Bom, na cidade onde eu morava, na época, não tinha nada disso. Apenas a impressão básica de fotografias.
Na verdade a compra dessa impressora fez parte de um processo de evolução e interesse em certos aspectos da fotografia. Eu já tinha equipamento para calibrar e perfilar monitor e impressora antes de comprar essa Epson.
Usava no monitor que tinha e em uma simples impressora jato de tinta. A questão é acabei gostei muito do assunto sobre gerenciamento de cores.
Na época eu estava muito impressionado vendo os vídeos do Michael Reichmann e do Jeff Schewe do Luminous Landscape sobre impressões e até mesmo o fato deles discutirem fotografia através de fotos impressas, normalmente A3, usando esse tipo de impressora.
Pesquisando mais sobre o assunto percebi que existia um universo muito maior do que apenas impressão em papel brilhante, semi-brilhante ou fosco. Temos papéis de fibra de algodão, arroz, bambu, diferentes coatings, diferentes texturas, diferentes tonalidades (mais amarelado ou mais branco). Com isso eu já estava fisgado.
E isso foi muito legal no meu processo de pensar a fotografia, pois, passei a pensar em um processo completo: captura, edição e impressão.
O negócio foi tão doido que fiz meu mestrado, em processamento digital de imagem, trabalhando com marca d’água digital invisível a olho nú para proteção de direito autoral em imagens coloridas. E um dos testes de robustez da marca d’água aplicada a imagem era sobreviver a um ciclo de impressão e digitalização. E com isso consegui estudar um pouco mais de gerenciamento de cores.
Isso é verdade. Quando eu dava aula, em um curso de Graduação em Fotografia, um dos exercícios que fazia com os alunos era passar aqueles targets para teste de impressão e pedir p/ cada aluno imprimir 1 em algum lugar. Depois, reunia com a turma e coloca todos os targets em cima da mesa. O pessoal ficava impressionado como o resultado das impressões eram diferentes. E alguns eram mais impressionantes ainda pela baixa qualidade do papel.
Eu, obviamente, tô meio por fora de preços e locais de impressão. :assobi:
As opções de papéis que existem no grande varejo são mínimas e dificilmente vai ter algo maior que A4 ou carta.
Tinta e papel específico para impressão fineart só em fornecedores específicos.
Mas, vou ter falar, não tem nada mais legal do que pegar na mão uma impressão, no formato A3+ ou A2, em papel Rag ou Baryta (com gramatura de 310g) de uma foto de sua autoria e ver os detalhes. É outra experiência. E é uma experiência que eu recomendo para todo mundo.
A única coisa que não gosto na minha impressora é que não permite imprimir em Canvas Até dá, mas, é meio uma gambiarra. :ponder: