Ruido do ISO da Sony A37

Bom dia a Todos,
Adquiri uma A37 na black friday e estou começando a brincar com a câmera e me entender com ela.
Mas como tenho só a lente kit e o flash pop-up eu uso ISO’s mais altos para tirar fotos noturnas e com baixa iluminação.
Essa semana estava tirando algumas fotos e usando ISO 800 e notei o ruído alto e distorções nas cores, gostaria de saber se tem algo que possa fazer para reduzir o ruído, seja na câmera ou no lightroom, ou se terei que usar apenas isos mais baixos.
Nessa foto notei alguns pontos em vermelho na blusa azul do menino além do ruido alto.

Vitor,

Este tipo de análise exige visualizar a foto em 100%. Como este tamanho não pode ser postado no fórum, um link para a imagem seria bastante interessante :slight_smile:

Boa tarde DMZamora,
Segue abaixo a foto no meu flickr, caso ainda não de para visualizar eu posto no imageshack
Imgur

Vitor, não vi nada de anormal na quantidade de ruído para ISO 800.

A blusa do garoto de fato está estranha, mas repare que a mesma coisa acontece com o reflexo dela na mesa. Note que os únicos pontos da blusa que não apresentam os padrões rosados estão diretamente abaixo das abas da gola, o que levanta a suspeita que pode ter havido influência de alguma luz do ambiente, principalmente se era fluorescente.

Bela foto, que momento.

De fato tem um ‘ruído de cor’. Pode ser corrigido, em maior ou menor grau, dependendo do software e da técnica utilizados. Pode-se usar o Lightroom, DXO, Photoshop (Reduce Camera Noise in 3 Easy Photoshop Steps), ou qualquer outro programa que tenha essa ferramenta; ou ainda, que possua um ajuste automático de perfil (lentes + câmeras).

Caso tenha dificuldades no pós, uma alternativa é ‘evitar’ ISOs maiores. Em ISO 800, muitas câmeras já apresentam ruídos consideráveis.