Passeio no Cemitério

Resultado de uma manhã no Cemitério da Consolação em São Paulo.

Abraço.

Fala dondon!!

Sinisssstro, como diriam os cariocas…rs…

Legal os registros. Fotografar em cemitério costuma ser problema, pois precisa de autorização da administração. Entrou na cara dura ou pediu a tal autorização?

Destaco a 3a, que ficou com ar fotojornalístico.

Vou dar um toque e não leve à mal, afinal estamos aqui para trocar conhecimento. Procure sempre fotometrar preservando as altas luzes que são mais difícieis de recuperar. Sei que em muitas situações a latitude da cena não permite preservar todos os tons, e precisamos “sacrificar” algua coisa.
Porém, na 4a foto só como exemplo, você poderia ter fotometrado preservando mais a estátua deitada e evitando esse estouro excessivo.

Fora isso, parabéns pela coragem e pelo registro.

Abs

Faço minhas as palavras do Chello!
A terceira realmente se destaca… está ótima! Se tivesse sido tirada do ângulo da frente dos objetos então, ficaria perfeita :slight_smile:

E uma dica pra fotos estouradas (como primeira, quarta e quinta)
Coloca em PB que ameniza um pouco o problema rs
Mas nem sempre tem salvação :stuck_out_tongue:

olha… as fotos estao bem boas… :clap: a que eu mais gostei foi a segunda, a da caeveira… (estranho esse tipo de imagem em cemiterio… nao?) bom como ja falaram anteriormente a 4 estourou um pouco… tambem achei q a terceira esta levemente subexposta… bom… é isso…
abraços pedro

Reitero a questão fotométrica, iniciada pelo Chello e elogio os enquadramentos.

Pedro, essa caveira, provavelmente, é do local onde está sepultado o corpo do Adhemar de Barros, gente boa, sabe?! hahahahaha

Abraços!

Noel Thomas

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Gostei mais da terceira. Parabéns!

Realmente, a foto 4 “estourou” mesmo, sem querer me justificar mas já me justificando, o foco nessa foto para mim naquele momento era o rosto da estátua mais à direita, então o “estouro” foi proposital, quis mesmo perder as informações da estátua “morta” na cena e valorizar o rosto da estátua “sofredora”. :ok:

O mesmo vale para as outras, o cemitério é cheio de árvores que fazem sombra sobre os mausoléus e o dia estava claríssimo, as tentativas de fotometrar a “cena toda” faziam os assuntos virarem quase uma “silhueta”. rs

Mas obrigado pelos toques, galera.

De fato, a foto 3 é a que eu mais gosto entre essas.

Abraço.

Ah, Chello. O passeio fotográfico foi organizado por um professor com autorização da administração do cemitério. A única ressalva era quanto a fotos onde apareciam nomes dos falecidos ou famílias, que não podem ser “divulgadas”.

Mais 3 imagens, essas não estouraram :smiley:

Abraço.

Dondon,

Da segunda sequência, destaco a 2a foto. O enquadramento ficou bom e deixa a forte impressão de que a estátua feminina sofre com a saudade do busto o qual admira.

Parabéns!

Abs

Obrigado, Chello! :ok:

Também gostei bastante dessa foto.

Abraço.

Talvez o horario em que as fotos foram tiradas nao tenha ajudado muito… Algumas realmente estouraram
Você pegou o lado “sinistro”, como o chello disse do cemiterio, ao contrario do que muitas pessoas costumam fazer. No geral achei interessante, mas a fotometria pegou mesmo.
Da segunda sequencia, a fotometria melhorou muito, mas o predio ao fundo da terceira foto nao combinou muito hehe

Abs

A idéia não era combinar mesmo, Andy. O objetivo dessa foto especificamente era mostrar o contraste entre o que se vê ali no cemitério e a paisagem externa urbana, moderna e tal.

E sim, o horário não ajudou, sol forte entre 10 da manhã e meio-dia…

Abraço.

Estava eu bricando com um programinha HDR e resolvi tentar melhorar a questão da fotometria na primeira imagem que postei aqui. Até gostei do “re-equilíbrio” gerado pelo software:

Mas não gostei das cores geradas por ele, então fiz uma versão PB a partir daí:

O “branco” do “estouro” do céu continua lá, não tem jeito, a informação não existe e não dá pra recuperar, mas o equilíbrio de luz entre os planos melhorou bem, na minha opinião.

PS: Estou gostando de brincar de HDR.

Abraço.