Photoshop “Blend RGB Colors Using Gamma:1”

Verifique se no Photoshop, Menu>Edit>Color Settings ou SHIFT+CTRL+K (More Options)
Se o “Blend RGB Colors Using Gamma:1" está ligado para ter melhores cantos/misturas…

Este vídeo demonstra a diferença Photoshop “Blend RGB Colors Using Gamma:1” test on Vimeo
ou em melhor qualidade http://dl.dropbox.com/u/4686872/gamma-test.mp4

O efeito colateral, observe o layer mask…
vídeo Collateral FX by using Blend RGB Colors Using Gamma:1 ON on Vimeo
ou com melhor qualidade http://dl.dropbox.com/u/4686872/collateral.mp4

Valeu pela dica, Pictus :ok:
Aqui no monitor do notebook fica só meio estranho no final da transição azul>vermelho, mas depende do ângulo que é visto também

Pictus, seus ensinamentos são utilizados em minhas aulas. Você é um sucesso por aqui, pelo alto nível e proficcionalismo do seu conhecimento
Surgiu uma questão com minha turma, de certa forma ligada ao assunto.
Vamos lá:

  1. Calibro o monitor e gero perfil.
  2. No PS utilizo o Working Space sRGB e sGray e conversão perceptual.

Agora a discussão:

  • Em View>Proof Setup devo utilizar o sRGB ou o perfil criado?
  • em View>Proof Colors devo deixar selecionado?

Abraço!

Obrigado pela consideração, nem sabia que fazia sucesso :ok:
Quanto ao “Blend RGB Colors Using Gamma:1", no livro “Color Confidence” do Tim Grey, ele
recomenda deixar desligado, veja Color Confidence: The Digital Photographer's Guide to Color Management - Tim Grey - Google Livros
É bom conhecer os 2 modos para poder usar conforme a necessidade.

View>Proof Setup vai usar o perfil do periférico que vai dar a saída.
View>Proof Colors é para ver o resultado da simulação

Veja os links em azul em Monitores LCD, Calibradores e Color Space
principalmente o último.

Ufa!.. essa é minha tese, porém a Adobe recomenda (a meu ver erradamente) que devemos sempre utilizar o perfil calibrado do monitor para tudo.
Não concordo, e até já escrevi sobre isso, argumentando que uma impressora gráfica (CMYK puro) jamais terá o mesmo resultado impresso de um lab digital.

Como estou no mercado gráfico e fotográfico ao mesmo tempo sei muito bem o que isso representa.
É chato mesmo ter que ajustar a imagem para cada saída.
Como rotina eu utilizo sempre o perfil do monitor (tem que calibrar demoradamente e confiar muito nele rsrs) para o demosaico e depois aquele tapinha básico com o perfil setado para cada saída.

Valeu Pictus! Abraço!
:ok: