RESULTADO DA 5a ETAPA DO CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA DO MF. - 2011

Pessoal, assim que tivermos uma posição postaremos aqui. :ok:

Concordo com as colocações do Lindsay.
Creio que a simplificação dos temas e uma melhor visualização do concurso, como tópico fixo na página inicial, ou mesmo banner ajudaria e estimularia a participação de mais pessoas.
Ao mesmo tempo, também compartilho dos agradecimentos à toda equipe do fórum… que sempre encontra tempo e paciência, além de persistência para manter tudo isso aqui no ar.

Grande abraço a todos, e meu sincero reconhecimento pela dedicação e doação de vcs.

Mas quando o concurso foi aberto foram enviadas mensagens privadas comunicando. Lembro de ter recebido até.
Acho que a galera não se animou muito mesmo foi com os temas. Particularmente, eu gostei. Acho legal pensar um tema e construir uma foto em cima dele. E as músicas davam margem a várias interpretações. Não achei que restringiam. Mas é apenas uma opinião pessoal. Acho que deve ser feito o que for melhor e mais viável para todos os foristas.

Eu estive ausente do fórum por um bom tempo devido ao trabalho. Nem tenho fotografado por absoluta falta de tempo. Mas acho o concurso muito legal, e como disseram em algum post aqui, as letras do Chico Buarque permitem diversas ideias e interpretações. Eu particularmente nunca participei, pois fico inibida. Mas seria bom continuar o concurso.

Bom eu não recebi MP nem e-mail, quando vi o concurso já estava na terceira etapa, mas como sou novo no forum, e estou ainda conhecendo, porque e aqui tudo é muito segmentado.

Sim a idéia de construir uma foto em cima de um texto é bem legal, mas dependendo da “coisa”, essa construção pode ser bem cansativa.

O mundo gira, os gostos se transformam, os jovens de hoje gostam de Justin beiber e Lady Gaga. Para mim, a Madona e o Chico Buarque estão caminhando para uma prateleira nos museus. Estão virando história, sim uma linda história, mas é história.

Quando se misturam as artes, principalmente musica com fotografia, é preciso perceber que a musica segrega, porque existem épocas, movimentos musicais, gerações, influências, gosto musical. Tem gente que gosta de um tipo musical ou de outro, mas esse mesmo indivíduo não suporta muitos outros. A musica segrega ela não é “tão universal” como a fotografia. A musica demanda um entendimento lento, meche com outros sentidos, a fotografia é instantânea, imediata.

Então se o indivídua não gosta, ou não encontra atração pela musica e sua poesia, pode acabar em a musica levando junto o interesse pela fotografia.

Outra coisa, a letra da musica é cantada, interpretada, depende da entonação, da emoção do cantor para o seu mais fácil e rápido entendimento. É muito difícil ler uma letra que não me lembro ou que eu nunca vi, e entender plenamente o que essa letra quer dizer. Sem a entonação da palavra cantada, recitada, com suas paradas, o sentido pode mudar completamente. Isso pode nos obrigar a ouvir a música que não gosto.

Por exemplo, para tentar entender o que significava a musica da 4ª etapa, eu levei mais de uma hora pesquisando, e só consegui chegar a uma conclusão depois que ouvi a mesma musica cantada por vários interpretes, e de ler algumas analises que encontrei por ai.
E depois de perder tanto tempo, só para entender o “tema” fiquei cansado, e sem o tesão para a fotografia. O tempo (leia-se paciência, dedicação antes de ficar cansado) que eu poderia ter aproveitado para pensar na fotografia, na criação da foto em si, gastei tentando entender a letra.

Reparando em mais um fato, pense bem, se tudo tivesse sido fácil penso que haveriam centenas de pessoas participando do concurso, mas acho que não foi o caso.

Por favor não recebam o meu feedback como uma critica destrutiva. Estou dedicando o meu tempo aqui, porque, é assim que eu gostaria que meus clientes se relacionem comigo. É conversando que praticamos as idéias e promovemos o entendimento. Obviamente que se eu não tivesse interesse de ficar por aqui, eu nem teria me empenhado em opinar.

Grande abraço a todos!

Acho que seu pensamento é válido, Lindsay e concordo contigo em algumas coisas. Acho que só não concordo muito quando diz que a fotografia é imediata e instantânea. Acho que na fotografia também há estilos variados e interpretações diversas. E é legal pensar o fazer fotográfico. Lembrei da frase do Ansel Adams: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”. Então essas diferenças pessoais, não só na área musical, estarão sempre presentes em nossa forma de fotografar. E acredito que quando fotografamos, algumas vezes também somos levados por sentimentos e coisas que nos incomodam ou que não gostamos.
Concordo que realmente nos dias de hoje as pessoas querem tudo com uma maior facilidade. E o que achei interessante no concurso foi justamente esse contraponto. Das 5 etapas que houve, participei de 4. Pra mim, foi um exercício de criatividade. Não foi uma tarefa muito fácil. Mas acho bom sair da zona de conforto de vez em quando. Algumas vezes fiz como você. Pesquisei sobre as músicas na net e tive que ouvi-las várias vezes pra tentar perceber a variedade de significados que elas poderiam ter. Em cada tema, pensei em diferentes tipos de fotos. E me frustrei ao perceber que era limitada, pois não consegui colocar algumas ideias em prática. Avaliei como um exercício de autoconhecimento também. Descobri um pouco o que podia e o que não podia fazer. Mas ainda não desisti de algumas fotos que estão aqui na minha cabeça. Agora, só depende de mim buscar o conhecimento e os meios de fazê-las.
Acho que se o concurso fosse sobre temas mais simples e comuns, talvez eu tivesse sido bem menos criativa. Mas aí é só minha experiência pessoal. Achei que poderia ser válido colocar aqui. Uma pena que o concurso não tenha dado certo da forma que foi pensado. Apesar disso, acho que as regras podem ser repensadas e as sugestões que foram dadas por todos aqui são bem válidas para aprimorar o concurso. Já até tinha expressado minha opinião para os moderadores antes.

Ah, faço coro com o pessoal para que o concurso possa prosseguir. :smiley:
Como o MF está de cara nova, será se não haveria a possibilidade de criar um newsletter? Uma das suas utilidades seria comunicar os usuários cada vez que fosse aberta uma etapa.

Eu acho que toda divulgação é válida, mas não acredito que tenha sido esse o motivo do concurso não ter mais participantes. Eu acho que foi preguiça, mesmo. (IMHO)

Um formato que pode dar certo, é alterar a forma de disputa, com temas variáveis a cada mês, porém com participantes fixos. Aqui mesmo, temos várias pessoas que gostariam que o concurso seguisse em frente. Basta que cada um se comprometa a participar de todas as rodadas. Seria mais um campeonato do que um concurso.

Seja lá como optarem por prosseguir, e eu espero que realmente façam isso. Me comprometo a participar das próximas etapas.

Abraço,

Não sei se daria certo com participantes fixos. Acabaria que o concurso ficaria dependente de algumas pessoas. Tenho a impressão que inibiria algumas pessoas. Pelo que entendi, novos foristas não teriam como participar.

Você entendeu bem, Aria.

É isso mesmo. Um numero fixo de participantes, durante o ano todo ou resto dele. Como se fosse um desafio a longo prazo.

Mas é só uma ideia… Ruim, pelo jeito… hehehehe…

É, então não curti não…rsrs. Desculpe minha grossa sinceridade.
É que acho que novos foristas poderiam se sentir excluídos.

Não se preocupe, Aria. Aprecio conversas sinceras! :ok:

Não entendi como grosseria, não! Aliás, prefiro SEMPRE opiniões sinceras, porque é assim que me expresso também! Mesmo que as vezes eu corra o risco de ser mal interpretado! :fight:

:smiley:

Toda vez que saia uma nova Etapa, eu falava beleza vou participar ai tinha que interpretar uma música do Chico Buarque, que eu particularmente não gosto (NADA CONTRA EM GENTE), com umas letras extensas, na boa brochava na hora.

:dizzy_face: :dizzy_face: :dizzy_face: :dizzy_face:

Acho que se simplificassem o formato talvez a galera participasse mais, ou classificando os desafios por níveis (baixo, médio e alto), sei lá.

Abs,

Ricardo

Bom eu penso assim , e acho que até muitos vão concordar. Um tema muito simples pode proporcionar fotos maravilhosas. Não existe ligação no fato de que um tema muito simples (que até pode parecer “bobo”), vai estar diretamente ligado a fotos ruins, ou pouco interessantes. O segredo dessa relação está na cabeça dos compositores (fotográficos).

Vejam o exemplo do Challenges : Digital Photography Review. Mais tarde vou colocar alguns exemplos aqui.

Mas não acho que temas simples não rendam boas fotos. Acho que qualquer tema pode render uma boa foto. Vai depender da criatividade e conhecimento de cada fotógrafo. Só quis dizer que temais que não sejam tão simples são bons para exercitar a criatividade e que sair da zona de conforto é uma forma de aumentar o conhecimento e crescer. Apenas coloquei minha experiência de fotografar para o concurso. Apesar disso, acho que os temas do concurso nem eram tão complexos assim. Um exemplo foi a segunda etapa mesmo, que era sobre a música História de uma gata. A letra da música possibilitava que fosse feita a foto de um gato. Isso não me parece algo tão difícil de fazer e ainda assim a participação foi pequena. Acho que, na verdade, a galera estava esperando temas em que pudessem simplesmente usar uma foto que já tinham. Também acho que muita gente também não deve ter participado por falta de tempo também, até cheguei a comentar isso com a moderação. Mas acredito que também havia pessoas que podiam participar e que não participaram porque queriam usar uma foto que já tivessem. Nesse sentido, acho que para que o concurso seja aprimorado e que evolua, é necessário que não só o formato e algumas regras sejam revistas, mas que os participantes também tenham um senso crítico com relação a si mesmos.

Pode ser Aria…

Bom para não complicar muito, e depois da opinião pessoal que deixamos aqui, que bom seria se a moderação que retomasse o concurso, e porque não fazer isso agora mesmo, mas escolhendo o tema diretamente, penso que se for algo aparentemente fácil e intuitivo, vai ficar mais atraente e trazer mais participantes.

Quando uma foto estiver do lado da outra fica, vai ficar evidente qual é melhor, e possivelmente quando as 3 escolhidas para votação forem publicadas, os que ficaram de fora na pre-seleção, vão perceber o diferencial de qualidade. No final das contas o concurso prestou para melhorar e evoluir o conhecimento fotográfico meu e dos colegas.

Abraços!

Pessoal, com essa mudança no layout do fórum estamos dando prioridade para isso. O concurso não ficou esquecido não. Mas não é simplesmente colocar os novos temas e pronto. Temos que analisar as regras se é necessário ou não ter mudanças, definir novas datas, não é tão simples assim. Para isso precisamos de tempo, as decisões englobam todos os moderadores, um moderador não toma uma decisão sozinho, sem antes consultar os demais. O assunto em questão esta sendo discutido com a moderação. Só pedimos um pouco de paciência…

:wink: :ok:

Acredito que seja meio complicado mudar as regras no meio do jogo mesmo, elis.
Como sou intrometida mesmo, vou dar umas sugestões. Uma seria a de acabar com a obrigatoriedade de votar em 2 fotos. Com relação aos temas, pra não mudar muito o andamento do concurso desse ano, acredito que seria mais interessante escolher músicas do Chico Buarque que fossem mais conhecidas. Outra coisa que poderia chamar mais a participação dos foristas, seria, no mês anterior, os moderadores listarem umas 5 músicas e colocarem em votação para que os foristas decidam o tema. Tenho a impressão que não são coisas muito difíceis de serem alteradas.
Só ideias mesmo, com a sincera intenção de ajudar.