Para quem tem 7d

Pessoal, estou achando um pouco estranho as configurações de estilo de imagem de fabrica da minha 7d :ponder:
além das 3 primeiras só ter diferença na nitidez neutro e contraste estão iguais olhem!!!

Standard 3,0,0,0
Retrato 2,0,0,0
Paisagem 4,0,0,0
Neutro 0,0,0,0
Fiel 0,0,0,0

Mesmo se estiver correto, lanço aqui um espaço para quem tem 7d escrever qual a sua configuração pessoal para pelo menos esses dois itens:

Paisagem
Retrato

Lembrando que a sequência é:
Nitidez,Contraste,Saturação,Tonaliade da cor

Gustavo, não é apenas a quantidade de Nitidez, Contraste, Saturação e tonalidade de cor que muda de um Picture Style para outro. Aliás, isso é o menos importante e os parametros que vc passou fazem sentido, retratos com menos nitidez e paisagens com mais nitidez.
O que muda mesmo são os parametros das rotinas de demosaico e conversão do RAW, que, a grosso modo, informam à camera como as cores devem ser formadas a partir do RGB da matriz de bayer.

Fotografe em RAW e use o Digital Photo Professional que vem junto com a cam para escolher os parâmetros que mais agradam vc. Muito mais eficiente.

Não me agrada muito fazer muitas alterações depois da foto tirada, como para mim a fotografia é hobby não tenho interesse em fotografar em raw e depois editar cores etc, gostaria apenas de ter uma configuração mais agradável, e saber como a maioria faz esse programação na própria camera, acredito que nem todos fotografem em raw ou estou errado? Aguardo configurações.

Justamente pelo fato de você ser amador é que você deveria fotografar e aprender a trabalhar com RAW.
Você tem razão, nem todos fotografam em RAW. Usam RAW quem está preocupado em obter a máxima qualidade possível de seu equipamento.

Gustavo, se vc quer mesmo fotografar só em JPG, faça o seguinte.

  • Faça 1 foto em RAW de uma paisagem, por exemplo
  • Abra essa foto no Digital Photo Professional
  • Lá, mexa nos sliders de configuração de nitidez, etc… até achar que ficou do jeito que vc gostaria.
  • Anote os valores das configurações de cada parâmetro
  • Entre na configuração do Picture Style e copie os valores dos parametros que vc encontrou no DPP.

Repita estes passos para outros Picture Styles

Pronto, pode voltar a fotografar em JPG que as fotos sairão de acordo com os parâmetros que vc visualizou no RAW.

Mas, como falou o Fábio, se vc quer obter o máximo do equipamento, aprenda a fotografar em RAW e usar o DPP para converter. O DPP usa como default o que está setado no Picture Style da camera, então o processo de conversão do RAW pode se tornar bem simples.

Gustavo, minha d90 tem cores otimas, quer trocar!? ahahahaha

Brincadeira

quero naum, rsrsr

Agora é sério gustavo…
Eu acho que fotografia é um processo.
Raras são as fotografias que voce bate e já sai bonita e pronta.
A não ser que seja uma camera que possua uma linguagem própria já estabelecida e você deseja ter aquilo (lomo, trip, polaroid etc etc) A fotografia vem vinculada com diversos processos de obtençã do resultado desejado.
Antes através de processos quimcos e hoje atraves da manipulação através de sotwares.
Caso voce nao queira ter ‘trabalho’ pra deixar suas fotos do jeito que deseja, deverá ou configurar na propria cam o contraste que quer obter, saturacao e tal (o que eu acho umd esperdicio, pois é informaçaão perdida na propria fonte), e para isso voce terá o mesmo trabalho ou até mais para configurar tudo em um sistema que voce ainda nao domina.
Ou criar uma ação no photoshop de configurações basicas que voce usualmente deseja, e aplicar isso a todas as suas fotos. Algumas que voce perceber que a config pre definida nao lhe agradou, voce podera reedita-la e configurar até obter um resultado otimo!

Abraços

Hummm, interessante!!!
vamos lá gostei da idéia de gravar os meus Picture Style da camera usando o exemplo da paisagem feita em raw e depois modificada no dpp para achar os parametros que mais me agradam e configura-los na camera, eu apenas não entendi a vantagem de ainda depois disso fotografar em raw e usar o dpp para converter de raw para jpg, quais as vantagens de fazer esta conversão pelo dpp já que as configuraçãos do Picture Style já estão do meu agrado.

Pumba não é caso de preguiça para editar fotos, não sei se é porque estou começando e para mim a fotografia é um hobby mas sempre que faço uma foto que as pessoas admiram a frase “vc usou photoshop ou tirou assim mesmo?” é a primeira coisa que escuto e sinceramente penso como a maioria das pessoas que não são fotografos, como sou pós graduado em informática e já trabalhei com algumas ferramentas sei que da para mudar muita coisa e fazer tudo ficar muito bom, acho q seria chato demais ficar editando fotos, pq editaria as minhas? poderia pegar um foto de outro fotografo e ficar editando, não sou contra edições de fotos, longe disso, mas será que aqui todos pensam assim???
Para mim, não ter trabalho e tirar fotos com o mínimo possivel de preocupação e usar um edição pré programada para quase todas elas, quero passar meu tempo tirando fotos e não editando, já passo tempo demais no meu micro.

Gustavo, já devem existir dezenas de tópicos falando sobre isso, mas em um breve resumo (se alguém quiser complementar, a vontade !!)

Quando vc fotografa em RAW, vc pode fazer de duas formas. Ou vc fotografa em RAW pensando JPG, ou fotografa em RAW pensando RAW.

Fotografar RAW pensando JPG é simplesmente fazer a foto normalmente, como vc faria em JPG, só que gerando um RAW.
Neste caso, uma vantagem do RAW é que normalmente, as rotinas de demosaico/conversão de RAW para JPG do DPP são mais eficientes do que aquelas embutidas na camera. As fotos convertidas pelo DPP costumam ter mais latitude e definição do que os JPG´s que saem direto da camera. Além disso, algumas coisas como redução de ruído e balanço de branco podem ser feitas a posteriori sem nenhuma perda de qualidade da foto.
Aliás, balanço de branco, recuperação de altas luzes (estouros) e correção de erros de exposição (até certo ponto, claro) são coisas que são extremamente simples no RAW e quando não impossíveis, muito trabalhosas ou com resultados duvidosos quando se usa JPG.

Outra coisa é fotografar em RAW pensando no RAW. Neste caso, vc esquece que está fazendo uma “foto” e pensa já desde o início que está capturando a maior quantidade de informações possível para, a partir delas, gerar uma foto.

Uma das técnicas mais comuns é o “expor para a direita” (procure na internet por expose to right, encontrará milhares de artigos). Minhas fotos de paisagem, por exemplo, sempre são feitas superexpostas entre 2/3 de ponto e um ponto. Olhando a foto no LCD ela está horrível, esbranquiçada e repleta de estouros de branco. Mas o estouro está só no JPG, o RAW contém todas as informações necessárias. Quando abro o RAW no DPP e baixo a exposição, reconstruo toda a área de altas luzes e consigo, através de processamento adequado, um ganho de latitude, além de diminuir consideravelmente o ruído nas áreas de sombra.

Aconselho uma lida nos artigos do Ivan de Almeida, que era forista aqui do MF. O artigo já tem um tempo, mas é um ótimo ponto de partida.

Abçs

Uma das técnicas mais comuns é o "expor para a direita" (procure na internet por expose to right, encontrará milhares de artigos). Minhas fotos de paisagem, por exemplo, sempre são feitas superexpostas entre 2/3 de ponto e um ponto. Olhando a foto no LCD ela está horrível, esbranquiçada e repleta de estouros de branco. Mas o estouro está só no JPG, o RAW contém todas as informações necessárias. Quando abro o RAW no DPP e baixo a exposição, reconstruo toda a área de altas luzes e consigo, através de processamento adequado, um ganho de latitude, além de diminuir consideravelmente o ruído nas áreas de sombra.

Taí algo que tenho dúvida. Este expor para a direita não deveria variar com o dynamic range de cada cãmera/sensor? ou todos eles tem mais espaço para “a esquerda”, por design?

Sim wooky, cada um tem uma taxa de recuperação de altas luzes, por isso é bom estudar o limite da sua camera… mas acho que todas (ou quase) conseguem recuperar um minimo de 2/3 (até mais, segundo o proprio ivan, pelo pouco que me lembro do artigo dele-que por sinal, é ótimo-).

Acho que 2/3 nao oferece o limite, mas consegue estabelecer um padrao com margem de seguranca! :slight_smile:

obrigado AlexandreS, irei ler bastante a respeito, e tentarei aplicar as técnicas.
Abçs

Eu desde quando comprei a XTI sempre tiro fotos com +1 ou + 1/3 de exposição isso ajuda demais porém antes usa JPG com os Picture Stylus ajustado principalmente no contraste e na cor, sempre gostei de deixar carregada as cores!
Agora só faço em RAW, da mais trampo sim, porém vc ve uma foto subexposta ou superexposta e consegue arrumar certinho, ja no JPG fica gambiarra, sem falar no balanço de branco!

Então quando vc ta fazendo um evento principalmente que as fotos são corridas e rápidas, vc olha no diplay a foto esta clara ou escura, ou avermelhada demais não importa no RAW vc arruma isso facil!
Claro que existe um limite de correção mas as estouradas básicasé bem simples!