Tinta corante é confiavel?

O PET brilho deixa a foto quase molhada e sim deixa isto evidente, pra quem gosta é um prato cheio . A laminação PET fosco fica muito bom, uma vez um colega ligou para perguntar se o álbum não estava laminado, ele acreditava que não por tão sutil

De laminadora, já tive a Gazela, mais ou menos igual a esta modelo, AC 20.35.80 ai fiquei meio estressado com o esquema de manutenção e comprei uma Royal, que mesmo sendo importada tenho maior facilidade de manutenção e como ela é de rolos com aquecimento interno, fica muuuuito bom a diferença pode ser vista a olho nu.

O modelo que está vendo, lamina BOPP? Ele só vem em bobina

Antes de comprar, verifique isto

então o modelo que vi é a plastificadora Yt-320 em tese lamina (plastifica) só em polaseal mas vi alguns vídeos no youtube que o pessoal corta o BOPP e lamina ele na plastificadora. como meu objetivo primeiramente é laminar pouca coisa apenas para oferecer um plus pra quem quiser acredito que seria um caminho, pois esta custa 300 reais contra algo em torno de 2600 da gazela.

essa Royal que vc diz já fica mais cara ainda, quando você diz que e visível a diferença da laminação, realmente tem diferença grande de qualidade entre uma e outra? digamos o cliente perceberia ou apenas os olhos mais aguçados?

Difícil dizer se vai notar a diferença ou não no BOPP laminado neste tipo de processo

A tensão do filme neste caso é minima, por isso existe uma grande possibilidade de dar certo sim, mas eu, euzinho tenho um pouco de bode de gambiarra, sou desajeitado em excesso pra confiar em minhas habilidades por isso apelo pro sistêmico.

No caso da Gazela que troquei foi mais pela largura do rolo, uma era de 35 cm e esta é de 64 cm e a manutenção. Fiquei mais de um mês aguardando conserto da maquina, pela politica de envio através de revenda. Eles mudaram depois

Na hora de trocar por uma maior, o revendedor deles fez aquela pressão “só pra hoje” e eu comprei de outro pra revenda enfiar esta postura no rabo deles

Resumindo: tenta na gambi mesmo, afinal o investimento não é tão alto e se a perda e resultado forem insatisfatório vc passa pro plano “B”.

Tenha um plano “B” :smiley:

acabei comprando a plastificadora “china” mesmo, com um medidor analógico de temperatura e laminação a frio e a quente. acho que vai dar pra brincar.

Total da brincadeira:
Plastificadora: 279,00 / 12x sem juros.
Bobinas BOPP (200mts brilho e 200 mts fosco): 120,00 em 12x sem juros.

Uma dúvida agora é quanto ao uso daqueles protetores térmicos, vi que muita gente usa eles para evitar derreter o plástico quando não sabe usar direito e para BOPP que é mais frágil do que o polaseal, é isso mesmo?

Será que precisa realmente ou uma folha de cartolina ou sulfite resolve e dá uma segurança de boa?

Medidor analógico ou digital da na mesma, ambos são 0 e 1, nenhum deles funciona como um controlador inteligente, tipo ar condicionado inverter

Referente ao sulfite ou cartolina, eu testaria os dois pra ver qual dá mais certo

Esses protetores de rolo não podem dobrar ou ter vicos pra não espelhar na foto

Já que tá gastando, compra álcool isopropílico pra limpar os rolos siliconados

Opa álcool eu já tenho pra limpar as lentes. Indica o álcool pra limpeza geral tipo uma vez por semana ou mais vezes?

Se proteger direitinho os rolos siliconado, 1x mes :ok:

Boa tarde srs.

Hoje chegou o Rolo de BOPP que comprei juntamente com a Plastificadora. Como havia dito comprei a plastificadora mais barata do ML e o BOPP comprei um rolo Brilho e um Fosco.

Agora vem as dúvidas.

Spositom se puder dar uma ajuda novamente =).

O BOPP brilho deixou as fotos muito bonitas, não saturou tanto quanto o verniz spray e deu um acabamento mais liquido, imagino que o PET PE Brilhante deixaria ainda mais bonita, mas para meu uso está ótimo.

Já o BOPP fosco, aparentemente matou a cor da foto, parece que deixou ela mais acinzentada, as cores vivas tipo o vermelho de roupas e o azul do céu ficaram muito ofuscadas. Com o Verniz spray fosco não ocorreu isso, não alterou as cores.

Minha pergunta é realmente isso? ou o BOPP que comprei não é dos melhores?

Aí me veio a curiosidade será que existe uma laminação Luster? kkkkk e achei o tópico no qual o Spositom comentou também… Laminação Luster

Agora fico na dúvida, existe algum material de laminação que deixe um acabamento parecido com Luster, ou algum material de laminação que seja semi brilho por exemplo?

O BOPP brilhante é lindo mas para colocar um quadro empastado em panamá na parede acho que pela parede ser fosca o brilho não fica um acabamento bonito.

Enfim, só para complementar o tópico, Para poucos trabalhos uma simples plastificadora funciona perfeitamente laminei A4 sem qualquer enrugamento ou falha.

Que bom que deu tudo certo :ok:

Vamos lá: honestamente não sei da qualidade do bopp, mas ela interfere sim um pouco nas cores dá uma roubadinha de magenta. Referente a fornecedor eu sempre compro da book express, com o Daniel. Ele distribui Prolan e por uma coincidência incrível já prestei assistência técnica nesta empresa e conheço a seriedade e idoneidade dela

To na mesma ainda, nunca vi acabamento luster mas o PET fosco é muito bom. Fiz um álbum pra um colega e ele me questionou sobre a laminação, se tinha aplicado no álbum dele. Expliquei que sim e ele ficou bem impressionado com a qualidade

Tem um outro acabamento, velvet que dá uma textura diferente pro laminado. Este material é um pouco mais caro, mas se precisar de alguma coisa pra testar e verificar o resultado, me manda uma msg privada

Abs

Legal spositom. Tô te mandando MP.

Só comentando antes. Cheguei em casa agora e fiz mais alguns testes com o bopp fosco. Acredito que tive dois problemas na foto de hoje cedo. Ela era meia opaca já de início. E estava com um tratamento ruim.
Fiz alguns outros testes agora com algumas fotos que já havia feito o empastamento e sim muda um pouco mas não fica nada feio. Achei até que ficou com um charme diferente.
Então com o bopp estou satisfeito tanto com o brilhante para lembranças e imãs por exemplo e para os quadros de parede com BOPP fosco de um lado ficou ótimo tb. Satisfeito com minha gambiarra aqui kkkk.

Sposintom tô te mandando uma MP sobre o velvet.

Vlw.

Qual tem mais qualidade, a corante ou pigmentada?

Pigmento.

Depende.

Tenho impressões com tinta corante Epson Durabrite originais que tem mais de dez anos e estão perfeitas.

A maioria das tintas de corante de terceiros são um lixo total. Nessa categoria as pigmentadas são melhores.

Resumindo, depende de quanto estiver disposto a pagar tanto na tinta quanto no papel.

Pela minha experiência a qualidade do papel importa. Mas a forma de armazenar as impressões são fundamentais. Se for emoldurar coloque vidro. Se for pra portfolio deixe em uma pasta.
Uma foto que dei para o meu pai, que ele deixou exposta na bancada, está hoje passado dois anos muito desbotada. Tintas corantes canon originais e papel chines. Talvez com papel original canon melhorasse? É possível. Porque influencia muito a acidez do papel. (Por isso que o melhor é o algodão que é o branco natural, sem quimica.)

Mas tenho fotografias que estão com as mesmas cores desde que imprimi usando esse mesmo papel chines. Isso porque eu armazenei em uma pasta. Tenho também emoldurado fotos com vidro que fiz. Tanto com papeis canon quanto esse similares. E estão perfeitas. Todas usando tinta corante. Então são varios fatores que podem influenciar.

Numa extremidade de maxima preservação: tinta pigmentada, papel algodão emoldurada com vidro. Os entendidos falam que é preciso até mesmo afastar a foto do vidro, dando um pequeno espaçamento para não colarem um no outro. Porque com o tempo pode haver desgaste. Eu já vi portas retratos de 50 60 anos atrás que as fotos estavam totalmente coladas ao vidro. Não havia como tirar-la sem rasgar a imagem.

Na outra extremidade, tinta corantes e papel vagabundos. Deixar ao léu.

Mas há todo um meio termo que dá pra ser feliz (e o seu cliente também). Pode durar 10, 20, 30 anos. E tá muito bom.

Totalmente correto !

Trabalho com moldura e impressão a algum tempo, todo o material que usa no quadro importa, utilizar um fundo em eucatex vai gerar uma acides muuuuito maior e ataca o papel.

Depois de muito tempo conclui que vai depender do que o cliente quer, por exemplo: tem moldura no mercado livre, tamanho A4 que custa menos de 10 conto comprando um pacotinho de algumas peças, o cara imprime numa laser a 2 conto e tem um monte de quadrinhos a pouco mais de R$10 a peça e tem cliente que exige a melhor montagem, a melhor impressão, etc afinal ele que vai olhar pro quadro o dia inteiro

Olá, desculpem reviver uma questão já exaurida por todos, mas eu estou procurando um meio termo bem especifico. rsrs
Eu tenho uma canon pixma ix6810, não sou fotógrafo, sou arquiteto e uso para imprimir pranchas para as obras. Mas ando querendo imprimir pranchas com artes mais bonitas, com os renders dos clientes e usando algumas fotos compradas em bancos de imagens. Mas não queria usar pigmentada apenas para não entupir a maquina. Existe alguma opção para esses quadros durarem pelo menos uns 2 anos na parede do cliente? Não que o céu seja o limite, mas não me preocupa muito que o custo do produto final suba, só não queria investir em maquinarios diferentes ou trocar da corante. Vi que existe laminação a frio, emoldurar e usar vidro seria padrão, não queria mandar imprimir em gráfica por…motivos. rsrsrs. Queria apenas usar um equipamento que já tenho para poder dar um agrado a mais ao cliente e aproveitar fazer um jaba do projeto. rsrs.
Estou usando os cartuchos originais da canon, mas queria colocar bulk ou cartuchos recarregáveis, para usar tinta original ainda, mas o cartucho está um belo chute no meu bolso perto do refil. rsrs. Ainda estou pesquisando se a cg-190 usada nas megatanks da canon é a mesma coisa que a tinta do cartucho ou se eu deveria ir com alguma outra tinta mais adequeda

Enfim, minha questão é, uso corante, qual papel e qual proteção usar para conseguir uma duração maior dessas pranchas quando expostas? E qual a durabilidade que eu posso esperar em paredes internas?

Se alguém souber dar uma luz, agradeço muito, pq geralmente as respostas são sempre “vai de pigmentada” ou “assim fica muito caro”. rsrss

Olá,

Para ter durabilidade é uma combinação de coisas, o papel, a tinta e quanto de luz a impressão irá receber.

Pelos testes que fiz ao longo de 15-20 anos, as tintas originais sempre se saem bem, seja corante ou pigmentada, mas tem que usar o papel correto. Tintas e papeis baratos invariavelmente dão problemas.

Existem tintas de terceiros de uso profissional que são estupendas, mas são mais caras que as originais.

Infelizmente impressão boa e durável exige insumos mais caros.

Para proteção, existem varias opções, desde vernizes até vidros.

Atualmente só uso tinta corante original da Epson, com papéis Epson, Canon Platinum ou Kodak Ultra (ainda tenho um pequeno estoque). Os da Hahnnemühle são todos bons pra caramba mas são bem caros.

Outra coisa super importante é fazer o perfil do monitor e da impressora corretamente senão sai tudo errado.

Aqui o monitor é calibrado com um XRite I1 e a impressora com o PrintFab com os os papeis/impressora/tinta que uso devidamente calibrados, é caro o investimento mas economiza uma barbaridade ao longo do tempo.

Vamos ver se o Spositom aparece ai pra te dar umas dicas melhores.

cai nesse tópico hoje.

tava vendo que estava imprimindo fotos em 2013, tirando as fotos impressas com a tinta original da epson t50 o resto foi tudo com tinta corante de terceiro, com aqueles bulks instalados e as folhas não eram originais tbm, mas não eram da pior qualidade.

tenho todas as fotos ainda, com as cores certinhas. mas as impressas com tinta de terceiro estão em albuns sem exposição a luz.

pra ajudar não lembro marca da tinta e muito menos da folha, lembro que pesquisei bastante na época, mas não era a mais cara disponível

dependendo a aplicação da pra ser feliz com tinta corante de terceiro :slight_smile:

edit:
numa pesquisa rapida no email, achei a nf, as tinta eram essas abaixo, compradas na fvink