Nikon - 24-70mm f2.8 ou 24-120mm f4?

Comprei a 24-70 ser VR mesmo, agora defini meu set de lentes dos sonhos 14-24 2.8 / 24-70 2.8 e 70-200 2.8

Se duvida nenhuma a 24-70 f 2.8 … eu NÃO a tenho mas ja manuseei uma por uma tarde inteira e gostei muito , mas não tenho intenções nem sonhos de adquirir uma pois gosto demais das primes e tenho todas de que necessito . Já a 24-120 f 4 tive uma , não gostei , passei para a minha esposa , que tambem não gostou e , acabou nas mãos da nossa filha que acabou vendendo - a . Mas é opinião pessoal , nada tem a ver com qualidade . Em termos de qualidade , sem duvida eu optaria pela 24-70 f 2.8 . Um abraço

Bjorn,
Não gostaram exatamente de que?
Peso, Distorção, Nitidez, VR???
O que não funcionou bem?

Estranhei essa do Bjorn. Acabei de vender minha 24-70 2.8 Nano após um bom tempo tendo ela junto com a 24-120 VR Nano. A 24-120 acabava ficando direto na Cam. Leve, muito, muito Nítida, um VR q ajuda muito, o alcance Extra faz com q vc tenha grande flexibilidade d uso. Fotos q eu perdia com a 24-70 não perco com a 24-120. Um pouco mais de distorção em 24 q corrijo facilmente num clique no acr. Não via diferença prática em termos do q consigo de imagem entre ela e a 24-70. Mesmo em 120, ponto com menos nitidez, fechando um pouco já tenho uma nitidez muito bacana. Desfoque colocando em 90mm em f4 já me da o mesmo q na 24-70. Em 80mm f4 praticamente a mesma coisa. Ia ficar com a 24-70 jogada no armário se desvalorizando e apodrecendo com o tempo… Ainda tem o peso q diminuiu sensivelmente. Estou muito maus contente agora com 24-120 e Nada arrependido de ter vendido a 24-70. De quebra ainda fiquei com uma grana bacana para outras coisas. Nem penso mais ter uma nesse range, 24-70, para ff. Outra lente surpreendente , tenho q falar, mas para Cropada: 18-140 VR, incrível a Nitidez dela, incrível.

Complementando: O Nissim do Phographylife, fera, fala a mesma coisa da 24-120. Um pezinho na 24-70 por conta do corpo, mas isso apenas.

Fico pensando… :ponder:. Existe um exagero nessa busca por nitidez microscópica ou um ponto d diafragma, sem sentido no mundo real/prático ou é a emoção/status falando alto?

Eu já tive as duas. Usei muito a 24-120 para fazer eventos infantis pela sua flexibilidade, VR e ser relativamente leve. Eu casava ela junto com uma 50 1.4 Art na D700.
Eu acho a 24-70 da Nikon muito pesada e grande. Se você vive exclusivamente de fotografia e precisa de algo 2.8 ela é uma boa pedida pois é um tanque de guerra e seu foco é incrivelmente rápido. Mas eu ainda pensaria na Tamron G2 que entrega melhor qualidade ótica, por um preço bem mais justo (pouca coisa a mais que a 24-120) e ainda tem um foco bem preciso com um dos melhores VR que já usei.

A 24-120 e a 24-70 sofrem do mesmo problema. No caso da 24-70 ocorre dos 50 mm para frente e no caso da 24-120 ocorre dos 85 mm para frente que é a perda de resolução. Claro que tudo depende do seu nível de exigência.

O cara teve as 2 lentes, e preferiu uma que por a caso não foi a mesma que você, é tão difícil aceitar?

Prego, estou falando de forma geral e não me refiro ao caso específico do bjorn. Antes de escrever uma resposta, seria interessante vc aprender boas maneiras e, principalmente, interpretação d texto. Vaza, prego…

E d qualquer forma eu sei o peso da questão sentimental/status numa decisão. Não perceber, entender, q isso é real é pagar de ingênuo… A questão se isso pode ser taxado como certo ou errado é bem relativa e não cabe discussão, entendo isso. Mas, d boa, nem deveria ter escrito isso, vc não va entender mesmo…

Já tive as duas e também não vi diferença de nitidez, preferi a 24-120, mais leve, como fotografo com duas câmeras no pescoço uma com uma 70-200 e outra com 24-120, a 24-70 ficaria bem pesada

Heibelton ganhou o Troféu gold awards pa de ouro 2022! :worship:

topico de 2019 :ok: rsrsrs

Era de 2013 :smiley: mas serve pra atualidade, pra quem quer tirar dúvidas é sempre atual, afinal ainda usam DSLR ainda e ainda existe essas lentes.

Eu também, mas eu tenho aps c :ok:

Nikon tem uma 16 80 cara pra cacete.

Essa 16-80 é que abertura e é FX?

Nikon AF-S DX NIKKOR 16-80mm f/2.8-4E ED VR

Obrigado Antônio knopft. Sim Herribelto, eu estou considerando uma Sigma ou tokina dependendo do zoom que me interessar nesse formato.