Vinhetas com uma lente Canon 24-105 L USM - O que pode ser?

Bom dia, caros colegas. Adquiri recentemente uma lente Canon 24-105 L USM e notei que em fotos do céu apareciam vinhetas escuras. Fiz um teste na parede em diferentes distâncias focais e se torna mais evidente em 24mm. A lente tem 4 anos de uso. Está sem parassol e com filtro UV. Alguém tem noção do que pode ser? Ah, já descartei ser o sensor da câmera, pois testei a câmera com uma outra lente 50mm e não aparece! Alguém já passou or isso ou tem alguma noção?

Toda lente vinheta…

Umas mais, outras menos.

Aproveitei e se desfaça do filtro uv, vai melhorar a nitidez e evitar flares.

Cara toda lente em Full Frame seja Nikon, Canon, Sigma, Tamron, Zeiss, Fuji, etc. vai fazer vinheta em abertura máxima. Geralmente a vinheta desaparece 1 ou 2 stops mais fechada. Se você usar a lente Fullframe num corpo APSC esse problema diminui bastante, mas tem o corte da imagem devido ao sensor menor.

Mas este assunto te preocupa? É só ativar o perfil de correção da lente ou no menu da sua câmera (se for uma câmera mais moderna) ou no próprio software de edição (Lightroom , Photoshop, etc) já tem o perfil de correção que melhora as distorções e tira 100% da vinheta. Pra que se preocupar com isso , jovem ? :smiley: :smiley: :smiley:

Bom dia, Diel. Não consegui ver as fotos por aqui, mas tive o mesmo problema com minha 24-105. Em 24 mm aparecia uma vinheta muito intensa. Trocava a lente e a vinheta sumia. Descobri que era o parassol acoplado errado (coisa de principiante descuidado, no meu caso).
Se você tem certeza que sem o parassol também tem vinheta e que trocando a lente a vinheta desaparece, sua lente está com algum problema interno. Minha sugestão: leve-a até uma assistência para diagnóstico e orçamento; valerá a pena.
Na Portssar (São Paulo) você ainda ganha a calibração da lente.

Gente, vinheta é normal :doh:

É normal mesmo. O que estranhei foi aquele vazamento de luz no alto na foto em 24mm.

Boa noite. Consegui resolver com a correção no Lightroom. Não sabia dessa do filtro UV. Uso para dar mais segurança, pois estou sem parassol.

Minha câmera agora é uma 5D MKii. Antes usava a T5 com lentes 18-55, 50mm, 18-135 e 75-300, mas nunca tinha reparado em vinheta. Por isso achei estranho :smiley:

Meu nobre, boa noite! Gratidão pela explicação! Eu agora estou de boa. :clap:

Nuna tinha reparado nisso, pois usava a cropada e agora com a 5D MK ii e essa lente apareceu! Mas aprendi agora :grin:

Boa noite jovem Carlos. Conforme os colegas responderam, não se trata de um defeito, mas um problema comum nas lentes que se corrige na própria câmera ou no Lightroom :ok:

Boa noite! Aquela luz é o reflexo da lâmpada na parede, pois a tinta é semibrilho :D😅

Boa noite. Agora deu ruim. A lente está dando ruído alto ininterrupto que só para, ligando o IS. não foca no manual e no automático o ruído volta. Santo Deus! :eek:

Fiz até um vídeo:

Alguém já passou por este problema nela e teve que se desfazer de quanto$$$$$? :smiley:

#muitotristonho :frowning:

Manda pra assistência, é defeito mesmo. :ok:

Meu amigo não sei se sua 24-105 F4L é a primeira versão. Eu tive a primeira versão e adorava ela. Acho uma lente muito boa; a qualidade ótica chega muito próximo de algumas primes intermediárias da Canon. Toda lente vinheta em abertura máxima no Fullframe, evidente se vc usar num corpo APSC essa lente , quase não vai sentir isso. Mas é corrigivel facilmente.

Outra coisa: recomendo que não use filtro UV; salvo se for de boa qualidade. E vc perdeu parasol da lente? Recomendo fortemente usar o parasol, não por questão de flare , mas por questão de preservar o elemento frontal. Essa lente já vem com o parasol de fábrica, mas acredito que no Aliexpress vc deva encontrar algum genérico compatível.

Apois, é o jeito :smiley:

Boa noite. Não sei dizer também se é primeira versão. Como migrei para Full frame agora, por isso nunca tinha me dado conta neste detalhe.

O filtro que está acoplado é o da Greika, e o parassol o dono anterior perdeu. Vou providenciar a compra!
:ok:

EF 24-105 F4L IS USM Versão 1

EF 24-105 F4L IS USM Versão 2

Pelo vídeo é a primeira versão.

Defeito constatado. Essa lente faz esse barulho mas somente quando liga e pressiona até a metade o botão de foco. Quando está com o IS desligado o barulho era para parar.
O jeito será levar para manunteção.

Boa tarde. Desculpe pelo retorno tardio! Muito obrigado pelos vídeos esclarecedores! Deus abençoe.
Mandei a lente para a assistência e está com o cabo flat danificado e também o estabilizador de imagem.
Aguardando o reparo…

Já levei. aguardando o reparo! Grato pela resposta!