Meu review da Nikon Z6

Então Felipe, lembrando que estamos falando de Nikon, ok??? (não é ES R)…

Pelo que me lembro o que o pessoal comentou que o caso do eye AF melhorou muito, mas não era ainda a perfeição.

Agora usando o eye AF para foto em qq uma dessas câmeras na faixa de 2 mil dollares, o desempenho é mediano mesmo, qq marca inclusive a Sony.
Se for falar de vídeo não sei dizer da Nikon, neste caso a Canon faz o melhor serviço, em muitas situações a Sony é sofrível, principalmente as de baixa luz, movimentos laterais, etc… No final do ano passado contratei um colega com a A73, que fez uma dois eventos para mim, evento de palco a longa distancia… o desempenho da Sony foi uma merda, uma boa parte das cenas tive que jogar fora pq ela errava o foco, teve imensa dificuldade de achar o foco. A EOS R que eu estava testando no meio das outras câmeras se saiu muuuito melhor, fiquei ate animado com ela. No final o que segurou a qualidade do trabalho foram as tradicionais câmeras de vídeo mesmo, câmeras dedicadas, da Panasonic e Sony.

Esse último firmware não mexeu em nada no Eye AF. Ele foi focado para o AF Tracking que realmente era bem ruim antes.
Sobre o cara com A7III que você contratou pode ser que o cara ainda está na curva de aprendizado de como usar o AF da Sony. Eu demorei um tempo para aprender que tem horas que você tem que desativar o eye AF ou Face detection porque se for uma cena “poluída” de pessoas por exemplo ou whatever, você tem que mudar e usar outros modos de foco. Mas foi vídeo ou foto?

Concordo mas se alguém é novato e quer entrar nesse nicho de ML FF, mais um motivo para ir para Canon ou Sony no ano de 2020. Pelos mesmo dinheiro consegue-se um pacote de custo benefício nas outras marcas.

Até onde sei os melhores sistemas de foco falando de vídeo mesmo pra essas câmeras menores é da Canon e Fuji.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

E foto deve ser a Canon

acho que não… se for de Nikom mesmo estará muito bem servido. Eye AF não funciona bem para foto em grupos, só serve para retrato mesmo, e para todos os outros 80% de motivos de fotografia não serve para nada. Achar que Eye AF é tudo que é importante em uma câmera é pura ilusão. Por ex, a A7III é uma câmera lenta, com pegada ergonomia péssima, com menus horríveis, e um EVF ruinzinho péssimo triste demais… e para vídeos o sistema de foco é triste. Eu jamais trocaria tudo isso por um eye EF que consegue enxergar um olho com precisão no dobro da distancia que a Nikon… não ou nem entrar na questão das cores…

Aqui tem um video sobre o af Felipe

A camera ficou muito melhor. :slight_smile:

Bem, eu nao indicaria z6 ou Z7 para fotografar esportes, vida selvagem ( af) ou Casamento. (Um slot) :no:
Tem a D780, tem a d6. Mas quem compra d5, d6 provavelmente sabe focar.

Z6, Z7 para :Video, Paisagem, estudio, editorial.

:ok:

Outro video do Steve Perry.

Então, toda galera que trabalha comigo tem 10, 15, 20 anos de bagagem… a câmera encontrou uma situação de iluminação em um palco mau iluminado com buracos escuros que a impedia de focar direito no foco automático. A Canon R se saiu melhor, ainda sim errou. As câmeras dedicadas, Panasonic e Sony não erraram nada… é tecnologia mesmo.

A Fuji sim, e Panasonic tbm, essas MFT são feras. Esse mesmo evento ano retrasado um outro parceiro filmou com uma XT2 (se não me engano), deu tudo certo.

Canon não sei dizer pq quase ninguém tem essa linha APS M50 & cia por aqui.

Estou com uma dúvida sobre uma função não consegui encontrar no manual, nem à versão em português eu achei, por isso estou ressuscitando o tópico :smiley:

À Z6 ou Z7 faz disparo contínuo com o obturador eletrônico?
Estou muito interessado nessa função para fotografar em baixa velocidade no tripé, sem usar retardo do obturador ou modo de cortina eletrônica que só ativa no modo BULB :doh:

Faz disparo contínuo, claro. As limitações da cortina eletrônica são: não funciona com flash, pode dar banding com iluminação artificial (usar 1/60 ou múltiplos pra evitar) e rolling shutter em caso de movimento rápidos. A vantagem é que não gasta o obturador.

Esses problemas você não tem usando somente a primeira cortina eletrônica, e de bônus desgasta menos seu obturador (1 movimento de abre/fecha contra 2 do modo normal)

Outra coisa, se pretende usar o obturador eletrônico evitar comprar a Z5 pois o tempo que ela demora pra fazer a leitura do sensor é o dobro da Z7 e o triplo da Z6, ocasionando rolling shutter mais facilmente.

Muito obrigado por explicar, isso vai ser extremamente útil no meu caso.
Por exemplo em 1/500 à D500 já borra um pouco a imagem em 600mm, tendo que usar o retardo ou cortina para ficar realmente nítida, já na D810 consigo em 1/320 pelo obturador ter mais amortecimento, o problema que tenho que esperar 2 segundos entre um click e outro perdendo outras posições da ave, isso no tripé.

Ainda estou estudando qual devo comprar, se achar uma Z6 barata pretendo ir nela para esperar as próximas Z8 ou Z9, com isso fica mais fácil avaliar se vai valer a pena comprar uma Z7 II, ainda mais depois do preço de lançamento acalmar…