Sobre o depois da captura, impressões e o que fazer

Já ouvi de fotógrafos que imprimir as fotos que tiramos é uma boa prática para avaliar e evoluir na fotografia. Como me considero um eterno iniciante no assunto, ainda não adotei esta prática, apesar de entender que é válida. De um tempo pra cá tenho tido vontade de experimentar isso.

Como vocês lidam com fazem? Imprimem suas melhores fotos para vocês mesmos avaliarem?

Eu imprimo. Em 2010 comprei um Epson 3880 (imprimi até A2), que uso até hoje. Estudei e comprei equipamentos para calibrar e perfilar monitor e impressora.

Com isso testei formatos diferentes, papéis diferentes. Versão colorida vs preto e branco de fotos. Montei alguns para a família ver fotos e algumas outras coloquei na parede de casa (13 quadros até o momento).

É muito legal.

O único problema de ter uma impressora desse porte (a que eu tenho é considerada pequena) é o custo do papel e tinta. Visto que tudo depende da cotação de dólar. Não está fácil manter suprimentos.

Entendi, sem dúvida uma impressora como essa dá uma liberdade de trabalho enorme a um preço a pagar. Antes de comprar ela, você imprimia em algum local? Na internet existem vários locais até baratos onde imprimem fotos, mas a maioria infelizmente tem baixa qualidade.

Se alguém tiver dicas de algum lugar que tem boa qualidade e bom preço, compartilha com o fórum, vai ser legal.

Sobre os insumos (papel e tinta), encontram-se facilmente nos grandes varejistas ou ficam restritos ao fornecedor da marca da impressora ou vendedores específicos?

De vez em quando eu faço uma “prova de contato” digital quando quero refinar algum aspecto, pois nunca me dei bem com o perfil de cor da minha impressora, e também nunca fiz questão de resolver.

Mas o que gosto mesmo é de imprimir algumas fotos e colocar na parede. Daí, de vez em quando eu olho, e acho uma porcaria, e acho que tenho coisa melhor. Daí eu pego fotos mais recentes e boto no lugar. Mas as velhas raramente vão pra uma pasta, normalmente vão pro lixo.

Bom, na cidade onde eu morava, na época, não tinha nada disso. Apenas a impressão básica de fotografias.

Na verdade a compra dessa impressora fez parte de um processo de evolução e interesse em certos aspectos da fotografia. Eu já tinha equipamento para calibrar e perfilar monitor e impressora antes de comprar essa Epson.

Usava no monitor que tinha e em uma simples impressora jato de tinta. A questão é acabei gostei muito do assunto sobre gerenciamento de cores.

Na época eu estava muito impressionado vendo os vídeos do Michael Reichmann e do Jeff Schewe do Luminous Landscape sobre impressões e até mesmo o fato deles discutirem fotografia através de fotos impressas, normalmente A3, usando esse tipo de impressora.

Pesquisando mais sobre o assunto percebi que existia um universo muito maior do que apenas impressão em papel brilhante, semi-brilhante ou fosco. Temos papéis de fibra de algodão, arroz, bambu, diferentes coatings, diferentes texturas, diferentes tonalidades (mais amarelado ou mais branco). Com isso eu já estava fisgado.

E isso foi muito legal no meu processo de pensar a fotografia, pois, passei a pensar em um processo completo: captura, edição e impressão.

O negócio foi tão doido que fiz meu mestrado, em processamento digital de imagem, trabalhando com marca d’água digital invisível a olho nú para proteção de direito autoral em imagens coloridas. E um dos testes de robustez da marca d’água aplicada a imagem era sobreviver a um ciclo de impressão e digitalização. E com isso consegui estudar um pouco mais de gerenciamento de cores. :slight_smile:

Isso é verdade. Quando eu dava aula, em um curso de Graduação em Fotografia, um dos exercícios que fazia com os alunos era passar aqueles targets para teste de impressão e pedir p/ cada aluno imprimir 1 em algum lugar. Depois, reunia com a turma e coloca todos os targets em cima da mesa. O pessoal ficava impressionado como o resultado das impressões eram diferentes. E alguns eram mais impressionantes ainda pela baixa qualidade do papel.

Eu, obviamente, tô meio por fora de preços e locais de impressão. :assobi:

As opções de papéis que existem no grande varejo são mínimas e dificilmente vai ter algo maior que A4 ou carta.

Tinta e papel específico para impressão fineart só em fornecedores específicos.

Mas, vou ter falar, não tem nada mais legal do que pegar na mão uma impressão, no formato A3+ ou A2, em papel Rag ou Baryta (com gramatura de 310g) de uma foto de sua autoria e ver os detalhes. :ok: É outra experiência. E é uma experiência que eu recomendo para todo mundo. :smiley:

A única coisa que não gosto na minha impressora é que não permite imprimir em Canvas Até dá, mas, é meio uma gambiarra. :ponder:

Por isso que eu faço os meus. :assobi:

Isso eu tb gosto. :ok:

Aqui em casa tenho 13 quadros na parede com fotos feitas por mim e pela minha esposa e todas impressas pessoalmente. :smiley: :smiley:

Local mais nobre de uma foto é o quadro. Sempre brinco “parede com quadros contam histórias”

Sempre brinco "parede com quadros contam histórias"

Pura verdade!