Oly E-M1 - Otimo artigo! (em inglês)

Pessoal, acabei de ler esse artigo e achei ótimo!

O título pode parecer muito “fanboy” da Oly, mas o texto é bem sóbrio. O problema é que dá mais ovntade de ter todas as maravilhosas primes desse sistema! hahaha

Eu já tinha lido e estava avaliando esta câmera para substituir minha venerável Panasonic G2, mas acabei optando pela Pentax K-5 II com algumas primes da própria Pentax. Apesar de achar a E-M1 bem legal, preferi descolar do micro 4/3 nesta faixa de preço de câmera.

Sempre gostei da Olympus, tive OM-1/2/4 com praticamente todas as primes da Olympus e juntamente com o sistema Minolta AF (7000/7000i/800si) são os que mais dão saudade.

A Olympus está em uma crise séria, por causa de vários escândalos com envolvimento da antiga diretoria com o crime organizado, e precisa se firmar novamente no mercado como uma marca confiável. É uma baita empresa, com uma boa divisão médica, bons microscópios e endoscópios. Por isso mesmo é que resolveram lançar esta linha de câmeras, para parecerem mais sérios em vez de ficarem só com saboneteiras e as MFT pequenas. Se ficarem parados, a Canon e a Nikon vão devorar o mercado de SLRs e ai não tem volta. A Pentax-Ricoh já percebeu isso e está trabalhando feito louca, correndo atrás do prejuizo, e isso tudo é bom para o consumidor.

AFShalders o auge da crise foi ano passado…esse ano tem sido BEM melhor…e pelo andar da carruagem ano que vem será o ano do fim derradeiro da crise…saiu a reportagem sobre isso essa semana:

Como estão as vendas de olympus m43 em relação às Pentax DSLR?

Não tenho a mínima idéia. Meu critério foi técnico e econômico.

Não sou ligado em mercados, mas achei isso aqui:

Analise desatualizada, de 9 de agosto passado, que não reflete mais o momento do mercado nem as perspectivas atuais e futuras da Olympus, principalmente frente ao sucesso da Em-1. O artigo citado pelo Oliberal é atual e mais realista…

De qualquer forma não dou a mínima para essas coisas. Meu critério de escolha foi outro rsrs

É só curiosidade mesmo. Eu também não escolho meus equipamentos com base em vendas e sim priorizando a qualidade das objetivas.

Li ontem a noite esse artigo. Muito bom…
As objetivas excelentes de pequeno tamanho devem me manter um tempo a mais no sistema M4/3.

E quando for sair, venda elas pra gente!

Oly … muito melhor em marketing que a Pana.
A forma com que ela colocou na mídia a EM-5 e a EM-1 apagou os lançamentos G6 e GX7 da Pana, que parece não se importar muito com o fato.

Fora o marketing, design, eu acho a linha de objetivas olympus muito superior à Panasonic. Exceto alguns pontos faltantes como a 25mm, mas nada que a chegada de uma zuiko 25mm 1.2 não resolva.

É como Canon e nikon, poucas diferenças entre os equipamentos mas um abismo as separam em termos de marketing, suporte e assistência.

O Abismo entre Canon e Nikon já diminuiu bastante, na questão marketing, na questão qualidade está tudo igual.

Agora a Oly com a Zuiko faz um excelente trabalho. A Pana precisava usar mais a parceria com a Leica, pois, a Leica constrói ótimas lentes, tanto é que a Leica 25mm é a melhor do sistema em se tratando de qualidade de imagem, distorções etc.

Em qualidade de imagem a Oly superou a Pana com a EM-5, agora a GX7 equiparou muito bem as coisas.

Sem dúvidas, se eu tivesse grana para gastar hoje, escolheria o corpo da GX7, com a Leica e todas as outras objetivas da Oly.

Eu tenho a 25mm entre outras, e não a considero tão fabulosa.

Acho que a melhor atualmente é a fabulosa 75mm 1.8.

Uma pena não termos ainda uma zuiko 25mm. Mas a pana 25mm está longe de ser ruim, acho ela do nível da minha 17mm 1.8, apesar da zuiko ser bem melhor construída e mais silenciosa.