Meu review da Nikon Z6

Já faz 9 meses que estou usando a Nikon Z6 , vou deixar aqui minhas impressões até o momento.

O teste de AF com o novo FW 3.00 virá daqui a uns dias.

O review vai ser baseado na minha experiência como fotógrafo de natureza: paisagem e fenômenos climáticos. Minha experiência na fotografia de vida selvagem ainda é pequena. A DLSR que uso, e vai servir de base na minha comparação, é a D800e.

Vou iniciar o post com algumas observações e com mais calma depois vou acrescentando mais coisa.

A escolha da Z6 partiu principalmente pela questão do custo, mais barata que a Z7, e ainda tinha de comprar adaptador FTZ, leitor de cartão XQD e os cartões XQD (na época da compra ainda não existia a compatibilidade com CFexpress). Também o interesse em vídeo, assim, decidi pela Z6.

De cara fiquei muito satisfeito com o desempenho da lente Z 24-70mm F4 S. Um kit bem mais compacto que a D800e+AF-S 24-70 F2.8. Com mais um tempo de uso e algumas impressões analisadas resolvi embarcar de vez no mirrorless e começar o processo de migração.

Logo que chegou a Z6, vendi a Tamron 150-600mm G1. Autofoco não funcionava. E alguns meses depois vendi a minha Af-S 24-70 F2.8. E já estou me esquematizando para vender a D800e.

Kit de lentes atual:

  • Z 24-70mm F4 S
  • AF-S 14-24mm F2.8
  • Tamron 70-200mm F2.8 Di VC OSD G2
  • AF-S 200-500 F5.6 VR

Já tinha a 70-200 G2 Tamron antes de comprar a Z6. Por sorte, eu comprei junto o console TAP-in e tinha feito o update do FW da lente para a versão 2, que garante a compatibilidade com as câmeras Z.

https://www.tamron.jp/en/support/release_note.html

A atualização de FW para a 70-210 F4 da Tamron só saiu em set/2019. Para a 70-200 F.28 G2 saiu um nov/2018. E também dei sorte neste aspecto. Pois se tivesse adquirido a 70-210 teria ficado quase 5 meses sem poder usar a lente na Z.

Para quem quiser saber mais sobre a compatibilidade com lentes Sigma:

O uso da câmera e configurações foi um processo automático. MENU similar, melhor opção de personalização dos controles e mesmo tipo de bateria. Além do corpo ser bastante confortável de utilizar. O EVF é muito bom.

Começando pelas baterias:
Tenho 4 tipos de bateria EN-EL15:

  • EN-EL15 Li-ion01 que veio com a D800e
  • EN-EL15 Li-ion20 original Nikon
  • EN-EL15B que veio com a Z6
  • EN-EL15 genérica.

A bateria EN-EL15 Li-ion01 a Z6 não reconhece, diz que não é possível comunicar adequadamente com a câmera. Não sei se é o caso com todas as baterias dessa versão ou a minha que é bem velha e já está na hora de ser substituída.

As baterias EN-EL15 Li-ion20 e EN-EL15B tem praticamente o mesmo desempenho. A bateria mais nova, obviamente, tem mais durabilidade.

Para as EN-EL15 genérica (tenho duas) consigo no máximo 800 fotos com cada quando fotografando com a 24-70 F4 Z. Com outras lentes que tem VR e se ficar com a câmera por mais tempo ligada (MENU’S, LCD, zoom na foto p/ conferir foco e uso de vídeo) a bateria dá entre 300 a 400 cliques.

Não testei quanto tempo leva para carregar a bateria pela câmera usando a porta USB-C. Mas isso apenas para as baterias EN-EL15B.

Para AF-S não tenho absolutamente nada a reclamar do sistema de autofoco. Testando desde a versão de FW 2.00.

Para AF-C, acho bem melhor que a minha D800e. Com o lançamento do FW 2.10 achei que melhorou o tempo de aquisição inicial e um pouco do tracking nos modos de wide AF. Agora tenho de fazer mais testes específicos com o FW 3.00

Mas a combinação Z6-200-500 está muito melhor que a D800e-150-600 para o AF-C.

Não notei nenhuma diferença de velocidade de aquisição de foco com a 14-24 + adaptador FTZ
Não notei nenhuma diferença de velocidade de aquisição de foco com a 70-200 G2 + adaptador FTZ **
** não testei o tracking ainda com o FW 3.00

Controle remoto: Conector DC-2 (mesmo da séria D7xxx), conector de 10 pinos já era.
Não tem receptor IR, ML-L3 não funciona.

Não tem flash pop-in. O que para mim não faz a menor diferença.

Não testei ainda com CFexpress.

Preciso testar mais o aplicativo Snapbridge no celular. Os primeiros testes que fiz, logo quando a câmera chegou, foram desanimadores: demorou p/ conectar, conexão não era constante. Acabou que deixei isso meio de lado. Mas como o aplicativo já eve várias atualizações pode ser que agora esteja mais estável.

Outra coisa que pude testar foi o weather sealing da Z6+Z 24-70 F4S

Poço do Veado - Parque Estadual do Rio Preto - MG
Completamente cheio por conta das chuvas de jan/2020


Na trilha para o poço do Veado


Agora o making off nas fotos acima e auto explicação do weather sealing

Touch screen não tão touch assim na chuva:
making off da foto 1

making off da foto 2

:snack:

Legal heim??? Vou ler com calma depois, pra mim é uma baita câmera.

Legal mesmo. 800 fotos em uma carga é pra mim um sonho distante.

Sobre o controle remoto, ela aceita o controle genérico, aquele com um plug banana P2? Ou só o dedicado Nikon?

Controle remoto precisa do conector DC-2. Mas já vi controle remoto que usa plug P2 e tinha adaptador de P2 para DC-2.

Bem legal, a Z6 é uma boa câmera!

Única coisa que foi um empecilho para eu não ter adquirido é não ter dual slot.

Mto bom saber disso. Atualmente tenho a D750 e estou investindo em lentes. Sei que um dia será inevitável migrar pra mirrorless e ficar com a conciência tranquila que não irei perder meu set de lentes é bom.

Mto bom seu review. Mostra como o sisteme ML vem amadurecendo e tem grandes chances de serem o futuro da fotografia.

Ansioso pelo teste com o FW 3.0
Pelo que vi em alguns vídeos está bem melhor!

André, obrigado por compartilhar.

Você acabou não colocando quantas fotos consegue fazer com as bateriais originais. Só lembro de ter visto o número 800 para a bateria genérica.

Sobre o AF, o seu tipo de fotografia absorve bem o que a Z6 entrega pois Eye-AF e AF-C não são coisas importantes quando se compara com a maioria do mercado que precisa desses features.

Dá para compartilhar uns RAWs com a galera? Comente também sobre a velocidade e ruído de foco quando usa a lente original com a lente adaptada.

Eye af esta ficando no mesmo nivel.

Diferenca que vejo que terao que competir.

Dois slots
Valor

Segundo o Jared Polin o foco da Z50 é melhor que a Z6/Z7
Então numa possível Z8/Z9 esse ano, o foco não deve decepcionar.

Colocando os dois slot´s tá ótimo, mas o preço que vai ser alto.

Eu nao sei o valor ainda.

O Steve Perry e o Jared Polin ja ilustraram bem a situacao. O af melhorou, mas ainda nao é melhor ou igual as Dslr Nikon ou mirrorless Sony e Fuji. Para esportes e vida selvagem nao sao recomendadas.

O resto…

Eu ainda não consegui assistir o vídeo do Jared mas vi o do Manny Ortiz.

Digamos que se fosse assim há 1 ano e meio, a Nikon estaria bem mas próximo da Sony lançar a próxima geração da A7 e a Canon surpreendendo com o DP aliado aos novos processadores, a Nikon ainda está devendo.

É óbvio que para eventos e hobby ela atende mas é difícil investir em um sistema que não dá sinais que irá chegar próximo da concorrência no quesito foco.

Eu nao usaria para eventos (um slot)
Nem para esportes ou vida selvagem.

Estudio, ensaios, retrato, Paisagem,
foto e video…

Então, mas vc se refere apenas ao eye AF, certo??? o resto funciona bem.

Funciona… a máquina tem uma ergonomia melhor que as duas concorrentes pois tem a pegada boa da Canon mas sem pesar tanto. O buffer dela é muito bom por conta do XQD.

Então, mas olha só, tem que especificar direito na hora de falar para não confundir os novatos que estão sempre lendo as coisas por aqui; Não é pq o eye AF não é tão bom como da concorrente que o sistema de foco da NIKON câmera não é bom… vc concorda comigo???

De fato, hoje não existe eye-af ruim, todas as marcas entregam algo muito bom. A turma acaba sempre querendo a câmera perfeita e perfeito pra youtuber não necessariamente é perfeito pra você, então geralmente se comete esse equívoco.

Sistema como um todo da Z6 me agrada muito, tenho hoje ela e uma D750 que ficou apenas de backup e quando necessito de alguma lente que não possui motor de foco, mas em geral é bem superior, em ISO, foco em geral em relação demais câmeras Nikon

Não diziam que o eye AF tinha ficado excelente depois do novo firmware?