Canon Rp x R7

Não conheço o Pure Raw, não uso Adobe.
Ele não tem nenhum tipo de controle de intensidade dos ajustes ??

Não. Fiquei espantado. O Vange fala que é bom, eu não curti, não.

Mas note que é DxO PureRAW.

Não, na versão nova parece que tem como desligar as correções de distorção.

Que coisa ! Pensei que tivesse pelo menos uma meia dúzia de controles.

Qual parte, Mike? Me explica que eu vejo como fazer.

R7 e câmera de alta resolução, e não existem lentes para a R7. Foi feita para pássaros e lentes teles caras. Talvez vídeo.

Canon, Nikon investem e oferecem mais em FF. Isso já deu muita discussão,

Uma vez que a RP está por um valor mais acessível, você não terá problemas com lentes.

Pessoal o cara já até comprou a R7…
Ao autor do tópico, conselho que dou, pede pra algum admin trancar o tópico, pega sua câmera nova e sai curtir ela, fotografar bastante, estudar fotografia, experimentar / brincar… E esquece equipamento, review de equipamento, etc…

Eu nao li isso. Ele comprou uma r7?
Boa sorte com ela.
Me desculpe, mas por que trancar o topico? Nao teve nenhum problema. Deixa aberto para ter mais material para futuras duvidas.
A vida segue.

Disse como conselho, pois é muito fácil cair nesse loop infinito de ficar questionando o equipamento, comparando com outro, comparar foto de “parede de tijolo” e a fotografia mesmo fica em segundo ou terceiro plano…

A R7 é uma câmera fantástica… Se o OP gosta de fotografia o negócio agora é esquecer comparação de equipamento e se dedicar em aprender a tirar tudo o que ela pode te oferecer, aprimorar suas técnicas fotográficas, explorar a criatividade e fotografar bastante…

Em vez de gastar grana alugando uma RP para comparar com a sua R7 pega esse dinheiro e paga um workshop de fotografia… Tem workshops de final de semana, seja estúdio, seja mini expedições para algum lugar legal pra fotografar paisagem…

Não vejo motivo pra trancar o tópico, mas gostei da sugestão ao autor.

Leandro, obrigado pelas sugestões.

Quanto a trancar o tópico, aprecio o gesto de tentar me afastar desse buraco sem fundo que é o benchmark de equipamentos, mas não acho necessário o fechamento. Eu mesmo pretendo voltar aqui daqui uns dias pra compartilhar com vcs minhas impressões e resultados. Pode ajudar outros que tiverem o mesmo problema que eu.

Sobre o aluguel da RP, entendo que pode parecer besteira ficar “perdendo tempo e dinheiro” com isso, mas eu vejo de outra forma. Alugar a RP, podendo testar as duas nas situações que eu quiser e tirando minhas próprias conclusões, vai me ajudar não só a acabar com essas dúvidas que ainda estão na minha cabeça, como tbm posso perceber que talvez a RP fosse o que eu queria e economizar uma grana, vendendo a R7 e pegando a RP. Sem falar que vou acabar aprendendo a alguma coisa no processo de comparação e até me divertindo.

O problema é quase sempre financeiro, se eu pudesse pegar uma R5, não teria que ficar “perdendo meu tempo” comparando qual é mais adequada pra mim. Mas como o orçamento é limitado, infelizmente eu preciso passar por essas etapas antes de sair por ai fotografando e perceber que eu deveria ter escolhido a RP, porque a paisagem que to tentando capturar não ta cabendo no frame, ou escolhido a R7, porque 5 fps não me deixou capturar a cena que eu queria. Sei que são problemas contornáveis com técnica, mas é só pelo argumento.

Esse foi um problema que enfrentei há muitos anos, quando peguei a t5i, semanas tentando achar a câmera que oferecesse o melhor dentro do meu orçamento. Mas depois de comprar, me desliguei completamente desse universo de comparações e foquei somente em estudar fotografia e fotografar, propriamente.

Infelizmente é assim, de tempos em tempos passamos por isso.

Mais uma vez, obrigado pela contribuição.

Então, qualquer uma dessas câmeras atuais ML é fantástica. Se vc pegar 10 câmeras e fotografar com elas a mesma coisa ao mesmo tempo e depois colocar as fotos lado a lado vai ver a mesma foto. Todas as fotos serão bacanas e muuuiittooo parecidas.
Estamos em 2022 e todos esses equipamentos são bem avançados.

Fosse eu pegaria a R7 mais pelas características de filmagem, a nível de fotografia seja para um hobbista ou prosumer normal acho que ambas são parelhas.

O quanto que cada um tira proveito do que tem é pessoal. A mulher do filho do meu cunhado tem uma 7d e uma 17 40 e uma 50 1.8 há pelo menos 8 anos. Uma câmera selada, eles fotografam seus filhos nos passeios por onde vão.  Essa é uma vantagem.

(Nao sei se a 17 40 da conta de 33mp no apsc. ) Outra vantagem é para quem fotografa pássaros, esportes, ou como foi colocado, vídeo. Outra vantagem seria usar alguma objetiva apsc boa e mais acessível. Aí tem que procurar o que é possível.

Interessante o vídeo, se já existisse antes de eu abrir esse tópico, talvez não tivesse nem aberto. Ele cobriu bem a minha maior dúvida que era qualidade de imagem final.

Eu tenho experimentado isso no dia a dia usando a câmera, mas foi legal ver ele demonstrando que o sensor de 32, mesmo apsc, conseguiu entregar uma imagem mais sharp e com mais detalhes que o full frame de 26 da da RP.

Engraçado que eu tava hoje mesmo conversando com um cara que disse: a R7 não serve nem pra segunda câmera, que gera “fotos pastosas”, que não vai conseguir imprimir porque os detalhes vão ficar “zoados e embaçados” e que uma 6d com uma cinquentinha entrega muito mais. Segundo ele, trabalha há 12 anos como fotos de casamento. Vai entender…

Depende da lente.
Uma 6D com uma cinquentinha vai entregar mais do que uma R7 com uma cinquentinha.
O sensor da R7 não combina com lente simples, enquanto um sensor full frame com menos densidade vai ser mais “amigável” com lentes de entrada.
Com lente boa, as duas vão entregar um bom resultado.

Depende da necessidade e orçamento pra lentes de cada um.

Cada dia que passa vejo mais exemplos que não é assim.
A R7 vai ser sempre pior ou sempre melhor, com qualquer lente.
Não tem como uma lente ser nítida numa câmera e soft em outra.

Lente de entrada:

Lente intermediária:

Lente topo de linha:

Quanto pior a lente, pior ela fica em APS-C.
Nesse site você pode encontrar vários exemplos disso.

E aqui um exemplo de performance em low light em RAW, no vídeo postado acima o cara testou em jpg por algum motivo…

PS: Não tem nada de errado com APS-C.
Eu uso APS-C. Só tem que estar ciente das limitações.
Não existe almoço grátis.

APS-C vai ser pior em low-light. Entre 1 e 2 stops.
A ponta wide é bem problemática pra achar opções de lentes.
Lentes full frame sempre vão performar pior em APS-C se comparado com um sensor equivalente FF. O quão pior depende da qualidade da lente.
FF pode virar APS-C cropando a imagem, mas o contrário não pode ocorrer.

E também tem suas vantagens:
Preço, tamanho, peso.

Eu encontrei um setup APS-C que me atende custando 1/3 do que gastaria em FF e pesando menos da metade.
No meu caso isso teve mais importância do que as limitações do sistema.

Pela perspectiva ideal, sim fica pior e as marcas atendem essa questão.
Fisica - difracao em 6,3 usando o super difraction calculator.
Pela perspectiva do bolso, cada um se salva como pode.
Eu voltei a usar apsc e odeio pensar em combinação ideal de lentes. :hysterical:
Me desculpem, quem estiver feliz aproveite!
A Fuji e exceção, tem lentes.
Mas essa e minha percepção.

No apsc 24 35 50 funcionam muito bem. inclusive com tubo extensor.
24 geralmente e cara .