Tesourinha

Não sei porque mas meu post original desta foto evaporou da noite pro dia…

Tempo: 1/1250
Abertura: f/6.3
ISO: 125
Dist. Focal: 100mm
Sem flash
Nublado

Vamos ver se agora da certo… :ok:

Bela tesoura, mas uma só??? e aquele ditado que uma andorinha só não faz verão??? :smiley: :smiley: aqueles galhos a direita incomodam…

CP2.2. O autor não poderá replicar os comentários e sugestões postados.
CP2.2.1. O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho.

mto ruído…

Houve crop forte??

Original:

http://lh6.ggpht.com/_IpmWaEtjFoM/TOvb5lfMHhI/AAAAAAAAAZk/gDgoNc3hgIY/s640/DSC03058.JPG

Kong,
Positivo: a luz da cena, o foco correto na ave.
Negativo: o corte não ficou bom tanto porque acentuou o ruído (quase imperceptível na imagem original) como também porque deixou a direita da foto muito vazia, sem interesse e portanto desnecessária. E as flores da esquerda cortadas també me incomodam. Talvez ficasse melhor um recorte menor do original que deixasse a ave na linha do terço esquerdo.
Obs: para ajudar na composição de fotos com aves vale a pena visitar o site www.wikiaves.com.br
Abcs

A original ta bem melhor.

  • Idem !!!

Idem denovo!

Vc isolou mais o seu tema depois do crop e usou o terço para recompor o passarinho. Valeu a intenção. Algumas cosas icomodam: Aparecimento de ruído certamente, mas o fundo está um pouco sujo, ppte o poste branco que, por infelicidade é o mesmo branco do objeto. Também a cor tá meio sem graça embora seja a natural do passarinho. Talvez um flash de enchimento (bem possível já que vc usou 100 mm e a distância não é grande)poderia melhorar um pouco a luz.
Um abraço.

Eu arriscaria um crop vertical. Não resolveria o problema do ruido, mas acredito que ajudaria na composição. Gostaria de saber se posso colocar minha sugestão usando a imagem do autor. Se for o caso, posso também enviar diretamente pra ele em msg privada. Senão vira outra avaliação

Pode editar a minha foto, não tenho nada contra :ok: (se as regras permitirem, poste aqui mesmo pra todo mundo ver…)

Acho que não vai ter problema. Se tiver, os moderadores me desculpem e por favor deletem a foto.
Mantive a mesma proporção da foto original. Apenas coloquei o crop na vertical.

http://img28.imageshack.us/img28/3627/semttulo1rb.jpg

Pessoal, voces querem dar um crop na foto pra que? O passaro esta bem visivel na original. Se cropar terao que escolher ou a falta de nitidez ou o ruido. Nesse caso, qualquer um dos dois sera um pessima escolha.

Concordo.

Fui bem claro que o crop por mim feito não resolveria o problema de ruído. A questão levantada é a de composição do crop em relação ao crop que foi apresentado para avaliação pelo autor. Nessa situação, acredito que o vertical valoriza mais a foto, pois não tem todo aquele vazio à esquerda, as flores não estão cortadas e a verticalidade das flores remanescentes contrapõe um pouco ao poste que está bem atrás do pássaro.

Entendo que a idéia aqui não é necessariamente “salvar” a foto de alguém posta, mas apresentar um ponto de vista diferente através de palavras ou não. Se o autor achar pertinente, pois a decisão sempre será dele, poderá aproveitar aquilo que achar válido em suas próximas fotos. :ok:

Agora que vi, tentei essa edição baseado na primeira e não na original. Tem como vc mandar a original (RAW) em tamanho maior?
Acho que se vc me enviar o RAW eu consigo tirar bastante esse ruído, afinal com uma Sony H-50 a gente aprende a se virar pra sair alguma coisa.

http://img87.imageshack.us/img87/638/tesourinha.jpg

Acho que Crop poderia ser assim:

http://img574.imageshack.us/img574/571/tesourinhaocrop.jpg

No original (RAW) acho que conseguiria uma textura avermelhada bem bonita desse tronco à direita. Ai teriamos dois motivos o que melhoraria a composição.

Você não informou o modelo da câmera e lente. Conseguiu um bom bokeh a 100mm x f/6.3.
Esses 100mm são equivalentes (35mm)?

Camera DSC-HX1, Lente fixa, equivalente 35mm. Acho que dei sorte porque a cerca estava a uns 2m da ave(dai o bokeh). A original é em .JPEG