Windows 11 : oficialmente anunciado

Mas se lembro bem, o Windows por algum tempo já tinha um rastreio de hardware, justamente pra coibir pirataria. Lá pelos idos do W95 até 2000. Se mudasse muito o hardware, ele pedia a licença de novo.

Mas cobrar pelo SO pro usuário doméstico eu acho bobagem.

Pode ter certeza que isso vai causar muita chiadeira. Não pretendo migrar.

E que nunca resolveu nada. Sempre teve um craqueador se licença. No caso do TPM, daqui a pouco alguém inventa um dispositivo USB que simula.

Já tem ISO sem TPM rolando.

Ja tem uma comunidade inteira reclamando dessa limitação seletiva de equipamento, muitas sem sentido.

Por ex dei uma olhada em minhas maquinas aqui e casa e da empresa, todas elas tem suporte a esse TPM 2.0, porem 2 delas, mais especificamente um R7 1700 (computador de trabalho) e um R3 2200 (que fica no home theater de casa) apesar de terem o suporte, esses processadores não estão na lista de compatibilidade e teoricamente não podem receber o upgrade.
Isso é incrível pq que a maioria dos Ryzen ger 2000 são habitados, mas o R3 2200 não… a Microsoft explicou que a lista é provisória e contempla modelos que já foram testados, e que poderá haver uma atualização com a inclusão de novos processadores.

Imagine o absurdo, um Athlon 3000g é habilitado e um Ryzem 7 1700 muuuito mais poderoso fica de fora da lista.
Tem tbm toda a galera que gastou fortunas com CPUs da 7ª geração Intel e estão de fora, ao mesmo que tem vários “Atom” e “Celerons” menos poderosos ma que são habilitados.

Eu já estava feliz com o Windows 7. O W10 veio e tornou muito melhor. Qualquer coisa que vier em cima do que já existe no W10, para mim, será bem vindo.

Queria muito que o mundo dos PCs começasse a migrar para ARM a médio e longo prazo. Ia ser uma revoulção. Uma integração maior com Android e mesmo com o iOS seria bem vindo também.

Uma coisa que a galera que não é da área deveria ser informada mas não é por razões óbivas, é que tudo que tem uma imensa compatibilidade “para trás” é problemático. O Windows 10 ainda tem muito código originário da época dos Windows XP e 2000, e essa reciclagem de código ao extremo tem seus problemas, como por exemplo propagação de bugs e buracos abertos para falhas que nem eram imaginadas na época. A tal compatibilidade retroativa com a série de processadores x86 teoricamente é boa mas na prática é um pesadelo.

O W10 herdou muito desse lixo todo e tem coisas que simplesmente não são viáveis de serem consertadas. Já o W10 ARM 64-bit realmente me surpreendeu, é leve e muito rápido no M1 mesmo rodando em uma máquina virtual (Parallels). Voa baixo e é bem estável. Isso acontece porque ele foi escrito do zero praticamente.

O W11 com certeza irá herdar um monte de vícios do W10. Para mim essa estória do TPM é simplesmente para manter os usuário nas rédeas com DRM, a MS não me engana. Não irá melhorar em nada a segurança contra ameaças tipo exploits, CVMs e similares, na minha opinião é conversa de marketing e a proposta da MS é que cada vez mais você fique escravo do cloud deles.

Meu note pode ser atualizado para o W11 mas nem vou perder tempo.

Então, galera. Comprei um note novo, que veio com uma versão xexelenta do W10, aquela que só permite um idioma. Alguém sabe se, ao instalar o W11 preview, ele vai ter a mesma xexelentice do meu W10?

Oficial: Windows 11 - 5 de outubro.

Windows 11 won’t have support for Android apps at launch on October 5

Testei aqui, e estou no momento rodando W11. Por enquanto, parece um W10 com nova cara. Tudo que tenho aqui, que roda em W10 também roda em W11. Só o sensor de impressão digital ainda não funciona pra destravar o computador. Mas ao cadastrar minha digital, ele acusa que aquela digital já foi cadastrada, logo o sensor em si funciona.

Não senti muita diferença na velocidade, não.

Depois de uma atualização, o leitor de impressão voltou a funcionar. Tá tudo funcionando como deveria, e estou gostando da nova interface. Parece bem mais voltado a interfaces de toque, que é exatamente o hardware que estou usando. Chega a causar estranheza abrir alguns recursos (tipo o painel de controle) que parece ser o mesmo desde o XP. Como o AFShalders falou, deve estar cheio de código do W10. Tá longe de ser um sistema 100% novo.

tem coisas em DOS rodando por trás do W10 até hoje… Tem coisas do painel de controle que é W3.1 ainda kkk
100% novo nunca será…

Com certeza ! Outro dia mesmo rodei programas de 16-bits !!!
Por esses e outros motivos é que o Windows é uma baderna e tem tantos furos de segurança.

Me lembra um certo OS para celulares muito popular no mundo que usa nome de doces para cada versão lançada.

Nem doce tem mais. Agora é só numero…

Continuo rodando o W11 no computador pessoal. Não observei quaisquer incompatibilidades até agora. Tive um reboot, mas isso tinha de vez em quando com o W10 também.

Tô bem satisfeito com o Windows 10 e o Android 11. Mas super curioso para fazer o upgrade do meu Alienware para o Win 11! Tô esperando entregar um trabalho de vídeo. Assim que entregar e o cliente der o OK vou pro W11.

Decepcionado aqui que meu i7 de 7a geração, 32 RAM (super rápido e ainda ganha do meu MacBook M1 para editar fotos) não pode usar Windows 11. Ponto negativo para a Microsoft.

Na ferramenta da MS diz o que é necessário pra tornar um computador “compatível” com W11. Por vezes, é simplesmente uma opção do BIOS.