O Fantasma de Cassiopéia

A figura fantasmagória é, na verdade, causada por poeira estelar e hidrogênio bombardeados por radiação UV da estrela azul gigante Gama Cassiopeia (visível a olho nu) com a força de 34 mil sóis. O nome oficial da nebulosa é IC 63.

Normalmente eu escrevo um pouquinho sobre o processamento dessas imagens, mas quando postei, estava meio cansado. Agora, mais descansado, volto pra escrever que essa foi a primeira vez que, usei “dupla exposição” neste tipo de foto: nas exposição de 360 segundos pra capturar a nebulosidade, a estrela ficou gigante. Então fiz também fotos com 20 segundos, que mantiveram um bom controle da luz das estrelas, porém mostraram pouco da nebulosidade (tem como compensar curtas exposições fazendo muitas delas, mas é papo pra outro dia). Então as estrelas e a nebulosidade seguiram caminhos diferentes até a edição final.

Legal Felipe muito boa a foto!!! parabéns :ok: me diz uma coisa a estrela é aquela que está acima separada ou ela tá no meio da nebulosidade e encoberta???

É aquela separada. Do Rio/São Paulo, essa estrela fica bem baixa no horizonte.

Sem pre que volto aqui me deparo com suas fotos.
São incrivéis!
Parabéns! :clap: :clap: :clap:

Bem vindo de volta!!! :clap: :clap: :clap: