[TUTORIAL] Como fazer micro ajuste de foco na sua lente

pessoal, uma duvida:

Fazendo ajuste na minha lente 24-120 mm (nikkor), faço testes em 24 mm, 70mm e 120 mm. Assim vejo que o ajuste para uma determinada distância focal não necessariamente é o mesmo para outra.

Por exemplo, no ponto de ajuste ZERO, tenho um FOCO preciso a 120 mm, mas FRONT FOCUS em 24 e 70 mm. No fim, cheguei a uma média razoavel com FOCO preciso em 24 e 70 mm e um discreto[talvez aceitável] BACK focus a 120 m - na posição +6

Faz sentido deixar o ponto de maior precisão no meio das distâncias focais máxima e mínima ou priorizar 120mm (pensando que é “zoom” e provavelmente terei maior detalhe do objeto fotografado?)

Esse é o pior cenário quando tem Back e Front focus em diferentes distâncias focais. Mas aí vem a primeira pergunta que não quer calar: Qual a confiabilidade e repetibilidade do seu teste? Você fez certinho conforme manda o figurino? Você repetiu umas 3 vezes para ver se sempre dá a mesma coisa?
Se a resposta por positiva para as 3 perguntas você tem um pepininho na mão mas eu priorizaria o ajuste para as distâncias que você mais usa (caso entre 24 e 70 seja muito mais que as outras) ou ajustaria para 120 mm onde esses erros acabam sendo maximizados.

Que top seu vídeo e seu canal!
Então… Minha D750 estava com um problema gravíssimo de back focus, tentei fazer esse ajuste e não adiantou nada… Fui descobrir o motivo do problema e foi uma queda da câmera durante um evento, da altura de uma cadeira, já foi o suficiente para acabar com o foco… Vou hoje ou amanhã buscar ela da manutenção, a brincadeira vai sair R$1.100,00 :aua:

obrigado