Descontente com a recuperação de sombras da EOS RP

Já tive a SL2 que é o mesmo sensor da 80D e dá pra recuperar sombras nas zonas 0 e 1 em até ISO 800 quase sem ruído. Neste aspecto, os sensores das T7i, R10, M50, M200, 80D, e mais algum modelo que eu tenha me esquecido, são bem melhores que a RP neste quesito. E estamos falando de um sensor APSC de 24 Megapixels (muito bom por sinal) cuja exigência de resolução (e portanto o sinal/ruído) é maior do que na RP (que é um sensor Fullframe senão me engano de 28 Megapixels).

Sobre a recuperação de áreas escuras e altas luzes, todas elas são excelentes, inclusive a RP.

Tenhou uma velhinha Sony Nex em casa e uma hora vou testar esse aspecto pra ver como um sensor da Sony de mais de 10 anos atrás se comporta nisso .

E sim sobre a 6D clássica, realmente eu gosto muito da recuperação de sombras dela e do ISO alto dela. Eu já tive ela, dava pra usar 12.800 de ISO e até 25.600 com um pouco de redução de ruído, tranquilamente. Ainda mais pra impressões até A4, onde ocorre diminuição do tamanho em pixels da imagem pra impressão e portanto uma considerável redução de ruído. Mas realmente a RP me espantou neste sentido e não tem tirando o mérito da câmera pois já vi algumas excelentes fotos com ela. Bom boa luz, boa técnica e boas lentes, mesmo que de entrada, dá pra tirar resultados bem satisfatórios .

Você está certo mas está errado :hysterical:

A RP tem o sensor da 6d mark ii.
Se você plotar nesse mesmo site, as curvas são idênticas.

E sim, a 6d mark II tem sensor pior que a 6d original.

Foi a câmera mais criticada do fórum, o pessoal do fórum nikon estão se achando perseguidos com as Z6 e Z7, mas não sabem o que foi o terror da 6d mark ii kkkkkkk

Baixei aqui e abri no ACR, essa recuperou tranquilo. Acredito que vc deva ter subido uns 2 pontos na exposição e mais uns 50 nas sombras. Pelo menos aqui eu joguei esses valores para ficar mais ou menos próximo. Recuperou praticamente sem ruído, isso no JPG.
Como o Chefe falou, o que está na zona média e clara ele recupera facilmente.

Já tive a 6D e a recuperação de sombras dela era muito boa. Realmente me parece que a recuperação da RP / 6D Mark 2 que usam o mesmo sensor é o ponto fraco desse sensor em específico. Sobre as Z6 e Z7, muita gente criticou foi o sistema de foco dessas duas câmeras, mas eu não vou opinar sobre algo que desconheço mas acho que o Ernesto tem mais propriedade do que eu pra falar disso rsrsrs

z5

Pra fazer esse tipo de trabalho até uma D600/D610 vai super bem.
Elas compartilham o mesmo sensor com a D750 e Z5.

Tem o Dynamic range excelente, hoje, mesmo após mais de 10 anos de lançado.

Vamos ser sinceros, qualquer câmera serve pra esse trabalho.
Não é normal fazer essas fotos abrindo sombras quando se pode fazer bracketing no tripé…

O problema que eu vejo é o quanto pagam por tempo. Isso começa a ficar insustentável. Então é azar pegar justamente uma área que esse sensor da RP não dá conta, o tipo de trabalho que uma DSLR usada faria bem. não sei o quanto uma Canon 5d lll custa. Não sei nem a latitude de exposição, apenas da Nikon que é a marca da minha camera… Uma Pentax por exemplo motivo de piada , tem Ibis no sensor e possui também ótima latitude de exposição Inclusive eles tem um sistema inteligente de foco manual Tem coisas que Pentax da conta e faz com as duas mãos nas costas rindo … Eu fico feliz em gastar pouco, porque eu não tenho cliente, Hobby e pequenos trabalhos. .Apenas tento não colaborar com o que soa exagerado .

Sim, eu so não quero criar atrito por causa de marca. Se eu tivesse um problema, eu gostaria que me ajudassem. Apenas isso.

Cara, eu acho exagero ficar criticando a Canon RP e a 6D Mark 2 , pois é um ponto fraco no meio de 10 pontos fortes. E mesmo assim já deram a solução por aqui . Se você expor pra direita e diminuir a exposição no editor de imagens, as sombras terão todas as informações sem ruído. Então, eu não vejo a recuperação de sombras e alcance dinâmico como um impecilho para fazer fotos de alto nível.

Pra ser bem sincero, esse blábláblá não vem de mestres da fotografia; vem de blogueiros e de Youtubers que recebem grana pra elogiar ou criticar determinado fabricante. Eventual limitação pode ser solucionada com técnica, na maioria das situações. E a RP me parece uma câmera excelente pra fotografia. Uma prova viva disso são as altas luzes e o desempenho excelente em ISO alto. Basta notar nos poucos exemplos que dei aqui que as fotos em ISO 12.800 são perfeitamente utilizáveis .

Meu ponto nem é tanto esse Chefe, minha crítica é que as vezes o equipamento pode te limitar, por exemplo quando você confia no equipamento para fazer a exposição correta, e na adrenalina da correria do momento (vc ou a câmera) acaba errando a fotometria e perde a foto…

Tudo bem que fotografia imobiliária tb não é essa pressão total, mas fico imaginando num casamento quando o cara está clicando por algum motivo entra um flash contra e a câmera tenta ajustar a comp. de exposição deixando a foto escura… Nessa vc perdeu a foto do beijo que era pra ser a mais bonita da série.
Ou se por exemplo o flash falhou na hora H. Se a câmera permitr, vc consegue recuperar uma foto totalmente subexposta assim.

Enfim, o caso da RP não ter uma boa recuperação de sombras (e de certa forma exposição) pra mim entra mais no mérito da confiabilidade. Uma câmera que recupera melhor, trás mais confiança por saber que se der algum xabú ainda sei que saio com a foto de alguma maneira.

Toca pra frente e pega a R.

To pensando em fazer isso agora na BF… Na Amazon US costuma ter item open box com uns 100-150 dólares de desconto. A R se não me engano estava 1600. Não sei se rola desconto de BF em item “renewed”, mas é o plano.
Tem também as promoções do Aliexpress, aí vou pensar o que vai ser mais vantajoso.

É uma boa idéia pegar a R.

Achei uma na KeH por $1339. O problema que me falta ainda uns 200 dólares :grimacing: