALIDADE DA LENTE? Ou seja, entrar pela lente e não outros componentes.

Abraço!

Um pouco fora do tópico, mas… É você que tinha postado uma foto de uma Toyocaflex novinha aqui no fórum? Se sim, iria adoraria ver um tópico com sua experiência e algumas fotos! :smiley:

A sala é sobre médio e grande formato, certo? Essas câmeras usam lentes, certo?

Vejo as pessoas interessadas em traquinanas em qualquer câmera fotográfica (digitais chega a ser irritante) e se esquecem do papel fundamental da lente. Como EU NÃO TENHO EXPERIÊNCIA com médio formato, eu gostaria que aqueles que se dispusessem a conversar a respeito o fizessem, de forma cordial.

Boa memória a sua, sou um feliz proprietário de uma Toyocaflex. Estou com 3 rolos dela mas ainda esperando juntar mais uns 2 para mandar para um lab de referência no RJ.

Quando eu tiver terminado o clclo eu comento para você e os outros colegas minha experiência, Ok?.

Mas te adianto que ela foi para a assistência técnica e está limpa e funciona como uma manteiga. Como ela n tem fotômetro eu saio acompanhado de um fotômetro de mão Gossen Lunaxi 3 e um antigo tripé de madeira. Sim, nostálgico.

Mas por enquanto eu estou procurando pesquisar e entender qual é o melhor custo benefício tomando como critério a lente de uma TLR que não seja Holleiflex (pq o preço está fora da curva e n acho q valha a pena).

Mamiya serie C 220 , C 330 …

Boa Noite.
De médio formato , eu tenho uma Voightlander 6 x 9 , uma Mamiya 645 e Mamiya Rb 67, mas nunca tive uma TLR. Você disse que não pode ser Rolleiflex pelo preço , justamente eu ia falar da Rollei com lente Tessar ,