Melhor TLR segundo qualidade de lente

Galera, estou super feliz com minha Toyocaflex. Mas o bixinho da fotografia sempre bate e a gente se pergunta como melhorar.

Queria propor uma discussão (pra tirar minhas dúvidas :clap:) que é a seguinte:

  • desconsiderando as Holleiflex, quais as melhores TLRs DO PONTO DE VISTA DA QUALIDADE DA LENTE? Ou seja, entrar pela lente e não outros componentes.

Abraço!

Um pouco fora do tópico, mas… É você que tinha postado uma foto de uma Toyocaflex novinha aqui no fórum? Se sim, iria adoraria ver um tópico com sua experiência e algumas fotos! :smiley:

A sala é sobre médio e grande formato, certo? Essas câmeras usam lentes, certo?

Vejo as pessoas interessadas em traquinanas em qualquer câmera fotográfica (digitais chega a ser irritante) e se esquecem do papel fundamental da lente. Como EU NÃO TENHO EXPERIÊNCIA com médio formato, eu gostaria que aqueles que se dispusessem a conversar a respeito o fizessem, de forma cordial.

Boa memória a sua, sou um feliz proprietário de uma Toyocaflex. Estou com 3 rolos dela mas ainda esperando juntar mais uns 2 para mandar para um lab de referência no RJ.

Quando eu tiver terminado o clclo eu comento para você e os outros colegas minha experiência, Ok?.

Mas te adianto que ela foi para a assistência técnica e está limpa e funciona como uma manteiga. Como ela n tem fotômetro eu saio acompanhado de um fotômetro de mão Gossen Lunaxi 3 e um antigo tripé de madeira. Sim, nostálgico.

Mas por enquanto eu estou procurando pesquisar e entender qual é o melhor custo benefício tomando como critério a lente de uma TLR que não seja Holleiflex (pq o preço está fora da curva e n acho q valha a pena).

Mamiya serie C 220 , C 330 …

Boa Noite.
De médio formato , eu tenho uma Voightlander 6 x 9 , uma Mamiya 645 e Mamiya Rb 67, mas nunca tive uma TLR. Você disse que não pode ser Rolleiflex pelo preço , justamente eu ia falar da Rollei com lente Tessar ,
mas como Bjorn disse , as Mamiya C 220 C 330 parecem ser ótimas câmeras. Pelo que já li aqui no fórum sobre TLR , tem as Yashica também um bom custo e benefício. Hoje vi uma no centro de SP por R$ 250.00.

Abraço.

Show essa C220. Uma nota também! :smiley:

Eu me arrisco a dizer que o universo das TLRs não é tão complexo como outros modelos de câmeras. Tem umas 3 marcas de referência, como Yashica, Rolleiflex e Mamiya; depois as que correiam por fora. Os fabricantes de lente eram poucos e os projetos os mesmos, antes das intercambiáveis.

A partir do início de 1950 surgiram muitos projetos (BONS POR SINAL), mas que sucumbiram no mercado mais tarde.

O legal da TLR é que é muito simples, uma lente de 4 elementos em 3 grupos, obturador e diafragma conectado junto, um sistema de foco que é um fole melhorado e pronto.

Meu filho de 3 anos fica pirado qd colocamos filme novo e vão aparecendo todas as marcações.

Fora o tempo. O processo fotográfico é bem lento. Só não é mais lento que as antigas grande formato que exigem um protocolo com muitos procedimentos.

Em fim, TLR é vício e dependência na certa.

E o mais legal são as pessoas na rua chegando perto pra perguntar “o que é isso?”, ou, “Essa câmera funciona”?

… já fui abordado com coisas tipo …

" … o que é isso … ? … funciona mesmo … ? … aonde se ve a foto … ? … filme , como é que funciona … ? … não é muito complicado de usar não … ? … achei sem graça não dá para ver a foto que tirou … ! … parece um caixão moço … ! … porque o sr não compra logo uma dessas modernas tipo digital … ? … "

e não foi em cidade do interior muito menos em zona rural …

Parece que filme é algo que deixou de ser usado a 100 anos atrás.
:hysterical: :hysterical:

Diabos, estou tentando me descolar do fórum e vem um assunto desses…

Depende muito do tipo de foto que você for fazer. Vamos ficar só com as TLRs no papo e deixar de fora as de fole, as telemétricas, AF e SLRs de médio formato, senão o papo não tem fim.

Basicamente temos 4 grupos distintos:

  • As que usam tripletes, como Anastigmat, Novar, Triotar, Tripletes russos, Schneider Radionar e similares: São mais simples mas nem por isso ruins. Tem como característica comum serem pouco nítidas e terem uma grande diferença de definição entre o centro e as bordas em aberturas grandes, e podem ser muito, muito nítidas em aberturas pequenas, na casa de F11-F16. Podem ser bem interessantes para retratos onde o excesso de definição pode atrapalhar (sim isso existe, e é algo que não entra na cabeça de muitos).

  • As que usam objetivas de 4 elementos, como as Tessar e Yashinons das Yashica Mat 124. Essas são mais corrigidas que as tripletes e podem ser até agressivas demais no corte. É por isso que retratos com aberturas pequenas geralmente são evitados nessas duas câmeras em particular. Tente um filme ilford HP5 e uma abertura de F16 em um ensaio de modelo e é capaz de você ver os poros da pele.

  • As com lentes mais complexas, como as Sonnar: Depende do tipo. São muitos, impossível de lembrar de todos para comentar. São mais corrigidas e geralmente menos “agressivas” que as tipo Tessar.

Eu gosto muito das Rolleiflex Tessar, das Yashica Mat 124G, da Minolta Autocord, da chinesa Seagull. As Mamiya C330/220 são ótimas mas são câmeras para estúdio. São muito pesadas e desajeitadas, e é quase impossível usa-las na mão com a 250mm. As grandes angulares para a série 220/330 são bem raras e caras de achar em bom estado. A Voigtlander tem umas 6x6 com Vaskar e Heliar, são excelentes câmeras.

Mesmo as mais baratas, como as Meopta, Flexaret, Toyo, Elmo, Graflex e Ansco são bem divertidas.

Procure pelos acessórios. É fundamental ter um parassol e um jogo de filtros UV, amarelo e verde, pelo menos.
UV é fundamental para filme colorido. Amarelo é fundamental para P&B.

Concentre-se mais na diversão e nas fotos do que no equipamento em si.

Sempre agregando…isso aí!

AFShalder, vc já pensou em publicar um compêndio de fotografia? Muito bom cara.

Eu tenho uma Anastigmat, vou publicar um resumo sobre minha experiência com ela, e postar algumas fotos que exemplificam bem o funcionamento dela em diferente diafragmas, pq muda pra caramba. Mas em resumo, acontece exatamente o que o colega AFShalder definiu.

Eu venho lendo sobre essa lente e é muito interessante, ela foi desenvolvida em 1890 por intermédio do Carll Zeiss. Pra o astigmatismo que existia nas lentes anteriores. E são apenas 4 lentes em três grupos, quando se olha por dentro parece que só tem um vidrinho, muito simples mesmo.

http://lenspire.zeiss.com/en/wp-content/uploads/sites/2/2016/03/cln39_en_web_special_tessar.pdf

Convém notar que Anastigmat é uma família de lentes, existem variações.

Um curioso teste:

http://galactinus.net/vilva/retro/eos350d_cooke.html

rsrsrs…ó xente, não deixa o mininu quieto …rsrsr… :smiley: só rindo contigo…

e muito boa explicação AFShalders, bem clara … :clap:

Pois é Lee, Médio Formato é sempre uma brincadeira interessante, não só as TLRs, mas também as de fole como as Agfa Record e Isolettes. São muito baratas e tem uma qualidade de imagem bem bacana.

Upando esse tópico só pra falar que acabei de comprar uma tlr e foi uma pechincha :clap: espero que esteja fácil de consertar :sunglasses:

Faz anos que estou com um comichão depois que descobri que dá pra revelar filme com café e vitamina C, vamos ver o que vai acontecer :ponder:

Como assim? :ponder:

Caffenol