Um Vídeo Para Mudar os Conceitos

Achei muito interessante… :ok:

http://www.kampa.com.br/blog/2008/08/um-video-para-mudar-os-conceitos_06.html

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Muito bom em! Vídeo digno de se passar na aula de geografia para o ensino médio!

A realidade é dura!!!
Mas o vídeo é muito bom!!!

É o que eu penso e falo e até escrevo em vários posts por aqui.
O atual sistema simplismente não dá mais, é muito alienado, muito rídiculo.

Muito legal a lógica dela, é como eu penso, as indústrias deveriam ser responsáveis pela poluição pois são elas que gerar o produto com estes compostos.

É a coca cola e cia que produz gaffaras Pets… logo, cabe a elas arcar com as conseguencias de criar um jeito de retornar estas pets para a fabrica novamente, seja para reutilizar ou reciclar… isso é só um exemplo.

Este vídeo é muito bom, vai para os meus favoritos :clap: :clap: :clap:

Só um detalhe, quando ela cita que as caixas de leite e suco, as famosa Tetra Park não dá para reciclar, não é mais verdade.
Recentemente descobriram uma forma de separar as 3 camadas e a reciclar estas embalagens… e acreditem ou não, o ponto é do Brasil :smiley:

Muito bom o vídeo!
Valeu a pena ficar 21mins assistindo :smiley: uhaHUauhA

Jeisel, é bom saber disso! Mas o mais legal seria uma maneira de reutilizá-lo. Pois reciclar também gasta energia.
Há dois fds atrás, o pessoal do meu curso da faculdade fez um workshop de puffs de garrafa pet em um evento que reúne diversos projetos sociais, foi bem legal! Não posto fotos porque nem tenho autorização de ninguém pra colocar fotos das crianças
E nesse domingo saiu uma reportagem ne revista de domingo que sai no JB falando justamente de puffs de garrafa pet :ok:

Opa, parecem bem legais este projetos, também já participei de alguns sobre o assunto.
Aqui em casa eu tento reciclar tudo que pode ser reciclado… claro, difícil chegar a 100% pois sempre algo pode se perder no processo… mas estimo que minha margem aqui é de 95% de aproveitamento para a reciclagem.

O que ando fazendo é penerando as coisas na hora da compra… sempre preferindo algo que possa ser reciclado, ou então uma embalagem que venha mais quantidade ao invéz de comprar 2 ou 3 embalagens menores, etc…

Um exemplo bem tosco, copo de requeijão… eu sempre pego os de vidro, nunca os de plástico… polui menos e de quebra da para usar depois para tomar um choops com amigos ;-D
Ou então eu compro algo pequeno que dá para levar na boa no bolso ou na mão… neste caso eu nego a sacola plástica… as vezes a vendedora até fica olhando para minha cara… tipo… “como assim vc não quer a sacola?” :eek:

Acho que podemos começar nas pequenas coisas para contribuir para o todo.

As garrafas pets, poderiam ser feitas de outro tipo de material, retornável, sendo assim nem sendo necessário a reciclagem. Uma época a Coca Cola tentou um modelo mas desistiu, concerteza por causa dos custos seja de fabricação ou na logistica de entrega / recebimento destas embalagens… prefeririu continuar ferrando o planeta do que diminuir seu lucro.

Se for comparar ao vídeo, eu contribuo muito pouco para a “seta amarela”… meu consumo é pensado e controlado.
Eu prefiro gastar meu dinheiro suado com outras coisas, como viagens, churrasco com amigos, final de semana na praia do que ficar me prendendo a produtos e coisas inúteis.

Conheço muita gente que zomba de meu modo de ver as coisas, por eu meter o pau na seta amarela e nunca “estar na moda”… tenho dó destas pessoas, que trabalham 10h por dia para pagar seus financiamentos e acabam não curtindo a vida.

Eu acho que sou um daqueles que contribui para a atual crise que está rolando no mercado mundial… eu vou continuar a contribuir…hehehe

Sensacional o vídeo!! Realmente faz pensar em muitas coisas!

Faço parte do CODEMA da minha cidade (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental), Vou apresentar para os demais membros! :ok:

:ok: :ok: :ok: show!

No site oficial tem em alta definição… assim como o link diretamente para download:

Link de acesso : www.storyofstuff.com

Único “problema” é que esta versão em alta definição é em inglês…não consegui achar em português.

O governo, a mídia e as indústrias nos moldaram de acordo com o que eles querem. Somos peças importantes do sistema. Essa importância não está relacionada mais com os valores humanos. Somos importantes porque fazemos a economia funcionar. Somos importantes porque somos consumidores e o pior, a gente aprendeu a gostar disso. Fizeram-nos acreditar que o valor do ser humano é proporcional à quantidade de coisas que ele possui. Eu me incluo nesse sistema, você também (que está lendo isso) se inclui e a grande maioria está incluida. Parece um caminho sem volta. Sabemos que estamos sendo usados e sabemos que estão acabando com o planeta mas o nosso comodismo é tanto que não temos coragem e nem vontade de fazer alguma coisa para reverter a situação. Para mudar um pouco teríamos que renunciar a algumas coisas que estamos acostumados e que já estão agregadas nas nossas vidas. Reciclar é uma saída mas como o vídeo demonstrou é muito pouco.

Muito legal o vídeo, Fernanda. Realmente faz pensar porém o difícil é fazer agir. A ação tem que partir da nossa vontade mas não é fácil.

Abs

Este vídeo é realmente muito bom em alguns pontos, e oferece, ainda que nos últimos segundos de mais de 20 minutos de video, uma vaga e mal explicada idéia do que pode ser bom para nós e o planeta.

Sem querer jogar um balde de água fria, o que não é o caso, mas lembrem-se de que o vídeo fala APENAS sobre os americanos e os Estados Unidos.
O consumismo de que ela fala não existe no Brasil, não nas mesmas proporções. A fabricação e os processos de reciclagem não são os mesmos, nem os empregos e muito menos a arrecadação e aplicação dos impostos.

Há vários pontos questionáveis ali, como por exemplo os números. 99% de tudo que temos será lixo em 6 meses? De onde veio este cálculo? Está exagerado e não é verdade. Nem com todo o dinheiro do mundo alguém pode se sustentar assim.
O que ela menciona de o americano ter sido empurrado ao consumismo depois do 11 de Setembro tb não é verdade. Isso acontece aqui desde os anos 60 ou 70.
Lembrem-se de que estes 50% dos impostos vão para os " militares"  AQUI, nos Estados Unidos, e dependendo da época. Agora, com o &^%R^F(! do Bush, realmente há um investimento na guerra maior do normal, mas não é sempre assim. Lembrem-se de que os impostos daqui são de 35 a 38% do que o sujeito ganha, e no Brasil é muito menos.
Outra informação não precisa é a dos aterros e da incineração. Não é o mesmo em todos os lugares. Na ƒlórida não se incinera lixo, ele é depositado em " montanhas"  que por fora são enorme gramados.

A favor do Brasil ( e por isso acho que este video não deveria servir para escolas aí) temos um grande avanço na reciclagem, coisa que ela mal ressaltou. Claro, a reciclagem nos EUA é mínima. O americano  reconhecidamente olha só para seu próprio umbigo e não percebe nada globalmente. Apenas 5% deles tem passaporte, e destes, menos ainda já foram ao exterior conhecer outras culturas. Praticamente não há geografia nem história geral ensinadas nas escolas. Até hoje tem gente ( eu tenho uma amiga assim,e ela tem um HUmmer) que acha que aquecimento global é coisa da imprensa, que não é assim.....pois é. Voltando a reciclagem, o Brasil está MUITO avançado. Infelizmente ainda não em grande escala, não há coleta doméstica seletiva, precisa de mais investimentos, etc. Mas o que se faz quase em escala individual conta mais do que hoje é feito nos EUA.
No Brasil há gente fazendo arte e reutilizando garrafas PET, há gente transformando óleo usado em sabão, captação de água da chuva, e por aí vai. Aqui não há nada disso.

A mensagem principal , na verdade, nem deveria ser reciclagem, mas sim a produção de menos lixo. Quando alguém deixa de usar uma sacola plástica, pode estar evitando a morte de um peixe, de um pássaro, ou de vários em determinado meio ambiente. SE houver menos lixo, haverá menos de tudo, inclusive menor preocupação com reciclagem.

Não me entendam mal, por favor.
Sou totalmente a favor de limpar o planeta, de energia alternativa, de reciclagem. Quero deixar um mundo melhor para a minha filha e nisso acho que estamos todos de acordo.
Mas temos o dever de verificar tudo o que vem pelos meios de comunicação, para não cair em ciladas.
Há 2 meses meu irmão caiu numa dessas, repassou um email que mostrava um americano que queria vender a amazônia, bem produzidinho, com gráficos, etc. NINGUÉM se deu ao trabalho de ir ao site que mostrava no video, e na verdade era falso. Provavelmente alguém com raiva de americanos e que resolveu disseminar a indignação, só que era falso como uma nota de 3 Reais.
Não estou dizendo que o video que vimos  seja falso, mas pedindo que todos tenhamos atenção em tudo o que nos dizem antes de comprar a idéia.

()s

GuiGui  :slight_smile:

Ei Guigui, concordo em grande parte com o que vc disse.

Mas como o vídeo (me parece) foi feito para escolas daí, (EUA) e acho que ser exagerado neste momento não é crime. Tem que ser exagerado e colocar como se estivéssemos a beira da destruição mesmo. Só assim as pessoas se tocam e começam a fazer coisas em prol do planeta e não só para si mesmas. Como a sua amiga que acha que aquecimento global é coisa da mídia… Se fosse, será que Al Gore ganharia um Oscar e um Nobel por isso?

No vídeo ela deixa bem claro que os números e todos os seus dados são com relação aos Estados Unidos. Mas a realidade e os acontecimentos são para todos. São mudadanças que todos nós, seres humanos que vivem no planeta terra, (já que ainda não existe ser humano vivendo em outro planeta)devemos fazer já. A nossa vida está em risco, o nosso planeta está risco. Então a abordagem dela (exagerada ou não) causa um efeito nas pessoas, faz com que a gente pense mais na hora de trocar um computador, jogar fora uma pilha, até mesmo separar o lixo.

Neste momento a coisa deve ser colocada como catástrofe sim. Senão ninguém toma atitude e não muda os seus hábitos.

Gugui, entendo suas criticas porém acho elas meio vagas, eu acho que você deve abstrair o vídeo, seguir por uma perspectiva mais abrangente.

No Brasil não existe o consumo que existe nos USA, mas estamos trabalhando para chegar lá, não estamos?

Vivemos de um jeito e todos os dias pensamos em quando nosso país será um país desenvolvido, o que está por de trás desse pensamento é justamente a clonagem dos modelos de capitalismo vorax, quando poderemos trocar de carro todo ano, comprar iPhone, iPod e tudo mais que existe para comprar, a um preço mais justo.

Existe vários dados dos quais eu desconheço no vídeo, seja nos compostos químicos ou nas % que ela cita.

Eu sou analista de sistema, eu entendo de JAVA, Análise de Requisito, Banco de Dados… não cabe a mim desmentir os dados de profissionais que trabalham em outras áreas, rodando todo o mundo para compor suas pesquisas.
Pelo pouco que lido no site as pesquisas se mostram sérias e elas falam nada mais do que eu sempre pensei sobre o assunto, eu já havia acessado o site a um tempo atrás, mas não tinha visto o vídeo até então.

Sobre o 11 de setembro, acho que vc não entendeu. Ela cita que o presidente Bush disse para a população ir as compras e não que o consumo se originou vorax se iniciou apartir disso.
E foi verdade isso, eu lembro que ele citou que o a vida americana não seria afetada, as pessoas continuariam trabalhando e comprando e consumindo.
Bush é um caipira igual ao Lula… bom mas isso não vem ao caso.

Sei que em sampa rola muita reciclagem, inclusive foi descoberto aqui sobre como reciclar embalagens da tetra park, porém concordo com o video, reciclagem não resolve, apenas emburra o problema com a barriga.

Eu sei que é tudo muito abstrato, meter o pau no sistema que vivemos, falando que tudo está errado sendo que não temos outro modelo a seguir, o que gera desconfiança e medo.

Mas isso é um paradigma que mais cedo ou mais tarde vai ser quebrado, agente querendo ou não pois todo mundo sabe, inclusive você, que o atual sistema não tem futuro a longo prazo, seja para nós ou para o planeta.

Olha, sobre o que ando lendo nos últimos anos, a coisa esta bem feia.
Rola muita coisa das quais desconhecemos e jamais passa na mídia.
Não posso classificar como exagerado ou não as afirmações do vídeo, por que eu não sou da área, não sou um pesquisador, não tenho variáveis para realizar uma comparação.

Pode ser exagerada para os conceitos que eu tenho, você e todas as pessoas que não possui conhecimento profissional no assunto.
Mas agora comparar com a realidade, se é realmente exagero, no meu ponto de vista, apenas um profissional da área com estudo focado para fazer tal afirmação.

De qualquer forma, eu acho o vídeo muito bom e faz um alerta para todos nós.

:slight_smile:

É, tem que chamar a atenção mesmo, alertar para aquecimento global, reciclagem, proteção do meio ambiente, isso tudo sabemos.
Mas este video apenas aponta para um meio de produção unicamente americano que resulta em um consumo exagerado e sem necessidade, que por sua vez resulta em excedente de lixo.
Chamei a atenção porque esta é uma realidade que não se aplica ao Brasil, e a nenhum outro país do mundo.
O video não apresenta propostas, apenas critica o que é feito ( usando numeros irreais) e responde com uma situação que seria o " ideal" ,sem se aprofundar nada, , nos instantes finais. Em momento algum o video sugere nada prático para ser feito. Ele não alerta para as consequências que são faladas diariamente por toda parte. Reparou que ele não menciona aquecimento global? E apenas pincela recursos naturais como energia alternativa e a prórpia reciclagem, que, em comparação com a da Brasil, hoje , é insípida. Agorinha mesmo, no Jornal Hoje, passou uma matéria sobre uma casa com o telhado " verde" , com plantas crescendo, e reciclagem de materiais como fralda descartável e outros.
A tal da flexa dourada, desculpe, mas estão chamando a todos de burros. Então eu não tenho discernimento suficiente para saber que meu sapato ainda me serve, ao contrario do outro de salto mais fino? E que só vou comprar um computador novo se eu precisar acompanhar a tecnologia para poder produzir mais competitivamente no mercado? São escolhas próprias, e o video dá a entender que tudo isso é escolhido por nós. Será que sou tão vulnerável assim que não consigo tomar decisões tão simples com meu próprio dinheiro? Só cai nessa de consumo desenfreado quem se deixa levar facinho, e/ou que tem uma piscina cheia de $$$.
Fernanda, mais uma vez, não me entenda mal. Acho que toda iniciativa é válida para melhorar nossa qualidade de vida, não tenha dúvida.
Mas este vídeo tem numeros irreais , não sugere nada prático, e só se aplicaria a realidade norte americana. Não creio que tenha sido feito para escolas, ele não dá referências dos números nem fontes de informação oficiais. Algumas pessoas se empolgam com o video, ele é realmente eficaz em passar sua mensagem, mas acho que é mais por ser agradável e " facil" , mas na verdade não tem muita " sustança" . Que químicos tão tóxicos são estes que são agregados aos " produtos" ? Que produtos? Sabemos que o chumbo faz mal a saúde, e hoje é proibido em qualuqer produto.Quais mais?
POr o que devemos procurar para evitar estar amamentando nossos filhos com algo tão tóxico?
Quero dizer que o video joga a questão mas não dá solidez nem sugere ação, que seria o mais importante.
Não estou aí, mas estou segura que as escolas brasileiras dispõe de material educativo melhor e mais eficaz que este.
E se este video realmente é reproduzidos nas escolas daqui, apenas reforça minha (não só minha…)teoria de que os americanos apenas olham para seus próprios umbigos, e tem uma dificuldade enorme em resolver os problemas que eles mesmos causam, como o produto indesejável do consumismo exagerado: o lixo.
Mas pode deixar que isso vai mudr, e rápido.
Se o Bush e gente como minha amiga não conseguem acreditar que estão destruindo o planeta, esta crise $$$ logo logo acaba com o consumo da maneira que é hoje. Infelizmente, possivelmente vamos começar a ver, até aqui, miséria e fome por conta deste governo irresponsável dos últimos 8 anos. Mas isso é uma outra história, certo? :wink:

()s

GuiGui :slight_smile:

Guigui, é bom estas discussões saudáveis, assim podemos trocar idéias sobre diferentes pontos de vistas.
Interessante seu ponto de vista.
Realmente o Brasil não está tão mau nessa… eu só acho que a Amazônia está muito abandonada… com satélites com monitoração em tempo real, da para rastreiar perfeitamente o desmatamento nas regiões sem nuvens, é só o governo querer.

Grande parte das chuvas que caem por aqui, acredito eu assim como pesquisei a uma época atrás, vem da Amazônia… detonar com ela certamente afetará grande parte do país.

Em que parte dos USA você está?

Em projeto, já tive experiência com 3 tipos de americanos… 1) O cabeça inchada, vermelha, onde o cara era totalmente fechado e sério… 2) o meio termo, a pessoa era mais jovem, tinha uma mente um pouco mais aberta, mas no pessoal, ainda fechadão e seco… 3) a gerente do projeto, que mau parecia gringa… adorava o brasil inclusive, claro, as caipirinhas hehehe.

Para quem quizer baixar o filme em alta definição* segue o link de download:

Link para download: The Story of Stuff - alta denifição
Tamanho: 222 megas
Formato: AVI

*bom…pelo menos a resolução está muito melhor do que o postado anteriormente :smiley:

Bem… mais um link para quem quiser baixar esse vídeo… :smiley:

http://www.sununga.com.br/HDC/index.php?topico=download

Tem ele dublado ou legendado para Flash ou QuickTime [.MOV .FLA 50.08MB ],
Dublado ou legendado para Ipod [.mov /.mp4], dentre outros formatos…
Tem até a capa para imprimir e a Imagem do DVD… ^^

Legal.

Apesar de concordar com as ponderações da Guigui, acho que o vídeo cumpre a função de alertar as pessoas sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta.

Tenho enviado o documentário para os meus alunos para alertá-los sobre a importância do consumo sustentável. Conheci o vídeo pelo blog (que recomendo): http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte/

Aproveitando a oportunidade, para quem gosta de ciência (e ambientalismo), o portal de blogs científicos http://www.lablogatorios.com.br/ vale a visita.

Finalmente, mais ou menos dentro do assunto, recomendo um livro que estou lendo e achando interessantíssimo: “O dilema do onívoro”, de Michael Pollan. No site da Livraria Cultura dá pra ler o 1º capítulo.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3218265&sid=0018616451028375796755960&k5=384B26F4&uid=.

Muito legal os links Carlos, em casa vou estuda-los melhor.

Eu reflito muito sobre o assunto.

Acho que as pessoas devem sair deste “estado” de inconsciência de seus atos para perceber que ela é responsável pela saúde do planeta.