Papel fosco ou brilhante?

Qual papel vocês preferem na hora de imprimir, fosco ou brilhante? Por que?
Abraços,
Leandro Rodrigues

Prefiro fosco (matte):

  • Reflete menos luz quando estamos vendo as ampliações
  • Não fica com marcas de dedos na superfície (impressões digitais)

Eu prefiro o fosco também, marca menos e acho mais agradavél de ver do que o papel brilhante.

Jak

Estranhamente, apesar da preferência dos entendidos em fotografia por fosco (é minha preferência também), os clientes e pessoas que não entendem nada ou quase nada de foto preferem brilhante.
Não é pq sou Fuji (Daniel Kenji, mas todos me conhecem por Fuji), mas a ampla preferência pelo papel Fujifilm.

Fosco. Acho bem mais bonito.

É, eu também sempre imprimo revelo fosco pelos motivos citados, marca menos e não reflete luz. Porém, ultimamente, comecei a sentir um pouco falta de “vida” na foto e, nesse caso, o brilhante dá um toque a mais…

Tb uso matte, e tb geralmente da Fujifilm.
Mas é muito mais simples scanear um papel brilhante que um matte.

Eu prefiro fosco.
Mas hoje tive um problema com isso. Fui emoldurar umas fotos, e o cara falou pra não colocar o vidro anti reflexo porque iria “matar” a foto. Então tive que colocar o vidro normal mesmo, ele falou que no caso de emoldurar é melhor fazer em brilhante e colocar o vidro anti reflexo.

Hoje mandei fazer a minha primeira ampliação em P&B e pedi para ser em fosco … vamos ver o resultado.

Amanhã dou a minha opinião … :ok: :ok: :ok:

Abs,

Ricardo

Tenho algumas fotos prontas pra ir pra parede, vou considerar a dica.

Fosco, principalmente em fotos de família, que estão sujeitas a DEDÕES…rs
E também acho o fosco mais bonito. Na minha opinião, o brilho desvia a atenção da foto (pelo menos é o que eu acho).

Fosco, sempre fosco. O brilhante realmente interfere na percepção da foto, reflete luz e tudo mais.
Já a marca do papel confesso que nunca “prestei atenção”, sempre faço no Espaço Visual, eles usam Kodak.

Abraços.

:ok: :ok: :ok:

Para P&B fosco na cabeça … :ok: :ok: :ok: :ok:

Adorei o resultado …

Abs,

Ricardo

Valeu Ricardo!

Sempre uso fosco, não tenho o que reclamar

O papel brilhante não vai grudar no vidro?

Com certeza vai grudar sim.
Tenho minilab e faço revelações para clientes, na maioria amadores, quando sei que o cara vai emoldurar, sempre faço no fosco para não correr esse risco.

Mas que a grande maioria das pessoas prefere papel brilhante, sim é verdade.
A grande maioria de meus clientes, nem sabe que existe papel brilhante e fosco.

Eu acho que o fosco também dá um visual mais bonito na foto…

Pelo o que andei pesquisando em impressão fine art, o papel brilhante ou acabamento cetim é mais usado para fotos em pb, pois possui um D-max mais elevado(preto mais denso), um papel muito usado é o Baryta.