Problema ou solução?

I was wondering if anyone knows of any lenses for M43 that are sharp in the center and have soft edges by design.

Texto extraído de um post em um fórum, com grifo meu.

Muita gente paga uma grana justamente para não ter um problema que para o cara é uma solução.

Eu uso filtros difusores em todas as minhas lentes.
Deixam elas com mais glare, diminuem contraste e nitidez, mas garantem aquele visual cinematográfico bacana.
Até hoje não entendo como esse é um dos filtros mais usados na cinematografia e quase não se ouve falar na fotografia.
Nitidez nem sempre é tudo. E em fotografia de pessoas, nitidez pode mais atrapalhar do que ajudar.

Existem várias objetivas esquisitonas.

A Minolta tinha uma 85mm Varisoft na qual era possivel ajustar a nitidez, na verdade era um controlador de blur. Tenho uma aqui, uso raramente.
A Fuji também teve vários modelos chamados soft-focus.

https://www.cameraquest.com/minsoft.htm
https://www.flickr.com/photos/tags/varisoft/

Eram objetivas muito caras e era o que se tinha na época anterior aos processos digitais.

Existem filtros que são nítidos no centro e difusos nas bordas, e também os que são desfocados propositalmente nas bordas.
O primeiro é um difusor com um furo no meio e o segundo uma close-up com o mesmo furo no meio.

É esse flare verde na segunda foto?
Até curti o efeito nos highlights mas baixo contraste não é comigo.

Acho que hoje em dia, lentes com autofoco e estas características não existem. Tem essas lentes antigas, e tem até essas 7Artisans da vida que tem umas características assim, mas sem autofoco.

Meias de nylon finas de mulher e vaselina na borda de filtros também produzem efeitos de difusão e já foram bem usados.

Que modelo tu usa? quero um top

Uso os Tiffen Black Pro Mist.
Uma das melhores opções no mercado.

A intensidade 1/8 deles é bem suave e se encaixa em qualquer situação.
Eu gosto mais da intensidade 1/4, ela já dá um efeito mais perceptível e é bem utilizável, mas pode ter situações que ela não fica muito viável.
Da intensidade 1/2 pra cima o efeito já fica muito exagerado e situacional na minha opinião.

Só ele migrar pra 35mm que vai ter aos montes :smiley:

Esses dias estava analisando o quanto a minha 24-70, a primeira da Nikon é soft nos cantos.
Aí para relembrar olhei um review e de fato, a diferença é brutal para o centro. Coisa que hoje nas novas objetivas mudou completamente.

Põe uns exemplos aí que usou.
Bem bacana o resultado.

Acho que esse é um bom exemplo.
O filtro dá uma mesclada legal em todos os planos e deixa a imagem com uma atmosfera bem orgânica.
Também dá uma aliviada na complexidade da pele com menos contraste, nitidez, e difusão dos pontos brilhosos.

Se não me engano nessa eu usei a intensidade 1/4.

Eu peguei um "Pro Mist"do Aliexpress com aquele “plecinho”:

https://pt.aliexpress.com/item/1005002557395969.html?gatewayAdapt=glo2bra&spm=a2g0o.order_list.0.0.21efcaa435xOa9

ainda não testei em circunstância profissional… mas tirando foto da mão, do pé, da coluna, do telhado (hahaha) achei legal.

O pessoal fala bastante do “Pro Mist” da K&F. Mas eu sei que falam bastante pq a marca tem essa política de dar para os criadores de conteúdo, e o cara quando ganha algo sempre vai ficar contente e acabar falando bem do produto… No final acabam vendendo, e ganhando dinheiro com a monetização do vídeo e do produto.

Eu mesmo, comprei um filtro ND1000 da K&F no ML, fui ver era de um YT cinegrafista aí, se não me engano Fernando César. Tipo filtro quadrado para o cara que filma, ainda ND1000, dificilmente vai ter uso. Logo foi só pra rasgar a ceda mesmo.

Walkingway é boa? Estou sempre de olho nos filtros graduados deles.

Esse aí que você linkou é mais da categoria dos softfocus, tipo as lentes softfocus de antigamente.
Os difusores não são tão agressivos assim em relação a foco/nitidez.

Um do Aliexpress que eu já testei foi esse aqui da NiSi: https://s.click.aliexpress.com/e/_A8rbTH
Achei bem legal pelo preço, ótimo custo/benefício, mas no fim acabei ficando com os Tiffen mesmo.

Fala que é Softfocus mas é Difusor mesmo… Eu comprei o Soft focus também e estou até vendendo pq não era exatamente o que eu queria.

Esse Walking Way eu peguei depois que vi a recomendação deste vídeo:

Comparando com o que eu tenho que realmente é um softfocus, o Walk tem como se fosse uma névoa (tipo uns respingos), enquanto o soft propriamente dito é vidro puro que lembra um vidro texturizado, tipo um vitral sabe, ex:

comprei esses pra testar

https://www.aliexpress.com/item/1005002142596887.html?spm=a2g0o.placeorder.0.0.63f0321e4vBajM&mp=1

1/4 e 1/8.

Vamos ver se é bom kkkk

Eu acho que é fácil simular isso no photoshop.
Só escolher uma das mil maneiras de isolar os highlights, duplica a camada e aplica um blur.

Eu fazia isso antes de comprar os filtros.
Dá pra simular sim, assim como dá pra simular o efeito de praticamente qualquer filtro no photoshop, mas não fica a mesma coisa e dá um trabalho considerável pois cada cena vai exigir uma configuração diferente.
Mesmo se ficasse 100% igual, pra mim ainda valeria pegar os filtros, pois tempo economizado na pós (a parte que menos gosto na fotografia) pra mim vale o investimento.

Mike, é aquilo que falei… parece ser bom esses da KF, mas são bem mais caros. Eu não vi a opinião de alguém que não tenha Ganhado algo para avaliar o produto.
Mesmo assim, o da Walk Way custa o que… 1/4 do valor da K&F.
Lembrando que eu só falo de alegre aqui, não recebo comissão nem nada do Ali. Tô pensando seriamente em fazer um canal de unboxing dessas muambas hahaha.