Tem alguma alternativa barata ao Zoom H1N?

Tive o Zoom H4 que era um pouco exagerado em recursos para meu uso (gravar vídeos no Youtube no meu blog de corrida).
Depois achei no Aliexpress um H1N por quase a metade do preço e acabei pegando, veio sem tributação. No entanto, ainda tenho para mim que algo ainda mais simples poderia resolver o meu problema de áudio, afinal as Canon (minha é uma M50) tem o pré amplificador bem fraquinho, demandando ou uma gravação externa ou a amplificação do gravador.

No geral acho meio chato ter que sincronizar o áudio com o vídeo na pós… será que já não bolaram uma solução mais simples para isso?

O pessoal falava do microfone Rode Wireless Go, que hoje em dia tem um sistema que é cópia mas por um preço mais em conta que é o Synco G1… não estou muito atualizado nas novidades mas será que não tem algum caso similar á esse mas só que no caso com o gravador Zoom H1N? Ou mesmo será que usando o tal do Synco G1 direto na Câmera já não ficaria bom?

Se o pré da câmera não é bom, qualquer coisa que conectar ali vai sofrer. A melhor solução é gravar externo mesmo. Os softwares mais novos sincronizam o áudio sozinho, você não precisa fazer praticamente nada.

E a M50 é a queridinha dos vloguers, será que aquele microfone em cima da sapata amplifica?

E segundo a internet o pré amplificador ela é bom:

estou meio desatualizado, mas os gravadores que eram parecidos anos atrás:

Roland R-05
Zoom H1N
Tascam DR-05
Sony PCM-M10

acho que é trocar seis por meia duzia

Eu já vi no YouTube algumas pessoas usando esses gravadores como pré-amp para câmeras. Usando o próprio microfone ou outro conectado no gravador.

Mas ai precisa testar p/ ajustar os ganhos. Eu nunca testei.

Mas no geral a idéia é baixar o máximo possível a ajuste de mic na câmera e fazer os ajustes no gravador externo.

DaVinci Resolve é gratuito e sincroniza áudio e vídeo automáticamente.
No YouTube tem tutorial mostrando onde fica essa funcionalidade.

O H1n tem um funcionalidade que envia um sinal sonoro pra câmera pra você regular o ganho de acordo com a sensibilidade da câmera, daí depois de ajustar corretamente pra sua câmera, só precisa mexer no H1n, pois os dois vão estar sincronizados e o sinal que o H1n receber vai ser o mesmo da câmera.

E você está correto, o ideal é deixar o ganho da câmera no mínimo possível e usar o ganho do H1n.

é eu faço isso… quando estou perto da câmera coloco o microfone com pouco ganho na entrada e tento deixar mais próximo da boca o possível para não captar o ruído externo. Daí conecto a saída do Zoom com o volume no máximo na entrada da câmera com o menor ganho que as barras não estourem. Nesse caso não gravo o som no Zoom.

Daí quando estou mais longe da camera eu acabo gravando no Zoom mesmo e junto no Premiere, mas meio que enche saco pq tem que ficar sincronizando o audio de cada take, achar o arquivo certo na pasta e as vezes dá pau e perde o arquivo do gravador, aí fica só com o audio da câmera… enfim nenhum solução que tenho atual é prática.

Estou cogitando de vender o Zoom com o dinheiro comprar um microfone desses Synco sem fio e ligar direto na câmera, fazendo aquele esquema de botar a saída do microfone no volume máximo. Se isso der certo, já sai o audio pronto da câmera.

Não conhecia alguns desses hein… o Roland Sony, mas parece que são mais difíceis de achar hoje em dia.

se vc quer um micrifoninho de lapela baratinho, tem o Boya BY-M1, boa qualidade de áudio para o valor ínfimo que custa:

Conecta ele no seu gravador ou usa o celular como gravador, ou direto na câmera. Ideal para quem esta parado ou se movimenta pouco

a versão pro com umas cosinhas a mais:

BOYA BY-M1 Pro

não consegui entender direito o que vc deseja saber, qual a sua duvida???

Queria me inteirar das opções no mercado…
Algumas vezes algo mais simples resolve a demanda com menos complicações.

Legal que não conhecia alguns desses modelos, tipo o Roland e o Sony.
É importante conversar pois as vezes estou tentando resolver o problema com um recurso (microfone + gravador), mas na verdade bastaria algo mais simples como somente um microfone mesmo.

Então Fernando, mas vc sabe que o microfone sofre do fenômeno de proximidade.
Então difícil encontrar algum que seja eficiente pra qq situação. Penso que o H1n é ótimo pq ele é pequeno e móvel se adequando facilmente a uma variedade de situações.

Exatamente na questão da proximidade… me passou trocar o Zoom H1N por um Synco G1 que é aquele microfone sem fio, com isso ligar ele como lapela deixar ele com ganho do microfone baixo pegando bem próximo da boca para não captar a ambiência, no outro lado conectado á câmera ligado com o volume máximo (se tiver essa função). No caso eu não estaria gravando mas somente alimentando o áudio da câmera. A hipótese é que se tiver essa função de configuração de ganho de entrada e volume de saída, consigo captar melhor a voz diretamente na câmera. Além disso, também teria a possibilidade de usar uma outra microfonação caso fosse necessário… Tenho o BY M1, um mini Shotgun Arcano Triny (clone do Rode Video Micro) e um Yoga HT-81.

O receiver do Sync G1 tem ajuste de ganho:


Outra coisa, pesquisei sobre esse sistema a um tempo atrás e se não me engano o conjunto G1(A1) não é compatível com o G1(A2). Caso deseje expandir depois. Mas precisa confirmar essa informação.

bom saber.

Quanto a compatibilidade e expansão… não vejo necessidade, pelo menos para meu uso atual.