Minhas astrofotos

Não recentemente. Tá na lista, mas troquei temporariamente meu telescópio “curto” com um amigo. Daqui a umas semanas ele me devolve. O telescópio que estou usando agora é lento demais (800mm de distância focal).

A Pinweel Wirlpool ficou ótima !
47 Tuc é visivel daí ?

Obrigado!

A 47 Tuc tá ao sul demais pra mim!..

Qual latitude?

Aqui é quase 30º norte. Vi no Stellarium que essa 47 Tuc (tem um número NGC também) fica girando sempre abaixo do horizonte aqui. A não ser que eu tenha visto errado.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk

É fica dificil, 47 Tuc é 72S.

Num tô entendendo nada que esses caras estão dizendo… :ponder:

47 TUC é um aglomerado globular, satélite da Via Láctea, contem mais de 1 milhão de estrelas.

Ontem foi dia de fotografar a Lua! Estei umas outras coisas, e quando já estava com todo o equipamento montado, resolvi fazer esta foto. O processamento de imagens de planetas e da Lua é bastante diferente do da foto de espaço profundo: neste caso, por exemplo, fiz um filminho de 10 segundos e 600 quadros (60fps), a 1/1000 e ISO 200. Daí fiz um primeiro processamento pra cortar as bordas e selecionar os melhores quadros, ainda exportando um arquivo de vídeo; depois fiz um alinhamento/empilhamento dos melhores quadros. Finalmente otimizei o detalhe usando o RawTherapee.

O céu não estava dos mais claros, mas isso só faz diferença pros detalhes menores da superfície da Lua. Mas um filtro lunar faria diferença, dando maior contraste e noção de tridimensionalidade. Usei uma Fuji X-H1 e telescópio SkyWatcher Quattro 800mm f/4.

Fiquei boiando com essa explicação, no caso você fez empilhamento com os frames do vídeo? :ponder:

Ontem, além da lua cheia, rolou uma conjunção bacana de Lua-Júpiter-Saturno bem bacana. Fiz uma fotinho, mas o brilho e tamanho da lua cheia ofusca demais os planetas.

Você já fotografou Júpiter com as luas galileanas? Ontem Júpiter estava enfileirado direitinho com as 4 maiores luas, acho que daria uma bela foto com seu equipamento e sua técnica!

:clap: :clap: :clap:

num to entendendo porr@ nemhuma… :dizzy_face:

Felipe, vai deixar passar o C2020 F3 Neowise ? :doh:
Daqui eu nao tenho como.

Se conseguir ver, vai ser muito bom! Mas ainda tem uma núvem de poeira do Saara passando por aqui. :aua:

Tomara que até dia 11 ela vá embora, ou que caia uma chuva daquelas antes.

Eu vi, mas é praticamente impossível a foto de três astros de tamanhos aparentes tão distintos ficar boa.

Cheguei a fazer umas fotos de Júpiter e suas luas, mas não gostei. Fotografei também Saturno com duas luas.

Essa nuvem de poeira sobre o Texas tá bem chata já.

Mais uminha da Nebulosa do Sino (Dumbell):

E uma da Nebulosa do Véu, que na minha opinião é uma das mais bonitas do céu, e também uma das mais difíceis pra iniciantes como eu. Esta é somente a parte leste dela. Pena que o filtro que usei eliminou toda a cor, pra aumentar o contraste. Mas esta será meu próximo grande objetivo.

Felipe, não fez fotos do cometa Neowise?

Parabéns pelas fotos, tá aí uma coisa que eu não teria a mínima noção de como começar a fotografar.

Thales,

Tem um site chamado Astrophotography101. Ele reúne tutoriais - equipamento, cálculo do tempo do disparo, processamento e técnicas avançadas.