Canon R7 - Primeiras Impressões

Chegou a criança. Achei que deveria criar um novo tópico, já que não encontrei nenhum dedicado a R7, pra debate exclusivo sobre ela. Se a moderação não concordar eu refaço a postagem no meu tópico anterior.

Foi comprada na Aliexpress - Canon Global Store dia 13/09, enviada dia 16 e chegou dia 27. Sem nenhuma taxa. Não sei que bruxaria eles fizeram, porque a caixa é enorme.

Coloquei um chaveiro do lado pra terem uma ideia.

Declaram como Toy Model, 35 dolares.

Veio carregador, alça de pescoço, bateria e manuais. Eu achei que não viria o carregador, mas veio. Muito bem embalados, aliás, não teve nenhuma avaria, mesmo na caixa de fora.

A primeira impressão foi das melhores, realmente aparenta ser um produto que custa o que custa. Até agora não achei nenhum problema de construção, mas achei os botões muito suaves, diferentes da minha t5i que são firmes e passam uma sensação melhor. A t5i é como um teclado mecânico, a R7 ta mais pra um teclado de membrana, não gostei. Mas o restante da construção com certeza é um upgrade.

A bateria me surpreendeu demais. Quando chegou eu deixei carregando, levou 1h e pouco e estou usando a mesma bateria desde então, ainda na metade. Tirei mais ou menos umas 300 fotos e filmei alguns minutos. Mexi bastante nos menus e tbm usei Wifi e Bluetooth pra testar com o celular. Tô impressionado com a duração.

Estou usando um adaptador da viltrox que comprei na aliexpress, no mesmo dia da câmera, e chegou dia 28. Esse tbm me surpreendeu. Alguns reviews que assisti mostravam um pequeno jogo, não era tão justo quanto o original, mas não aconteceu comigo. Simplesmente não mexe depois de encaixado, deve ter passado por alguma melhoria no projeto. Salva o exif numa boa e todos os controles funcionam perfeitamente.

Infelizmente só tenho duas lentes no momento pra testar, a 18-55 e uma 50mm 1.8 da Yongnuo. Se eu vender as duas não consigo comprar nem o EVF da R7. Mas como a Laowa 90mm ainda não chegou, estou testando com essas mesmo.

O primeiro teste foi decepcionante, fui direto na 50mm porque o que ela entrega com a T5i é muito melhor que a lente do kit. Mas na R7 me rendeu imagens suaves com pouca nitidez, mesmo perfeitamente focada. Quando processei no PureRAW o resultado foi ainda pior, houve ainda mais perda de nitidez. Confesso que bateu uma frustração enorme porque eu fiz testes com tripé pra poder ver qual seria o ganho geral da T5i pra R7 e a R7 tava perdendo, comparando lado a lado.

Minutos depois eu descobriria que a R7 não ta lidando bem com essa 50mm da Yongnuo, quando refiz os mesmos testes com a 18-55 ai sim o ganho da R7 é muito perceptível. O PureRAW também não tá trabalhando bem com os arquivos dessa combinação R7 + Yongnuo. Onde teria ganho de nitidez, ele faz é embarçar a imagem. Não me parece ser um problema de lente full frame em apsc porque na T5i ela não me da problemas. Depois foi atrás pra tentar entender.

Já com a 18-55, uma lente que, em teoria, não tem resolução pra preencher um sensor com essa resolução, achei bastante nítida. O sensor mais denso conseguiu tirar mais do que eu imaginei dessa lente. To muito curioso pra testar lentes realmente nítidas.

Essa foto aqui é um stack de 3 exposições e tbm processada com o PureRAW. Mas os arquivos originais estão no final do post, pra quem tiver interesse.

Sobre a qualidade do raw, tava preocupado com o Dynamic Range, mas sinceramente não achei ruim. Esperava um pouco mais de recuperação de altas luzes, mas de sombras eu gostei. Consegui 4 stops de recuperação nas sombras e uns 2 e pouco nas altas luzes. Pelos arquivos e pelas analises que eu vi por ai, acreditei que ia sempre ter que tentar super expor um pouco por conta do ruido nas sombras. Mas depois de fazer meus próprios testes e ver o quão poderoso o PureRAW está, provavelmente vou tentar preservar mais as altas luzes que as sombras.

Sobre o autofoco é impressionante como o esperado, mesmo com uma simples 18-55. O foco no olho é muito preciso e no burst mode as 15 ou 30 fotos saem focadas. Umas mais nítidas que outras, mas foco sempre no olho. Rastreio de carros tbm funcionou muito bem só não testei com animais ainda.

Sobre iso. Em 12800, com boa luz, não me incomodou. Essa ai ta do jeito que saiu da câmera.

Já em baixa luz a situação fica bem ruim. Até 6400 foi ok, depois disso a imagem degrada muito, começa a aparecer artefatos estranhos e padrões curvos no ruido. Preciso testar melhor, mas a primeira impressão em baixa luz não me agradou.

Sobre vídeo, tenho pouca experiência com color grading mas realmente é como dizem, c log 3 é dos mais fáceis de colorizar e o arquivo que a R7 gera no 4k fine é muito bom. Rodou sem problemas nas máquinas que tenho aqui e com 3 cliques no premiere ele já ta colorizado. Praticamente não explorei nada de video, volto depois pra falar melhor.

Outras pequenas observações:
• Ela funcionou bem com um godox tt600 até 1/320, depois tem q ser high speed. Não tive nenhum problema com o flash.
• O usb C 3.2 gen 2 é tão rápido quanto deveria, conseguiu usar todos os 190mb do cartão SD.
• O EVF realmente não tem tanta resolução. Eu achei que por não ter experiência com EVF o que viesse seria ótimo, mas não. É bem visível a falta de resolução e se não for o focus peaking pra ajudar a cena sempre parece desfocada. Não sei se a minha veio com defeito, mas mesmo depois de ajustar na rodinha lateral pra minha visão, continua borrada.

Algumas outras fotos:

Por enquanto, acho que é isso. Agora é esperar a 90mm chegar e volto aqui pra mostrar os resultados.

Aqui tem um link algumas fotos e vídeos, caso tenham curiosidade:

https://drive.google.com/drive/folders/1ammA6atHTdGZPCeL5pvtSZiooc3PxR9G?usp=sharing

Pow que legal, parabéns pela aquisição :clap: :clap: :clap: eu gostei muito das specs dessa câmera, vou acompanhar o tópico :ok:

Quanto ficou a brincadeira?
Chegou a pensar entre a R7 e a R?

Opa, obrigado. Também achei fantásticas as specs, agora vamos ver como esses números todos se saem na prática.

Saiu 8474 + 306 do adaptador. Surgiu a oportunidade de dar esse passo no hobby, aproveitei.

Olha, considerei demais. Na verdade, mais a RP que a R, mas considerei a R tbm. Alias, ainda considero as duas, to com a R7 mas “em fase de testes”.

Pretendo pegar com algum amigo ou até mesmo alugar uma RP o R, ainda to vendo qual, e fazer meus próprios testes, dentro do que eu mesmo to buscando na fotografia. Reviews na internet me ajudaram mas agora já começaram a atrapalhar, preciso tirar minhas próprias conclusões.

No outro tópico que eu abri, RP x R7, eu detalhei melhor o dilema e confesso que ainda não superei isso. Acho que só vou conseguir bater o martelo quando conseguir eu mesmo fazer minhas comparações.

Sobre a YN 50mm, faça um teste com obturador eletrônico.

Vi relatos de problemas com shutter shock com algumas lentes.
Tanto com obturador mecânico como com eletrônico de primeira cortina.

Só resolvendo com o 100% eletrônico.

Opa!!!

Parabéns pelo brinquedo novo! :clap:

Muita gente fica babando na R pq ela é FF, só isso. pq fica sonhando com aquele DOF etc… etc… Se o seu dilema for esse acho que já pode esquecer, pq na pratica as fotos cropadas serão tão ou até mais usáveis do que uma FF.

Veja as specs de construção desta câmera pelo que vi são do nível e tradição da 7D/7DmarkII, a velocidade burst, o modo vídeo e varias outras coisas a mais que ela já tem, me fazem esquecer e optar por ela em relação a R (eu tenho a R) ou até mesmo em relação a R6 por ex.

Tá precisando investir em lentes agora.

Não fique pensando em corpo, pois esses vem e vão e as lentes ficam.

Baita câmera, parabéns pela aquisição!

gostei muito dos resultados, hein. :ok:

Isso aqui é uma grande verdade.
Eu usava só crop até esses dias, com lentes de terceiros, e era uma beleza.

Sendo franco, se quando eu fui comprar a RP já tivesse a R7/R10, a briga ia ser boa.

Quase peguei 90d, amigo, tava linda demais aquela câmera.

Influenciou na minha compra, os 100 dólares a menos da RP, e o fato de as empresas de formatura pedirem sensor fufreime. Fulano te liga, pede data, e já manda: “Você tem fufreime?”
Aí fiquei na RP mesmo, rsrs.

Se interessar, logo entra uma Sigma 50-150 2.8 nos classificados aqui do fórum :smiley: :smiley:

Agorinha pouco o Chris Frost postou a resenha dele dessa câmera… segundo ele, segurou o impulso para gravar uma resenha mais profunda da câmera.

Não sei como é aí mas por aqui nem FF salva o desastre que são as fotos de formatura.

Fiz ao teste aqui, parece que ainda não foi isso. Mesmo em 100% eletrônico a lente apresentou o mesmo problema.

Ah, o dof um ponto pra mim sim, mas queria que fosse só isso. Ai tava fácil kkk

A R7 uma câmera sensacional, com certeza. Eu não tenho experiência pra tirar nem metade do ela oferece, disso eu to ciente. Mas dentro do que eu entendo e consigo extrair, fica muito nítido o banho que ela toma da R em vários aspectos. O arquivo RAW da R é menor e muito mais poderoso, fotografia de paisagem entre as duas não tem nem comparação. Iso então, não da nem pra começar a brincadeira. Mas a R7 tbm ganha em outros vários aspectos.

Enfim, é complicado. O esquema é ter uma crop e uma full frame pra cobrir todas as possibilidades kkk

Sem dúvidas, peguei uma Laowa 90mm porque um dos meus usos principais é macro, mas com certeza preciso de outras opções.

Sobre o corpo, vc tem razão, o problema é que eu preciso achar o corpo que vai me oferecer o máximo dentro do que eu posso pagar. E ainda não sei se é a R7.

Acho que pra mim, só testando mesmo pra poder ter certeza kkk

Sobre a sigma, vou ficar de olho. Pode me interessar sim

Coincidência, tava vendo agorinha. Achei meio forçado quando ele falou que não tá tão longe assim da R5. Mas blz, vou dar um desconto porque gosto do conteúdo dele.

Eu acho que é isso sim.
T5i tem 18mp.
R7 tem 32,5mp.

Só lente muito boa vai se sair bem na R7.

Fala, Di Torres. Tranquilo?

Então, na verdade foi erro meu mesmo. Tava tirando uns prints pra te mandar e vi que troquei os arquivos. Na verdade a R7 captou mais detalhes esperada pelos mp a mais. A 50mm baratinha manteve uma progressão de qualidade coerente com a nova densidade de sensor.


Mesma imagem, mais próxima.

Já o problema do PureRAW, esse permanece. No caso da R7, quando ele tem um perfil pro conjunto lente + camera que vc ta usando, funciona perfeito, ele tira o ruido e aplica uma nitidez pra compensar o que perdeu tirando o ruido.

Foram os casos dos arquivos das lentes rf 100-400, rf 35, rf 50 1.8 e 1.2, que encontrei pela internet. Todas funcionaram bem na R7 dentro do PureRAW.

Ja as lentes sem perfil, como a Yongnuo 50mm e a Laowa 90mm, ele só tira o ruido, mas não aplica a nitidez, deixando a imagem suave. Não é problema exclusiva da Yongnuo 50mm, é com qualquer lente sem perfil + R7.


Sem falar que ele ainda adiciona aberração cromática na imagem que não tem. Essa foto ai foi feita com a Laowa, que é APO. Na original da pra ver que não aberração e na de baixo tem. Estraga a imagem em vários sentidos.

Até ai blz né? Não tem o perfil, não vai funcionar… Só que não. E é ai que ta incoerência, porque a com a T5i + Yongnuo ele funciona. Mesmo sem perfil da Yongnuo ele tira o ruido e aplica nitidez. Isso que eu não entendo.

Esse problema me obriga a aplicar nitidez depois e o perfil de nitidez do PureRAW é bem melhor que a do Topaz, na minha opnião. Por isso que eu quero fazer funcionar.

Enfim, só esclarecendo esse ponto mesmo. Foi falta de atenção minha. Tudo certo com a lente full frame no sensor apsc até agora.

Atualizando o post, chegou ontem a Laowa 90mm. E que lente maravilhosa.

Fiz poucos testes ainda, mas tudo o que eu li e assisti ela realmente entrega. Aberração cromática quase zero, nitidez no quadro inteiro, praticamente nenhuma distorção, macro 2 pra 1, construção sólida, anéis suaves. Tenho pouco a reclamar até agora.

Sobre ela junto à R7, achei que combinou perfeitamente. A lente tem o mesmo peso da câmera e a distribuição dos vidros na lente fez com que o conjunto ficasse bem balanceado na minha mão. 1kg e 200g é bem pouco pro que esse conjunto consegue entregar.

Um ponto negativo que tenho até agora, que não é da lente, é a falta do focus assistant. Quando vc usa uma lente automática mas desliga o foco automático, ele funciona bem. Quando vc gira o anel de foco ela identifica o olho e fica verde quando ta focado, mesmo no manual. Com a 18-55 funciona e a nitidez é muito maior assim que com o foco automático dela.

Já em lentes 100% manuais, sem nenhum contato eletrônico, não aparece o quadradinho do foco em lugar nenhum, muito menos no olho. Pelo que pesquisei, a câmera precisa de algumas informações que a lente envia pra poder gerar o focus assistant. Eu imaginei que era diretamente na imagem que o algoritmo agia, mas parece que ele precisa de outros dados. Espero que isso mude em alguma atualização.

De qualquer forma, o focus peaking funciona bem e já da pra focar numa boa. Mas se alguém souber como usar uma lente 100% manual com aquele quadradinho de foco no olho e puder me explicar, agradeço muito.

Outro ponto, esse positivo, é que o IBIS da R7 funcionou muito bem. A lente não é estabilizada, mas depois de definir no menu que era uma 90mm eu consegui tirar umas fotos em 1/5 com bastante nitidez.

Sobre recuperação de sombras, pra mim foi suficiente até agora:

Comecei a brincar com o macro dela, mas não achei nenhum inseto legal. Teve que ser uma moeda mesmo.

No mais, eu to muito satisfeito com a qualidade que esse sensor conseguiu tirar dessa lente. Dentro do meu referencial, isso aqui é bastante resolução e eu não esperava isso no quadro inteiro como ela apresentou. E praticamente livre de aberrações.

Aproveitando o post, queria comentar sobre um video de um youtuber chamado James Reader. Ele postou uma comparação entre R7 e R6 pra retratos e falou que as novas RF não estavam se saindo bem na R7. Isso me preocupou no início mas analisando com calma os arquivos dele, a R6 + 50mm 1.2 e a R7 + 50mm 1.2, em iso 100, apresentaram virtualmente o mesmo resultado pra mim. A R6 só ganha na profundidade de campo e ganharia caso o iso precisasse subir.

Em outras palavras, se vc focar direito e tiver luz, a qualidade vai ser a mesma. Esse era um dos pontos pra mim e agora to mais tranquilo.

Agora preciso arrumar um tempo pra sair e continuar os estudos. De qualquer forma, espero que esses relatos ajudem alguém que tbm esteja com as mesmas dúvidas que eu tava.