Existe alguma lente similar à EF50mm f1.2L sem custar os dois olhos da cara?

Andei vendo essa belezura e achei interessante a estética que essa lente dá, queria saber se existe algo similar sem custar o preço que ela custa que além de ser cara é mais difícil de achar.

Você precisa dela para o seu trabalho? Você vai tirar proveito dela em 1.2?
Então compra pois irá durar a vida inteira.
A Nikon manual tem efeito parecido e a voightlander manual 58 1.4.
Existe adaptador com motor. Creio que é possível sair mais barato. Algumas lentes china devem fazer algo assim.

Mais por curiosidade mesmo… não penso em investir muito nisso, mas seria mais para algo autoral…
Talvez acabe comprando uma Helios 44 mesmo… não tem muito a ver mas já é diferentona.

:ok:. … ö valor é bem melhor.

O GAS está forte nesse rapaz.

Você havia dito que iria enxugar o kit de lentes. :assobi:

Enxugar o kit atual, e montar outro, muito mais gourmet :hysterical:

Típico GAS… Compra a lente e depois tenta descobrir um uso pra ela kkkkkkk

Felizmente eu já tô livre disso…

Única lente que ainda gostaria agregar ao kit é uma 35mm f1.4 … E talvez a 135mm f2… e aí uma 85mm 1.2 pra fechar o kit :hysterical: :hysterical: :hysterical:

:smiley:

SIGMA 50 1.4 ART é muito melhor que essa lente e custa menos.

Mais nítida mas não tem o look mágico 3d pop micro contraste :assobi:

Hahahaha :hysterical:

Tenho ela e é a melhor lente que já usei, e tive as ~50mm mais tops do mercado com AF. (nikon 58mm 1.4 / Sony Zeiss 50 1.4 / zeiss 55 1.8)

A grande diferença dela é o flare que produz, único. Não é nítida, contraste difícil, demora um tempo pra pegar a manha, mas vale cada centavo.

Nitidez é um conceito burguês kkkkkk hoje em dia eu tiro muita definição, tenho usado até filtro promist pra deixar mais soft.

A Canon FD vintage 55MM 1.2 tem um Look diferenciado e parecido (mas não igual). Dá pra usar nas mirrorless com o focus peaking e adaptador. Review e fotos:

Se você usa mirroless tem opções baratas que podem ser adaptadas.
Inclusive existe uma FD 50mm 1.2 L, tão cara quanto a EF :smiley:

Porém as FD ou FL 55mm 1.2 são muito legais de usar.
Eu tenho uma FL 55mm 1.2 que utilizo na Fuji. Ela é bem peculiar em 1.2, dependendo do job ela não serve. Mas coisas autorais ela é ótima. Fechando em F/2 já fica tão nítida quanto uma moderna. Curto muito o flare dela.

Usando uma X-E2 com a 55 em 1.2


Essa em f/2.8 se não me engano.


X-T2 com a 55 em 1.2


Estive pensando em vender ela e pegar uma autofoco pra trabalhar, volta e meia desisto e depois penso de novo :hysterical:. Uma lente dessas gira em R$1000 a R$1500, mais o adaptador. Fica bem em conta.
A FL 50mm 1.4 já da ótimos resultados e custa menos que uma Helios.

É parecida com a Helios 44 f2? Sempre fui curioso em ter essa lente, mas precisava pegar pra buscar com mais afinco. Acho meio caro o preço que vendem uma boa… Penso que se garimpar acha alguma câmera Zenit com essa lente por uns 150 reais (com sorte).
Eu tenho inclusive o adaptador EF-M42, mas nunca usei.

Fernando
Vi, hoje, um anuncio Meike 50mm f1.2 R$ 2.085,32.
Nunca vi um colega dizer uma lente ‘ótima’ nitidez 10, etc.
Olha o anúncio

Uma vez peguei uma Zenit com uma Helios e tava cheia de fungos.
A pessoa vendia ítens antigos…

Se a pessoa que tiver vendendo sabe o valor e estiver bem cuidada acho difícil conseguir nesse preço.

Acabou que devolvi e importei a lente da Ucrânia.

Já tive as duas lentes. Cada uma tem sua personalidade diferente. A Helios 44-2 tem muita propensão pra flare devido aos coatings mais simples e também geralmente tem um constraste bem baixo, mesmo em aberturas mais fechadas. Mas ela tem uma estética muito louca pra fazer fotos e vlogs com aquele ar vintage, além daquele Swirl Bokeh realmente incrível. É uma lente cujos os defeitos óticos transformam-se numa beleza única em estética de imagem, plano focado e desfocado.

Já a Canon Fd / Fl 50MM 1.4 é outra lente com aspectos bem distintos. Ela tem cores mais saturadas, grande contraste (principalmente fechada pra F2 até F8 ) , muita resolução e um desfoque muito bonito , mas sem fazer aquele desfoque mega power das Helios. É uma lente com uma estética bem diferente da Helios 44-2 . Se você quer maior resolução, nitidez e contraste é uma 50MM perfeita. Eu tenho hoje uma Pentax M 50MM 1.4 e adoro ela, pois os projetos são praticamente idênticos (canon e pentax 1.4) . Agora se você quer uma lente que te entrega um resultado diferente e uma estética diferenciada, a 44-2 é uma boa alternativa.

A FL 50mm 1.4 não faz aquele bokeh da Helios. A 44-2 é a mais valorizada de todas, fora que é bonita hehe. Em qualidade de imagem a FL já é anos luz de engenharia e projeto na frente da Helios, por isso há mais controle de cores e aberrações.

Ambas dependendo do trabalho que se faz, hoje com as mirrorless é facilimo de focar, tendo calma e tempo se faz trabalhos profissionais com uma lente dessas super de boas. Se o resultado se encaixa no seu estilo de fotografia acho que seria válido investir numa lente dessas. Eu curto um tom vintage, com efeitos de flare e pouco contraste no contraluz, então uma FL de 1970 caiu como uma luva pra fazer meus retratos. Era uma lente que sempre quis ter, mas não servia em DSLR. Só queria experimentar ela no FF. Se no APS-C já da ótimos resultados.