ON1 Photo Raw 2023

Pelo que vi e numa rápida olhada no modo trial (14 dias para testar) achei alguns recursos interessantes.

Ele tem alguns recursos que permitem não precisar sair do programa para fazer um retoque. Isso é interessante pois particularmente acho ruim ter que sair do LR e ir para o PS para fazer algum tratamento mais pesado.

Dentre estes recursos, relato aqui o que notei, mas não cheguei a usar extensivamente para dizer se realmente é efetivo ou se ainda precisa amadurecer.

Tem um modo Liquify.
Tem alguns filtros tipo o do Nik Collection (uso muito o Nik para tratamentos mais pontuais).
Tem modo de correção com reconhecimento de conteúdo.
Tem modo de máscaras inteligentes.
Tem modo de retrato, para edição de pele particularidades.
Tem modo de redução de ruído por AI (equivalente ao Topaz Denoise)
Tem modo de nitidez por AI (equivalente ao Topaz Sharpen).
Tem modo de palavra chave automática.
Permite ver os presets aplicados em tempo real.
Modo de troca de céu.

Custa R$550,00 vitalício.

https://www.on1.com/products/photo-raw/whats-new/

Uso o ON1 desde antes de ser PhotoRAW (estou atualmente na versão 2021) e tem recursos bem interessantes, especialmente o resize. Estou pensando se faço o upgrade ou se dou uma chance ao Affinity Photo. No dia a dia, acho muito bom os filtros do Effects e o modo de Retrato facilita minha vida. Porém, é um software que sempre vem com bugs que acredito atrasar a vida de quem tem um volume grande de trabalho. No meu caso, faço o desenvolvimento do RAW no DxO PhotoLab e uso o ON1 depois, pois não consigo o mesmo resultando trabalhando nele desde o RAW. Estou avaliando se vale a pena fazer o upgrade.

Baixa o trial de 14dias e testa, depois compartilha aqui para nós o que achou.

Aqui no meu PC deu uma bugada… quando tento abrir um DNG que converti pelo Adobe DNG converter (compactado com perdas) ele trava o programa. JPEG abre normal.
O modo “Liquify” dele achei meio ruinzinho pois não é tão fluído como o da ADOBE.
No MAC tentei exportar um arquivo mas fica eternamente exportando e acaba não salvando.

Tambem achei o ON1 bem bugado quando usei, bem no estilo do Luminar.

Aqui geralmente rola DxO + Affinity ou Capture One + Affinity

Uma ferramenta que eu gostei lá foi na parte de descontaminar color cast nas altas luzes ou nas sombras. Para fotos de imobiliária dá um adianto pois consegue remover os amarelados (ou azulados/esverdeados) da iluminação sem ter que fazer o tal do Flambient.

O nome da Ferramenta é Purity:

Mais isso tem em praticamente todos os programas que uso…

No Luminar (que não uso quase) chama-se remove color cast, no RawPower é o split toning (que faz mais do que isso) e por ai vai.

Essa não sabia!

Que vc acha do Capture One… vejo que tem bastante gente debandando do LR para o C1, mas por outro lado não sei como funciona a performance dele trabalhando em lotes, nem como são as opções de fluxo de trabalho com ele. Vejo (na minha bolha) pouco material/curso sobre ele.
Pra mim o maior problema do LR é ser muito pesado quando se tem muitos ajustes localizados e correção de carimbo além de não ter muito os esquemas de camadas.
Sei que o pessoal da Sony acaba usando o C1 pq vem gratuito o pacote junto com a câmera.

Eu uso o C1 e gosto bastante. Tem opções de edição em lote, sim. Só não tem (na versão 21 que eu uso) máscara inteligente: ao copiar os ajustes de uma foto pra outra, se tiver máscara, a máscara da foto original vai ser importada na foto destino. Nas minhas sessões em lote, eu importo usando o C1, faço a edição geral e, se precisar de algo mais específico, direto do C1 eu abro no Topaz Photo ou Affinity. O Affinity só permite edição de tiff, e o C1 só exporta tiff-16 bits. O Topaz Photo aceita DNG e exporta DNG também.

O problema que vejo no C1 é que as versões atuais estão bem caras.

O C1 é muito bom na maioria das operações. O trabalho em lote é fácil, uso a versão 21 “perpétua”.
Assim como o Felipe, prefiro fazer certas coisas no Affinity Photo.

Geralmente o meu fuxo é"

RAW —> DxO (basicamente nitidez/ruído/recuperação/operações óticas) —> TIFF (16-bit por canal)

Dependendo vai para o Affinity ou outro programa se precisar de algo muito específico.

Uso o C1 geralmente para tethering e algum pré-condicionamento da imagem. Não edito (no sentido de modificar, apagar partes, etc) no C1. O Affinity é bem melhor e mais rápido.

Se a coisa estiver muito feia nos desvios de cor ou no ruido, passo para o RT, mas quase nunca preciso.

Uma coisa que não uso, pois detesto a forma que fazem é usar o gerenciador de imagens do C1 e do LR. Uso o Photo Supreme, um zilhão de vezes melhor e integra bem com a maioria dos editores.

Imagens de sensores X-Trans, C1 ou DxO (agora suportam)
Imagens Bayer, DxO

RIP Adobe. E já vai tarde.