Dúvida - 50mm 1.8 / 1.4 / 1.2

Profissionais e Mestres da Fotografia,

Fiquei com uma dúvida, provavelmente para vocês a minha pergunta é muito óbvia mas estou aqui para aprender! :smiley:

já faz algum tempo e eu postei a seguinte foto na área do corredor polonês

Essa foto foi tirada com abrtura em F/ 1.8 em uma 50mm

Uma das críticas que me chamou a atenção foi que o brinco e o cabelo ficaram fora de foco!
eu concordei com a crítica isso não tem nem o que discutir, mas a minha dúvida é a seguinte:

Com abertura de 1.8 em uma 50mm deixou alguns pontos essenciais fora de foco.
Uma 1.4 ou 1.2 não deixaria mais fora de foco?? (Falei besteira né?)
Em que casos posso usar a lente 50mm com sua abertura máxima sem que pontos essenciais fiquem fora de foco?

Desde já agradeço a ajuda de vocês e peço desculpas se falei muita besteira… estou aprendendo sozinho e estou apanhando bastante!

Obrigado

Tentando ajudar resumidamente:

Lentes com aberturas maiores (1.4 1.2) deixarão mais área fora de foco sim… para isso não acontecer, precisará “fechar” a lente, usando aberturas menores - quanto menor a abertura, maior área em foco…

Sobre o segundo qustionamento, para ter maior área em foco, vc tem 3 opções a pensar… 1a é a abertura da lente, 2a é a distância em relação ao assunto (quanto maior sua distância, maior área estará em foco) e 3a é uma combinação das 2 anteriores…

Procure na internet alguns gráficos sobre distância focal que dá p/ entender melhor como funciona…

:ok:

é isso aí… tem várias calculadoras de profundidade de campo na internet…

vc não falou besteira não, quando maior a abertura, “mais desfoca” …

Nesse caso seu, não tem necessidade usar abertura tão grande, já que não tem nada no fundo pra desfocar tanto… e o fundo branco acaba reforçando que as orelhas já estão fora de foco…

Pense na profundidade de campo como se fosse um recipiente! Vai desde um envelope ate um container; se você quer focar apenas um olho um envelope basta, mas se for o rosto vai precisar de uma caixa pequena! Para aumentar o teu recipiente, você tem algumas saídas, diminuir o seu sensor, diminuir a sua distancia focal, aumentar a distancia do seu objeto ou diminuir a sua abertura! Este ultimo é o mais fácil!

Pelo que tive lendo, na 50mm 1.8, a abertura que se sai melhor em relação Foco X Bokeh é em 2.8.

Um retrato como esse eu usaria de 2.8 à 3.5 na abertura.

Independente se é 1.8 ou 1.4, o DOF, em tese, é para ser o mesmo.

O Bokeh é uma característica da lente! Você vai ter o mesmo Bokeh com 1.8, 2.8, 4!

as vantagens das lentes claras sao que justamente em aberturas menores elas ganham muito em nitidez, ja explicaram bastante aqui, mas basicamente é isso, variaveis entre distancia do assunto, tamanho do assunto e aberturas usadas para a foto, consegues fotos em 1.8 com o rosto da modelo todo em foco, como nesta minha aqui

http://farm8.staticflickr.com/7292/9170695082_c6b3131e1b_b.jpg

Nikkor AF-D 50mm 1.8

e consegues um desfoque semelhante a sua foto até em 1.2 como nesta minha aqui

http://farm4.staticflickr.com/3706/9286345712_939735a5d0_b.jpg

Canon 85mm 1.2 L USM

fiz esta foto a uma distancia um pouco maior do menino, entao ela focou quase todo o rosto dele, apenas desfocando nos ombros, se eu me aproximasse mais dele, focaria apenas os olhos e teria mais area fora do foco, um exemplo disso é nas fotos macro, que mesmo voce usando f8 voce perde toda informaçao no fundo, pois o objeto normalmente é MUITO pequeno

Eu fico de cá pensando nessa palavrinha usada 2 vezes no post do colega: “Essencial”!

Olha para essa moça! Olha os olhos, olha a pele, olha o sorriso!

O que é essencial nela?? Pra mim, os olhos e o sorriso.
TODO o resto perde força frente a esses 2 elementos.
Então, pra mim, a captura está ótima!
Pode ser melhorada? SIm, com certeza! (mas o tópico não é pra isso)
Mas tá ruim? Longe disso!

Então, pq ao invés de se preocupar com o DOF ter deixado as orelhas e partes do cabelo fora do foco, não pega a máquina e vai fazeer mais uma fotos dessa modelo linda que vc tem aí?!?!?! :ok:

já tive a 1.8 e depois por força do consumismo adquiri a 1.4…

não senti muita melhora nas fotos não…depois vendi a 1.4 por falta de uso,desde então só uso uma pentax 55mm 1.8 manual…

lente ao meu ver é o seguinte:
vai do seu uso,do tempo que passa com o equipamento,dominar em todos os aspectos ,tanto a luz presente como a lente ou camera…

tudo é pratica…

mas se fosse para escolher hj. eu escolheria a 1.8 :ok:

quanto a dúvida…
regra essencial, os olhos,os olhos não podem ficar sem foco.
inclusive tente mante-los dentro da regra dos terços.
ficara muito mais agradável de se olhar a foto…

a 50mm 1.8 é ótima para retratos…

a minha dica é :
não se preocupe tanto com nitidez,se preocupe mais com a luz,qual luz terá como principal,qual será a de preenchimento,preocupe-se com um posicionamento que favoreça a modelo.

nesse seu exemplo não da pra s ter uma definição de iluminação,tudo precisa de uma definição e nem sempre essa definição está na nitidez… :ok:

Não seria aumentar o sensor? :ponder:

Concordo! :ok:

Acho que se tem pano pra manga, 1.2. Se não, 1.8. Simples assim. O que uma 1.8 faz a 1.2 não pode fazer, em tese. E uma 1.2 em 1.8 tende a ser mais nítida. É o q eu acho no meu mundo das especulações.

Aumentar o sensor diminui a profundidade de campo! A relação é inversa!

2X :clap: :clap: :clap: :clap:

Pope,

Aqui o Leo Terra diz o contrário(e concordo com ele :D), por isso que eu afirmei que se o sensor é menor, o DOF é menor.

Então!
Sensor pequeno, grande DOF e sensor grande pequeno DOF!

Minha sugestão: fazer vários testes em várias situações, e ver e analisar com os próprios olhos…

Veja este esquema bem básico, mostrando a relação entre a Abertura X Profundidade de Campo, ou alguns chamam de profundidade de foco… (mantendo sempre a mesma Distância Focal):

https://lh6.googleusercontent.com/--gILRW6fd3Y/Uhq2Yx44SnI/AAAAAAAACN4/b1KePSFWh5I/w515-h550-no/Dist%25C3%25A2ncia+focal.jpg

É uma lógica bem simples, mas… depende de outras variáveis, e também modifica o grau de “nitidez” do fundo desfocado (Bokeh)

Veja um exemplo de teste que fiz com uma 50mm 1.4 (Sigma), mantendo sempre a mesma DF (mínima de uns 30cm) e alterando em um ponto a abertura (1.4/2.0/2.8/4.0/5.6) - observe a profundidade do foco na mão, próximo ao anel… como que vai se tornando cada vez mais nítido… em 5.6 a mão inteira está praticamente focada!! …é uma “zona” sem bordas muito bem delineadas, tipo um degradé… por isso é complexo o cálculo exato…

  1. f/1.4

https://lh3.googleusercontent.com/-2KAKScIgTAM/Uhq70ol2GCI/AAAAAAAACOE/aHaum2oFVf8/w800-h533-no/IMG_2175.jpg

  1. f/2.0

https://lh4.googleusercontent.com/-ghBcF3497f0/Uhq70PU191I/AAAAAAAACOM/px1qhc2kS1A/w800-h533-no/IMG_2174.jpg

  1. f/2.8

https://lh4.googleusercontent.com/-1i2wxlZcVrI/Uhq7zaAICiI/AAAAAAAACOU/h9SBaJnUMn4/w800-h533-no/IMG_2173.jpg

  1. f/4.0

https://lh4.googleusercontent.com/-Hns_C0FpzkA/Uhq7zLWZluI/AAAAAAAACOc/nFX8F-ijDYc/w800-h533-no/IMG_2172.jpg

  1. f/ 5.6

https://lh3.googleusercontent.com/-uDYmRHQ0JA0/Uhq7yhImvKI/AAAAAAAACOk/ZjJbDKjOMyQ/w800-h533-no/IMG_2171.jpg


p.s.: observar como o desfoque de fundo se altera radicalmente entre 1.4 e 5.6 !!! Tudo depende da intenção que você quer na imagem (ou, idéia da foto…!!)

:ok:

Pope,

Segue resumo escrito pelo próprio Leo Terra no texto:

“Aumento da abertura –> Reduz a DOF.
Aumento da DF –> Reduz a DOF.
Redução da distância do objeto em foco –> Reduz a DOF.

Redução do tamanho da mídia –> Reduz a DOF.

Aumento da cópia final –> Reduz a DOF.
Aumento da distância de visualização –> Aumenta a DOF.”

No texto ele explica o pq de qnto menor o sensor, menor o DOF.

Palmeida:
Certeza que é menor sensor maior DOF
Veja só: filme de 35mm você tira retrato com abertura maior em relação a um 120mm
Uma compacta com lente 1.8 nao desfoca o fundo só com abertura como as APS-C!
Segue uma das inúmeras referencias sobre o assunto:

Mas aqui está a explicação do Leo Terra para isso:

“Neste ponto deste artigo muitos devem estar se perguntando “por que as compactas apresentam maior profundidade de campo para um mesmo ângulo de visão, se a redução do tamanho da mídia faz com que os círculos de confusão sejam mais ampliados?” O que leva as compactas a terem maior DOF não é o tamanho da mídia e sim a menor distância focal, pois esta faz com que a redução da DOF evolua em uma função quadrática, enquanto o tamanho da mídia possui uma evolução linear. O tamanho da mídia na verdade compensa parte do aumento da profundidade de campo que deveria ocorrer em decorrência da redução da distância focal, mas não o suficiente para manter a DOF constante.
Tal confusão é criada porque muitos fotógrafos se esquecem de isolar as variáveis para analisar como cada uma impacta no fenômeno separadamente. Quando compomos estes itens e travamos o ângulo de visão da objetiva (para que ambas as câmeras “vejam” a mesma coisa), então precisamos de uma distância focal menor, para conseguir isso em uma mídia menor. Como a distância focal possui maior impacto (como dito anteriormente) as câmeras com mídias menores, quando fotografando com o MESMO ÂNGULO DE VISÃO, acabam tendo uma menor DOF, não em decorrência do tamanho da mídia (como muitos pregam) e sim em decorrência de termos que compensar a distância focal para obter o mesmo resultado, em termos de ângulo de visão.”