Restauração de slide de monóculo

Imagens do antes e depois da restauração de fotos de monóculos antigos, da década de 1970.

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Muito bem feito!

Mas como é, por exemplo, que vc define os verdes? Tem bem pouco informação dos verdes nos slides originais. Folhagens são fáceis, elas sempre são verdes. Mas pergunto, por exemplo, sobre o terno do senhor da última foto. Como vc encontrou o verde ali? Porque de olhar o original, eu só vi cinza.

Obrigado Felipe!

Os slides coloridos possuem 3 camadas de cor (amarelo, ciano e magenta) e essas camadas de corantes desbotam de maneira diferente ao longos das décadas. O que perde densidade mais facilmente é o amarelo, seguido pelo ciano. O magenta é o mais resistente ao tempo, daí o aspecto mais magenta dos slides antigos.
Quando essa imagem é digitalizada, as informações da camada amarela é registrada no canal azul, a camada ciano é registada no canal vermelho e a magenta é registrada no canal verde. Isso é registrado de maneira inversa, ou seja, quanto mais corante amarelo tiver numa área do filme, menos intensidade do canal azul se tem na imagem digitalizada.
Sabendo disso, o que eu faço no Photoshop é reequilibrar esses canais de cor através do comando “Curves”, dando mais densidade ao amarelo (descendo a curva do azul) e diminuindo a densidade do magenta (elevando a curva do canal verde) até que a escala tonal de cinza pareça equilibrada e as cores naturais.
Isso acaba resultando numa imagem de baixa saturação. Daí eu elevo a saturação de cor até que a imagem fique com as cores de um slide fotografado recentemente. Obviamente, algumas cores podem ficar meio distorcidas, sendo corrigidas com comandos “color range”, “color balance” ou selecionar essas áreas por camadas e corrigir individualmente.
Então, respondendo a sua pergunta, eu não preciso, necessariamente, definir as cores da vegetação ou da roupa. Elas aparecem naturalmente com o processo acima.

Excelente a explicação, muito obrigado!

Só para ter uma ideia. À esquerda, a saturação de cor restante no slide depois de balancear os canais de cor. À direita, a imagem com a saturação elevada em mais de 100%.

:eek: :eek: :eek: :clap: :clap: :clap:

Caraca, que aula, algum influeencer photoshopeiro vê isso vai promover um workshop custando uma fortuna :sunglasses:

obrigado por compartilhar o seu conhecimento,
forte abraço

" influeencer photoshopeiro" - Isso é muito bom! :hysterical: :ok:

pqp…puta trampo… :worship: :worship: :worship:

Belo trabalho. :clap:

Também já fiz muitas restaurações, e dá um prazer ver os olhinhos das pessoas felizes ao ver o resultado.

No seu caso, parabéns pelo cuidado com as cores e detalhes. Ficaram todas excelentes!

:clap: :clap: :clap:
Uma aula…

Parabéns!!! Excelente o trabalho e muito legal a explicação

Vídeo no YouTube do processo:

Muito boa restauração. Eu digitalizei muitas ampliações em papel e, como leigo, acho muito difícil tirar o tom avermelhado das fotos. Como solução prática, habilito a correção automática que o scanner oferece.

Obrigado!
Verdade, é muito difícil corrigir os tons avermelhados de fotos antigas. Eu mesmo levei anos para chegar a esse nível.