Viagem para Argentina, seguros, e a receita federal

Pessoal,

Não tenho a mínima idea da seção mais adequada para se postar isso, e na dúvida vai no papo furado mesmo.

Viajarei para Buenos Aires domingo que vem, passar uma semaninha (salve o dólar, a gripe suína e afins: passagem barata que dói!), e tenho 3 perguntas bem básicas:

  1. É necessário fazer algum acertamento com a receita federal para poder sair do país com minha máquina fotográfica, e depois retornar sem receita federal querendo me cobrar imposto? Sei que vindo de outros países existe isso, mas e quanto à países do mercosul, vale também?

  2. Existe algum tipo de “seguro para viagens” e/ou “seguro temporário” de equipamento fotográfico? Que, por exemplo, cubra minha estadia de 1 semana lá fora. Afinal de contas, não quero ter que ficar trancafiado com medo de tirar a máquina da mochila…

  3. Agora uma clássica: lugares recomendados para umas fotografias interessantes, hehehe?

Um abraço a todos, e obrigado!

  1. Leve a camera na bagagem de mão, caso contrário ao passar pelo raio-x no voo de volta a fiscalização argentina vai ver que é algum eletrônico que vai abrir a sua mala, tanto para camera quanto para qualquer eletrônico, não coloque na mala.

Você pode declarar o equipamento na Entrada, porém fiquei sabendo de boatos que para isto deveria possuir a NF do aparelho etc… não tenho certeza sobre isto.

  1. Tente contractar a Porto Seguro e veja se oferecem este serviço.

  2. Existem uma infinidade de lugares, sugiro uma pesquisa no : http://www.mochileiros.com/]

Obs: Quando for comer churrasco, se informe primeiro como que é pois em muitos lugares, a carne vem crua… e o tal churrasco “completo” vem de tudo, até tripa…

Nunca sei como é para os países do Mercosul, mas em tese, antes de sair do Brasil com a máquina é aconselhavel você pegar uma DST no balcão da PF mesmo, daí guarda e apresenta ela no retorno. Vale o conselho de não deixar eletrônicos na mala durante o vôo.

BA é bem fotável sim, se você não conhece nada, faça um daqueles passeios guiados, dá um pouco mais de segurança e você vai conhecendo a história. Plaza de Mayo, as igrejas, Casa Rosada, o Porto, La Bombonera (se o guia for Boca, senão ele te leva no Monumental), Caminito, Ricoletta, Florida, San Telmo. Muito bom. Nas feirinhas de domingo há muita coisa legal, inclusive vi muitas daquelas pinturas que colocam um buraco onde você enfia a cara para fazerem foto. As casas de tango à noite, há uma em especial com bonecos de cera de grandes personalidades argentinas na ala do restaurante, eu tracei um sanduba ao lado de Borges !

Chega de propaganda do inimigo. rs

Não sei sobre o seguro para viagem.

A região que eu ainda quero conhecer é a Patagônia, show de bola.

Tem que registrar no balcao da Receita no aeroporto. Senao podem cismar e te taxar na volta. Sempre faço isso e ja me livrei de boas. Evite andar a noite só.

Hahaha estou bem tranquilo de pegar DST!

Piadinhas infames à parte, registrarei no balcão da receita para não ter problemas, então.

Quanto ao tour guiado, é realmente uma boa ideia para poder fotografar um pouco menos despreocupado. Vou atrás disso no primeiro dia já. Provavelmente não pegarei o domingo (chego num domingo à noite e volto no outro de manhã), mas em uma semana deve dar tranquilamente para achar coisas interessantes.

Ao viajar ninguém por aqui faz seguro, hehe? Vai tudo na cara e coragem? Uia…

Eu vou com amigos e namorada, então será difícil ficar sozinho por aí (até porque a sra. não vai desgrudar hehe!). Ainda assim, dá aquele friozinho. Me disseram que é bem menos violento que SP, por exemplo, mas que alguns lugares como os arredores do bairro da Bombonera são um pouco mais tensos.

Quanto à Patagônia, ihh… ainda estou no “level 1”, hahahahaha. Isso aí é pra daqui a alguns anos!

Obrigado pelas dicas!

Mas e quanto a nota? Essa é uma dúvida minha também. Se eu não tiver nota, eu posso registrar mesmo assim? Sei que me aconselharam a registrar tudo individualmente e com muito cuidado. Registrar lente, uma por uma, flash, câmera, etc. Um papel separado para cada. Mas não sei se nota fiscal é mesmo necessária. :ponder:

[ ]s

Formel

  1. Ao sair do País, no balcão da Receita Federal, declare todos os equipos que possam eventualmente ser taxados na volta. Nunca precisei de Nota Fiscal, até porque sempre ficou evidente que os equipos não eram novos. Quando for entrar no Brasil, se pedirem, mostre a declaração que registrou na saída. Não esqueça de anotar nome, marca, modelo e número de série de todos.

  2. Nunca fiz seguro de nenhum equipo ao sair do Brasil. Por incrível que pareça, os hermanos são muito honestos. Já deixei o carro destrancado na Argentina e Chile (distração besta!) e nunca tive problemas. São poucos os locais onde existem “trombadinhas”, e normalmente são bem conhecidos. Uma boa conversa com os habitantes locais pode ajudá-lo nisso.

Nao precisa de nota

Declarando ou não, não transporte as cameras na malas por que eles vão abri-la.

Você se refere à bagagem despachada, certo (e não à de mão)? Porque por mim, levo tudo na minha mochila mesmo, nas costas, sem estresse. =)

Ouvi falar que se concentram lá no bairro próximo ao Boca, principalmente. Mas isso descubro melhor com os moradores. Valeu!

Isso mesmo, nas bagagens despachadas a chance de abrirem sua mala é muito grande.
Muita gente que eu conheço teve a mala aperta por causa de um simples mp4 tosco, até cameras compactas.
Ele abrem e não estão nem ae.
Com eletronicos a fiscalização é pesada.

Leve na bagagem de mão, de boa.
Se fizer a declaração melhor ainda, porém, escutei boatos que somente seria possível apresentando a NF da camera ( o que para mim não tem nada haver… vc já comprou o aparelho, se sonegou… ja foi… )
Não sei se esse fato é real, tente entrar em contato com a policia federal / companhia aérea.

Em Guarulhos… eu passei na federal, declarei a minha XSI… nao me foi pedido nota e nem nada… só coloca o nº de série (que o funcionário verifica) marca e modelo… na volta, se alguem pedir, apresenta, se nao… outra coisa, eu fui com a minha pendurada no pescoço…até pq sou turistão e fui tirando foto dentro do avião… rs