Problemas de áudio no YouTube que só funcionam nos celulares, com fone de ouvido

Galera,

Não sei aqui quantos já passaram ou estão passando por isso, mas para mim, foi um grade transtorno. :aua:

Quando comprei a minha D5300 a primeira coisa que fiz foi comprar um microfone externo (Behringer XM8500 - muito bom, por sinal). Ele vem com um cabo XLR-P10, que para usar na câmera, precisa de um adaptador P10-P2 (algo que eu não queria justamente para evitar problemas de má conexão). Então, comprei um novo cabo XLR-P2 stereo. :clap:

O primeiro cabo que comprei funcionou perfeitamente, até dar problemas de conexão (devido a movimento, armazenamento, etc). Então, comprei outro… Ai começaram as minhas dores de cabeça. Ao terminar uma entrevista, fui conferir o vídeo na câmera e tomei um susto… O áudio só chiava… Pensei na hora… Putz! Perdi minha entrevista! Ao colocar o vídeo no PC o áudio apareceu! Ufa! Salvo! Editei o vídeo e enviei para o YouTube… Outra surpresa… O áudio estava normal em qualquer PC, porém, nos celulares apresentava o mesmo chiado da câmera… E outra surpresa… Ao usar fones de ouvido, no celular, o áudio aparecia!!! Fiquei sem entender… E até hoje não entendi, rsrs. :ponder:

Comprei novos cabos de 5 vendedores diferentes… Mesmo problema… Pensei… Tem algum problema no Mic… Testei e não era… Tem algum problema na câmera… Testei e não era… Só restava o cabo… :dizzy_face:

Depois de passar muita raiva (só depois que descobri a solução, que vou relatar aqui), resolvi parar e testar os cabos com o multímetro. O que descobri? Simples… A diferença entre o cabo que funciona 100% e o cabo que não funciona na câmera e alto-falante dos celulares está na pinagem. Para resolver o problema, basta juntar os cabos dos canais esquerdo e direito, que vem do conector P2, no pino 2 do conector XLR. O motivo disso? Não sei… Porque ambas as versões gravam os dois canais de áudio… Porém, pelo pouco que entendo, parece que na versão padrão os canais estão divididos e isso provoca este “erro” no áudio gravado. Tanto é verdade que a solução para resolver isso é justamente combinar os canais de áudio. No Adobe Premiere, clique com o botão direito no áudio, selecione “Audio Channels…” e marque a caixas L, na coluna L, de Clip 1 (isso resolve o problema para vídeos que você tenha este problema).

Eu só descobri isso devido a este cabo, que comprei na China (como outros 3 que também vieram de lá, mas não funcionaram), que funciona e serviu de base para os testes com o multímetro (onde descobri que os cabos 2 e 3 eram um só no conector P2). Agora, bastou eu soldar os fios 2 e 3 juntos nos outros cabos e passaram a funcionar 100%.

Fica ai a dica para quem estiver passando por isso.

Quem quiser/souber dar explicações mais técnicas, inclusive para esclarecer melhor os motivos do “problema”, sinta-se à vontade.

Assistam aqui o vídeo Cabo de Mic XLR - P2 Stéreo - YouTube que comprova tudo isso. Entre 00:26 e 01:00 o áudio deve chiar em qualquer celular, onde basta colocar o fone de ouvido para conferir que vai aparecer “magicamente”. Após 01:00 eu faço a combinação dos canais e o áudio passa a ser audível tanto no fone quanto no alto-falante do celular.

Isso é problema de inversão de fase, já foi tratado em um tópico aqui mesmo no fórum. A questão toda acontece porque a entrada da câmera é estéreo, e o microfone é mono.

Em um conector P2 estéreo padrão, assumindo a codificação numérica usada no seu vídeo, teríamos:

1- Negativo Comum (-)
2- Canal Esquerdo (L+)
3- Canal Direito (R+)

Já no XLR, temos:

1- Terra
2- Positivo (+)
3- Negativo (-)

O cabo que apresenta o problema, segundo o seu desenho, é que está bagunçando tudo ao conectar R+, na entrada da câmera, com o negativo do microfone. Como o microfone é mono, o sinal encontrado nesse fio é exatamente o oposto do encontrado no fio positivo, e o resultado é que a câmera grava no canal direito uma onda invertida em relação ao canal esquerdo. Nos celulares com saída de som mono, os canais estéreo são combinados e com isso ocorre o cancelamento mútuo dos sinais, daí o áudio problemático.

O cabo que não tem problemas liga simultaneamente o sinal positivo do microfone aos canais esquerdo e direito da câmera, e os três outros pinos do XLR (carcaça, terra e negativo) ao negativo da câmera.

A inversão de fase é claramente perceptível ao ouvir o áudio do vídeo com as caixas de som do computador. Só o que achei estranho é que a fase foi subitamente corrigida em 0:59. Foi a tal “combinação de canais” que você fez no Premiere? A lógica dita que isso deveria ter causado o cancelamento, tal qual ocorre nos celulares, mas alguma outra configuração do programa deve ter propiciado o resultado oposto :slight_smile:

Foi um aprendizado e tanto naquele tópico.