Momento Nostalgia - Usuários que deixaram saudades

Olá pessoal,

Como o próprio título já diz… quais colegas de fórum que você sente falta e que não viu mais por aqui?

Sugiro que cada um cite no máximo 2 nomes :ok:

Vou abrir a lista, citando um cara que quando eu entrei era meio que uma referência no fórum…

Santana.

Lembro que ele gostava de fazer análises bem detalhadas das fotos, uma a uma. E olha que na época havia um fluxo bem maior de postagens.

No momento, lembro do Sávio (Spider?).

O primeiro nome que me vem a cabeça é “Ivan de Almeida”, tudo que sei de RAW aprendi no blog que ele mantinha, e pouco antes do cancer o vencer tive algumas aulas de composição com ele pelo messenger. Pra mim uma referencia sem duvidas.

Falo muito pouco aqui, quase nada, mas acompanho. E lembro demais do Ivan, era uma referência para mim também.

Caramba… você entrou em 2009 :o

Sinto falta:

Mr. Hyde

AlexandreS

Spiderman

Santana

Galera que eu gostava de ler. Sempre aprendi com eles, nunca mais os vi.

Edit: Tinha o Portela também, gostava de interagir com ele

Sim, quando achei essa fonte de informações aqui, nunca mais abandonei. Lembro que sempre gostei muito dos artigos técnicos do Ivan e do Léo Terra. Eram densos, com muita informação, mas redigidos de maneira didática e sempre estimulando o estudo, testes e afins.

De cabeça lembro do AlexandreS, Spiderman e até do Kokimoto…rs

Para mim impossível não citar o Ivan.
Um amigo muito próximo que eu sinto muita falta, pois conversávamos praticamente todo dia.

Sim, atualmente as discussões estão mais rasas mas como dizem… é o que temos pra hoje.

Mas sinta-se convidado a participar com mais frequência… :ok: :ok:

Sinto bastante falta do Spider e do AlexandreS, dois que eram bem ativos quando eu entrei no fórum. Os outros nomes citados eu mal conheci…

Pow, o Elmo gente.

Esse vazou mesmo… vi o perfil dele. não aparece aqui desde 2016

Agora me lembrei de um cara que era fodástico em iluminação de estúdio… putz… minha memória tá horrível

O Léo? Ele de vez em quando ainda dá as caras por aqui, muito gente boa, já fiz umas saídas fotográficas com ele e também já fiz o workshop dele.

Então gente quem esta com saudades do Sávio Freire, lembram do “Spiderman”, é hoje o dia de matar saudades, pq ele e esposa estarão conversando sobre o seu trabalho no festival “Foto em Pauta 2020”.

Assim como ele, tbm a Manu Melo Franco, que retratam a própria vida, ou seja aqui é a câmera virada para o fotografo, algo na mesma praia do movimento foi inaugurado por Nan Goldin na década de 70 (obviamente que guardando as devidas proporções e motivações).

Mais informações aqui:

Quem lembra da despedida dele do fórum??? Sim ele se despediu da galera:

Sim, o Leo …
Fez o registro do seu novo estúdio… e aquelas fotos super bem fotometradas… cara é fera

eu lembro…

Tem um olhar diferenciado nas fotos :ok:

Fera demais!

Eu lembro dessa despedida dele sim, o cara colaborava bastante pro fórum. Já vi uma palestra dele e da Irmina, e também fui no lançamento do livro pegar autógrafo, rsrs…

Tiveram tantos que eu nao sei nem por onde comecar e terminar. Mas eu sinto que o ano de ~2005 a ~2015 foi uma epoca muito prolifera de fotografos compartilhando conhecimentos e experiencias por causa justamente da maior popularizacao da fotografia com os precos mais acessiveis.

Hoje eu sinto que esta tudo meio morto. Nao no sentido de informacao e conhecimento que ha bastante, mas no sentido daquele ar de entusiamos, integracao e camaradagem. Tudo virou curso, couching, etc, e o que antes era compartilhado na conversa e experiencia e experimentos diarios passou a ser limitado pelo dinheiro e status. Groupos fotografando um set pre preparado por um instrutor para mostrar nas midias sociais em busca de Likes eu seguidores.

Mas talvez seja so impressao minha tambem, pq antes eu morava em um lugar com cultura mais amigavel. Hoje em dia eu vivo em um lugar onde o cinicismo e cometicao entre fotografos e demais profissionais e amadores eh patetico. No lugar de integracao ha exclusao. Mas onde vivo as pessoas sao mais apegados a imagem e dibheiro. Diferente de onde eu morava antes em que ha menos proconceito social.

Uma do time feminino: Ária, sempre muito criativa em seus auto retratos.