Descontente com a recuperação de sombras da EOS RP

As cores da R sao horriveis! Tenho alguns freelas que fazem e é um horror pra equalizar com a linha R6/5. Muito melhor bater as cores com uma 6D ou 5d3 do que as da R. é um sensor estranho…

Sobre o comparativo, bom… +4EV vai azedar mesmo, ainda mais nas canon’s. Mas esse banding na R6 e R5 some, fica igual das nikon/sony. Talvez um próximo update tu consiga fazer pra R6 ou a nova R6 MK II que deve sair em breve. Mas fuja da R kkkkkkk

E a 5d mark iv? em teoria é o mesmo sensor da R.

kkkkkkkkkkkk gente, cada um é cada um…

Tenho a R e adoro as cores dela, e ja vou avisando que dependendo da lente que vc usar essa parada de cores muda bastante. Se já encontrou a objetiva que gosta tá ótimo :ok:, se ainda não encontrou procure. Tem objetiva mais fria, tem mais quente, tem mais granulada, etc… depende bastante da objetiva. Algumas objetivas casam bem com algumas câmeras.

Sim basicamente a mesma coisa!!! Excelente sensor, sensacional.

Uma vez vi esse vídeo e tem sobre uma breve comparação das cores.

A partir do minuto 3:00

  • Eu coloco compartilhar à partir desse tempo no YT mas não fica :no:

Exatamente isso, péssimo, não tem jeito… tudo virado. :aua:

Isso que eu ia dizer…
Com excessão da 5DMKIV, que recentemente comecei a usar, todas as minhas Canon sempre sofrem na recuperação das sombras.
Como eu trabalho com ISO alto sempre - no mínimo 3200 - tenho que cuidar mais ainda. Nunca passo de +50 de sombras no LR. Tento nem chegar a +30.

Se tiver um bom tripé não vai fazer tanta diferença pra ti aumentar o tempo de exposição. Daí tu fica mais tranquilo.

Em comparação com 6DMKII e a 5DMKIII ela é incrível.
Vou fazer uma comparação pessoal quando puder pra postar aqui…
Mas de cara eu percebi um desempenho em ISO alto inacreditável. E olha que eu deixo em 6400 por padrão.
Acho que em função disso, a minha percepção é que ela tem cores mais limpas que as outras 2, especialmente que a 6DMKII.

E depende muito da fonte de luz… Eu as vezes lido com uns holofotes de LED chineses, que Deus nos livre… Não desejo esse mal a ninguém.

Cara já trabalhei com a 6D Mark 2. A RP é basicamente a versão mirrorless da 6D Mark 2 e a R é a versão mirrorles da R.

Agora eu já trabalhei com 5D Mark 2, 3 e 4 (há pouco tempo atrás) e realmente o sensor da 5D Mark 4 é muito bom. Eu gostava bastante das cores das 5D Mark 3 e 4, mas nunca consegui gostar do spectro de cor da 6D Mark 2 e , creio, a RP seja muito semelhante. Engraçado que a 6D clássica me parece melhor nas sombras e no ISO alto em relação ao sinal / ruído do que a 6D Mark 2. Chega a ser engraçado como a Canon produz uma câmera muito boa e depois parece fazer um “downgrade” em alguns aspectos em modelos mais novos.

Pessoal, apenas pra fazer um teste “não científico” eu não tenho a RP , mas decidi fazer um teste com arquivos RAW de exemplo . Link das fotos em JPG e RAW neste link :

No exif todas as fotos foram com a RF 24-105 F4L . Vamos lá, as fotos e algumas considerações . Houve alguns ajustes no Lightroom , apenas na aba “Básica” para testar as sombras (pretos), altas luzes (branco) e meios tons (cores intermediárias):

Tabela de Escalas de Cinzas do Ansel Adams:
ANSEL-ADAMS-ZONE-SYSTEM-from-1930-s-1-600x254 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Foto 1:
Canon RP
24-105F4L IS USM
F8 - ISO 100 - velocidade 1/125
canon_eos_rp_04 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Comentário #Foto 1: a RP tem ótimo desempenho pra altas luzes e também para os meios tons. Neste caso da sombra, recuperei +100 nas sombras, sem nenhum ruído ou perda de detalhes. Mas notem que foi usado ISO 100 e a zona de sombras na verdade está na zona intermediária (Detalhe em 100% da sombra , logo abaixo do lado esquerdo o arquivo original e do lado direito as sombras em 100%):
Sem título(1) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

#Foto 2:
Canon RP
24-105F4L IS USM
F16 - ISO 100 - velocidade 1/250
canon_eos_rp_06 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
Comentário #Foto 2:
Aqui é um lance realmente bizarro. A foto original está praticamente em contra-luz, e portanto essa “casa” na beira do rio está praticamente no preto puro. Note que a RP realmente gera coisas bizarras quando recuperamos as sombras (principalmente as que estão na zona 0 e zona 1 da tabela de Ansel Adams). A casa , que estava no preto puro, ao puxar o slider de sombra no Lightroom para 100%, o sensor não consegue reter todos os detalhes na zona de preto, como é o caso dos sensores da Sony.

Se fomos comparar com a foto 1, onde as sombras do arquivo original estão nas zonas 2, 3 e 4, mesmo puxando as sombras pra 100% (ou seja da zona 2 pra zona 4) não há perda de detalhes, nem ruído. Mas quando o arquivo RAW a região de sombras está nas zonas mais próximas do preto (0 e 1), o sensor não capta o expectro de detalhes da luz, como deveria, gerando perda clara de resolução e cores estranhas.

Um fato curioso dessa foto é que ela perdeu nitidez por causa da abertura extremamente fechada (F16) , um fenômeno que acontece com praticamente qualquer lente do mercado (difração da luz).

Abaixo a foto convertida pra JPG (do Raw) com zero edição:
foto_o_1 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Bordas_1 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
Crop 100% Antes e Depois. Sensor , mesmo em ISO 100, o sensor não consegue reter informações nas áreas de preto total (0) e preto quase total (1) , mas é extremamente bom nas zonas intermediárias.

#Foto 3:
Canon RP
24-105F4L IS USM
F4 - ISO 100 - velocidade 1/4
canon_eos_rp_31 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
Comentário #Foto 3: Aqui uma foto com ISO 100, e onde praticamente não temos áreas de preto na foto (exceto a leve sombra projetada abaixo do livro infantil), sendo essa uma foto com muitas altas luzes e tons intermediários. Em todas as recuperações de altas luzes e meio tons, a câmera se mostrou muito competente em lidar com essas zonas de luzes . Ruído praticamente zero.

#Foto 3:
Canon RP
24-105F4L IS USM
F4 - ISO 6400 - velocidade 1/250
canon_eos_rp_37 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
Comentário #Foto 3: aqui a mesma foto mas em ISO 6400. Perda muito leve de detalhes. Não usei redução alguma de ruído no Lightroom, apenas pequenos ajustes na exposição pra ficar igual a foto com ISO 100 em termos de exposição. Um ruído muito pouco perceptível com perda um pouco dos detalhes de luminância, mas uma retenção de cores excelente. Dá pra usar foto em ISO 6400 tranquilamente na RP.

#Foto 4:
Canon RP
24-105F4L IS USM
F4 - ISO 12.800 - velocidade 1/250
canon_eos_rp_38 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
Comentário #Foto 4: Aqui a RP ainda se mostra muito competente pra fotos em ISO 12.800 . Não foi aplicado nenhuma retenção de ruído. Há sim uma diferença entre o ISO 100 e ISO 12.800 (como toda câmera, de qualquer marca), mas a retenção de cor ainda é excelente e as fotos feitas em ISO 12.800 na RP são extremamente utilizáveis , principalmente quando nao temos que recuperar sombras.

Resumo: os testes não foram “científicos”, a câmera tem um desempenho nos tons intermediários e altas luzes muito bom, mas nas sombras mais densas de preto puro (zona 0) e preto quase puro (1) é muito fraca. Da zona 2 até a zona 10, a câmera tem um alcance dinâmico excelente. Em alguns testes, dá pra recuperar estouros de altas luzes em até e stops no lightroom sem problemas, mas as sombras de preto puro (zona 0) e preto quase puro (zona 1) realmente ficam horríveis.

Resumindo, acho que pra fotografias de grande contraste, principalmente de paisagens, se faz o uso da técnica de expor à direita para a RP. O mais engraçado é que tive a 6D clássica e em áreas de sombra, zona 0 e 1, ela conseguia deter mais informações e com nível de ruído muito menor :dizzy_face:

Como diria o Felipe D’Ávila: Que TISTRREZA!

E pior que no vídeo postado eu percebi claramente aquilo que eu sentia dos tons ficarem esverdeados… Mas pelo menos tem como corrigir e criar um perfil de câmera.

Saltar da R ($1600 dólares) para R6 ($2500) ainda é meio complicado pra mim… em Reais dá 8k-9k pra 13k.

Achei bem pertinente o que o Chefe falou sobre recuperação de sombras… Realmente eu também percebo isso, ela recupera muito bem os meio-tons, mas as sombras ela fica devendo.
O cara do canal Camera Conspirancies que brinca: Que é uma câmera de 2019 com sensor de 10 anos… pq em 2019 ela foi lançada com o sensor de uma câmera de 2017, que perdia para outras de 2010. Então na conta teríamos agora praticamente uma câmera com sensor de 15 anos atrás kkk.

Fernando, mas note que a limitação do sensor serve apenas pra fotos em preto nas zonas 0 e 1… da zona 2 até a zona 10 a RP me pareceu excelente. Acho que há alguns meios de se contornar isso:
Bracketing de exposição e exposição pra direita.

Quando você expõe pra direita, embora a exposição fique muito puxada pra branco, ao diminuir a exposição, a cãmera consegue captar todas as informações na área de sombra e , portanto, eu não vejo isso como um impeditivo para uso da cãmera. Acredito que isso praticamente resolve o problema.

Tirando essa situação que só é um problema em zonas de alto contraste, nas zonas de preto 0 e 1, a câmera com certeza tratá ótimos resultados. Por exemplo, gostei muito do desempenho dela em ISO 12.800 . Acho que a câmera também deve ter seus pontos positivos.

Fernando, fiz um teste semelhante aqui com alguns Raws da Canon R e , cara, no quesito recuperação de sombras, nas zonas 0 e 1 , ela é bem melhor que a RP . A R consegue reter muito bem os detalhes e o ruído só é visível ampliando muito. Quanto a questão de cores, gostei bastante delas tanto na R quanto na RP. Mas ainda assim, sinto uma certa falta de personalidade no estilo das cores, talvez porque eu fiquei viciado nas cores das 5D clássica e 5D Mark 2 kkkk

Bom saber… era o que eu mais ou menos estava imaginando.

Achei uma tabela comparativa de Ruído vs ISO:

No caso coloquei a 6D comparada com a RP
https://www.photonstophotos.net/Charts/RN_ADU.htm#Canon%20EOS%206D_14,Canon%20EOS%20RP_14

Os resultados mostram aquilo que constato… o ruído da RP é maior do que da 6D.

A câmera é moderna! mas a Canon ‘nerfou’ ( palavra colega vangelismm ) :no: :frowning:
Muito lamentável

Moderna é a palavra perfeita para esta câmera… inovadora mas antiga… afinal a semana da arte moderna fez 100 anos agora hahah

Oi Fernando
Tudo bem?

Oi Fernando
Tudo bem?

Na Canon 80D(acredito processador mesmo), minha, tentei uma vez…certo! Eu ajustei 2 arquivos RAW + JPG, claro.
Veja - no site MF não baixa arquivo RAW. Mas dá comparar…