Tripé Manfrotto emperrado!

Ola pessoal! Sou novo aqui, e entrei com o intuito de pedir um socorro para o tripé que herdei do meu pai. É um Manfrotto bem antigo, mas mto bom. Ele sempre funcionou mto bem, mas de uns 3 meses pra cá, as 6 roscas de borracha que giram para aumentar as pernas do tripé estão completamente emperradas. Já borrifei desingripante, oleo singer e ate grafite em pó eu pus, e nada destrava. Ja usei ferramentas como alicate pico de papagaio e chave inglesa, para dar uma forçada, mas tb não adiantou. Alguma solução? Preciso mto dele para por o refletor que uso para fotografar minhas tatuagens. Agradeço desde já.

Água bem quente. Dilata a borracha. Mas se o material deteriorou e expandiu não há muito o que fazer.

Eu consegui “abaixar” a borracha e ter acesso a rosca de metal, justamente para o alicate ter mais firmeza de encaixe e conseguir torcer, mas continua emperrado…

Está girando pra lado certo ou errado???

vc tem girar aquela parte preta ali, não é para girar a parte de alumínio.

a rosca na parte preta solta o tubo interno

Estou girando para o mesmo lado da única rosca que ainda está funcionando… Emperrou mesmo.

Então ou a rosta está amassada ou tem algum detrito nela, aí complica muito.

procura no yt video ensinando técnicas, por ex usando o calor para soltar porcas.

se vc não tiver a ferramenta correta vai detonar tudo, um alicate não serve pra nada, precisa de uma morsa, e uma chave grande para não danificar nem quebra as partes. Procure um mecânico que possa ajudar.

Vi exatamente um video ensinando essa tecnica do calor hoje. Tentei usar um soprador térmico, e chegou até a fazer fumaça, mas nem se mexeu. Fiquei com medo de aquecer demais e quando tentar torcer com o alicate acabar empenando e ferrando tudo… Não sei se deixo mais tempo no calor ou se realmente levo a algum mecânico. Provável que uma chave grande daquelas tipo grifo talvez resolva…

Não custa mais uma tentativa que veio de um flash das minhas aulas de física: tentou aumentar o braço de alavanca da ferramenta, com a peça bem fixada, em um torno, por ex.?

Nao entendi mto bem a pergunta…rs o braço de alavanca de qual ferramenta? (Não tenho torno). Me mudei para um apto pequeno e tive que me desfazer de mtas ferramentas por falta de espaço). O que tentei fazer com a perna do tripé que está presa devido a rosca emperrada foi gira-la, e com um certo esforço(com alicate bico papagaio) ela está girando, só não se alonga como deveria.

Pega um pau ou cano de ferro e usa como alavanca no alicate pra aumentar a forçar aplicada.
Acho que seria isso.

Ahhh sim! É uma ótima ideia, mas o alicate bico de papagaio nao tem trava, nao me dando mta estabilidade pra fazer isso. Vou tentar fazer isso com um alicate tipo grifo ou de pressão que adere mais à peça.

Isso mesmo.

Aproveita e coloca um pedaço de borracha (camera de ar de pneu, por ex, ou algo semelhante) entre a boca da chave e o tripé. Deve aumentar o atrito e proteger a peça um pouco mais.