Mercado Livre - Golpe no Comprador?

Pessoal, tenho visto alguns anúncios de câmeras no ML com valor muito a baixo do mercado.

Outro dia vi uma D610 nova por R$4150,00 em 12x sem juros, o vendedor tinhas uma media de 30 pontos no ML de vendas de produtos que nada tinha a ver com fotografia, mas era um usuário antigo.
Fiz uma pergunta questionando o valor e como esperado o cara foi ignorante hehe.

Varri essa internet atras de golpes em compradores que seguem os protocolos no ML e não achei nada concreto.

As reclamações que tem no reclame aqui, são todas de pessoas que deram vacilo, foram enroladas os 21 dias e não bloquearam o pagamento, ou que depositaram na conta do vendedor, gente que vai pedir o dinheiro de volta depois de 2 meses, e coisas do tipo

Somente uma reclamação me chamou a atenção. O cara fez a compra e foi enrolado por 5 dias e bloqueou o pagamento, imediatamente o vendedor despachou a mercadoria e o comprador retirou a reclamação, e o que chegou pra ele foi uma carcaça velha de um celular. E quando ele entrou em contato com o ML a resposta que teve foi que ele retirou a reclamação e o ML não podia fazer nada.
Ai suponho que possa ter ocorrido duas coisas:
1 - Ao retirar a reclamação ele pode ter qualificado o comprador por descuido.
2 - Ele não podia ter retirado a reclamação antes de ter o produto em mãos, pois o ML entende que ao tirar a reclamação, ambas as partes estão ok e libera o dinheiro.

Quem quiser ler o caso segue o link:
http://www.reclameaqui.com.br/LbR7OtdOwToufj8c/mercadopago-com-representacoes/comprei-pelo-mercado-pago-e-nao-recebi-nem-tive-as-garantias-prometidas-/

Alguém conhece algum golpe pelo MP se fizermos tudo dentro das regras?

Não sei se aconteceu mesmo, mas li sobre um golpe assim:

Tem um golpe ocorrendo e que merece atenção:

Vou utilizar valores e produtos para facilitar o entendimento de como funciona o processo:

A-) Eu (Vendedor) anuncio um Celular Samsung por R$ 800.00 e coloco para venda do Mercado Livre

B-) Paralelo a isso um estelionatario com conta nova ou conta roubada anuncia Iphone 5 por 800,00.

C-) Cliente de boa fé compra Iphone 5 por 800,00 do estelionatário. (não fique surpreso, muita gente nova na internet e sendo assim sempre alguém cai em anúncios falsos por depósito.)

D-) Estelionatário compra meu produto Celular Samsung que tem igual valor que a isca dele comprou. Assim ele pede meus dados bancários, pois fala que prefere depósito.

E-) Com meus dados bancários em mãos ele encaminha ao cliente de boa fé que comprou o Iphone 5 por 800,00.

F-) O cliente de boa fé, deposita na minha conta. Reconheço o depósito em minha conta corrente e envio meu celular samsung ao estelionatário. Vendi o produto e dinheiro está na minha mão, tudo ok para mim.

Desfecho: Cliente de boa fé fez um depósito de um produto que não existe em sua conta e vc entregou ao bandido o produto. Ambos estão de boa fé, contudo o problema está armado.

Parece complexo ? mais a sistemática é simples.

Amigo, eu vi um golpe que tentaram me aplicar no mercado livre, mesmo colocando mercado pago.

O comprador te manda uma pergunta, falando que interessou no produto e pede pra você entrar em contato por fora e pelo e-mail, ele te pede pra enviar pra ele o link do seu produto.

Ai, ele simula a compra, te envia um email como se fosse o mercado livre copiando os dados do seu anúncio, dizendo que já efetuou o pagamento e que o mercado livre está esperando você enviar.

Ai, se você mandar o produto, tchau! Mandei um email pro ML explicando a situação, e eles bloquearam o usuário. Mas ele cria vários perfis, não sei como.

Já vi vários equipamentos com preço bom de alguns vendedores de Curitiba, mas são perfis diferentes e que usam as mesmas fotos. Como não tem caixa e nem nota fiscal, nem arrisco.

Quanto aos golpes, o ML dá 90 dias para o comprador reclamar caso o produto dê problemas. Supondo que o comprador tenha recebido o produto no prazo correto, qualificado o vendedor positivamente na chegada, e no 80° dia, o produto quebra. O comprador entra em contato com o ML, e este pede para o vendedor tomar providências (pagar a assistência, dar um novo produto ou devolver o dinheiro). Se nada for feito, o comprador altera a qualificação para “negativo” e o ML solicita a devolução do dinheiro para o comprador. Se constatar mau uso do produto pelo comprador, ai o vendedor não é obrigado a nada.

O ML só recomenda que haja alteração da qualificação quando a entrega do produto exceder os 21 dias após a compra (pelo Mercado Envios), ou sobre esses 90 dias.

Sobre o depósito, isso ocorre mais com a OLX. No Mercado Livre tem a opção do Mercado Pago, que substitui o depósito em conta (apesar de existir essa opção, mas não recomendada). Se quero pagar a vista, imprimo o boleto e pago. E qualquer coisa errada que venha a acontecer, meu dinheiro está seguro.

Meio off-topic mesmo no Papo Furado, mas fico boquiaberto com o tamanho da criatividade e energia gasta por esse pessoal golpista. Já pensou se usassem a mesma dedicação para trabalhar e/ou criar algo útil e produtivo?

Sempre vendo usando o Mercado Pago e o Mercado Envios. O ML só libera a impressão da etiqueta após confirmarem o pagamento. Em alguns casos, após o comprador confirmar o pagamento, essa liberação só aconteceu no dia seguinte.

O meio mais seguro é confirmar o pagamento direto na conta do ML, não confiar nos emails.

Existe malandro de todo tipo hoje em dia. Nunca compro nem vendo nada por depósito em conta!

ML sempre foi complicado, OLX mais ainda. Eu sigo minhas “receitas” pra minimizar os golpes, mas sei que nem sempre dá pra evitar: usar sempre Mercado Pago e Mercado Envios, retirar em mãos produtos mais caros, pesquisar e ver a reputação do vendedor / comprador, fugir de preços muito baixos, perguntar muito antes de comprar, fazer todas as transações dentro do site do Mercado Livre e por aí vai.

Desconheço os detalhes dos golpes existentes hoje em dia, mas sei que sempre inventam coisa nova. Por isso acho que esse tipo de tópico, mesmo sendo repetitivo, é muito importante pra gente!

Além do preço vejo a reputação do cara primeiro…mas é dificil né

Minha compra mais arriscada que fiz la, foi um volante Logitesh g27 por 700 e tantos usado. Pensa no medo? Mas chegou tudo certinho.

Unica coisa é que um dos botões não funcionava. Mas como eu tinha um plano B, deu tudo certo :assobi:

Mas esse é o talento do Brasileiro… Sempre achar novas formas de levar vantagem! Por isso não vamos, nunca, ser uma nação desenvolvida!

Recomendo sempre casar mercado pago com mercado entrega.

Vender por mercado pago e entregar em mãos é um golpe clássico. O cara pega seu produto e depois negativa dizendo que não houve entrega.

Muitos vendedores do Aliexpress, Japão e ebay nem mandam mais as coisas pra cá, justamente pela malandragem.

E gritam por ai que a corrupção ta no governo… :no:

Desculpa, fugi do assunto…

Pô, bicho, mudaram o objetivo do Papo Furado e não avisaram? A descrição da área ainda consta como “Aqui você pode falar sobre qualquer assunto, incluindo os não-relacionados à fotografia (desde que sejam respeitadas as regras do fórum).”

Quis dizer que a minha resposta era off-topic do tópico, não que o tópico está fora do esperado para essa área. :ok:

Não queria desvirtuar tanto o foco dos golpes e dos mecanismos por trás deles. Como alguns comentaram, chegam a ser quase de utilidade pública. Meu comentário não agregava nada a essa discussão, mas queria deixar como desabafo. :wink:

Pra quem acha que golpe é coisa de brasileiro, olha a conversa que tive com uma pessoa no Craigslist sobre uma bicicleta que anunciei.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170309/3db4b9edd74c399c9b449dfd937ead8f.jpg


https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170309/591038a3989f6cefdacc7ee5fa38df3b.jpg

Depois, obviamente a pessoa não me respondeu mais.

EDITADO

Usar tags img width=800 height=XXX não serve…
Se o site hospedeiro não tem o esquema de BBcode como no Flickr

https://dl.dropboxusercontent.com/u/4686872/BBCode_Flickr.gif

ou não faz o próprio thumbnail, pode usar o esquema com 2 imagens com links diretos

https://dl.dropboxusercontent.com/u/4686872/link.png

^
||

Isso ai parece com os golpes que ocorre na OLX… :hysterical:

Meu pai já recebeu um contato com exatamente esse mesmo texto num anúncio de carro antigo que ele estava vendendo. Até hoje não entendi o que os caras ganhariam com o nome e o endereço dele… alguém poderia explicar?

Nos EUA se chama “hackear” uma pessoa. O golpista vai acumulado dados sobre a pessoa, até ter o suficiente pra dar qualquer golpe aplicável: multa de trânsito, conta a pagar, etc.

Mas será que seria tão difícil conseguir isso por outros meios? Lista telefônica… assaltar a caixa de correspondência… ?

Rapaz, faz tempo que não vejo uma lista telefônica… E na verdade o bandido fica coletando informações: quatro útimos dígitos da conta, do SSN… Aí um dia ele parte pro golpe, fazendo parecer informação legítima.