Foco Inteligente (Canon R5, R6 e R7)

Boa dia, boa tarde ou boa noite…

Para quem possui uma Canon R5, R6 ou R7, caso não tenha notado, o foco inteligente ((detecção de olhos (modo animais)), apresenta uma GRAVE anomalia relacionado ao foco do assunto.

Vou deixar um vídeo onde é mostrado de forma extremamente clara o problema que ocorre.

Antes de comprar a Canon R6, eu pesquisar muito tempo, antes de compra-la. Já havia lido todo seu manual antes da compra como de costume. A R6 chegou e com muito entusiasmo fui para campo com minhas lentes Sigma 150-600mm C e uma Canon 70-200mm F2.8 L (sem IS).

Ao descarregar as imagens e analisa-las, a grande maioria das imagens mostrou-se totalmente ou bem fora de foco onde o foco cravou o deveria estar totalmente nítido nesta área!! Equipamento no tripé e com disparador por cabo. Assunto parado no momento das imagens e mesmo assim os resultados são os mesmos.

Durante bons dias eu analisei o fato e fiquei me perguntando. Se no modo One-Shot ou Servo as imagens ficam corretamente focadas… O modo de foco inteligente por detecção é o modo SERVO com esta tecnologia de detecção. Os olhos são detectados !!! O corpo ou cabeça do animal ( aves) são detectados. Tudo parece funcionar perfeitamente, mas… o foco oscila o tempo todo !! O foco quando usando por detecção de face, olhos ele não se mantém no assunto, mesmo em perfeitas condições, sem absolutamente nada para atrapalhar isso, como pode ver no vídeo!!

Eu entrei em contato com a Canon, e eles me informaram uma nota do manual e alegaram que as minhas lentes são antigas e que o motor de foco delas é lento e por isso o sistema de foco inteligente não funcionaria. A nota do manual que foi usada para justificar o problema que estou relatando foi essa:


Com objetivas EF, a predefinição da focagem durante o disparo só está disponível quando utilizar (super) teleobjetivas equipadas com esta função, lançadas durante e após o segundo semestre de 2011.

Vamos analisar o que está escrito:

– Em primeiro lugar a nota menciona lentes EF. Não especifica marca de lentes EF.

– Em segundo lugar, a nota informa que se as predefinições de focagem SÓ ESTÁ DISPONÍVEL quando utilizar (super) teleobjetivas equipadas com essa função. Todas as predefinições de focagem funcionam e estão disponíveis com todas as lentes que possuo e que foram testadas. A afirmação é que se você não tiver SUPER teleobjetivas, isso está em ênfase entre parênteses no manual, você não terá pré-definição de focagem durante o disparo o que não procede !!!

– Em terceiro lugar o problema relatado não tem nada haver com a nota mencionada no manual. Em nenhum momento o manual informa que o recurso de foco Inteligente por detecção só funcionará corretamente usando lentes RF ou Lentes X, Y Z…

Algumas pessoas que estão com esse problema, respondem que para resolver isso, basta uma rajada de fotos e algumas ficarão boas… Isso é um absurdo grotesco e inaceitável !!! Eu não engulo esse problema contornando dessa forma !

Falando com a Canon, eu insisti no fato de que o questionamento deles referente as minhas lentes terem o motor de foco lento e que esse é o motivo de não funcionar o foco inteligente por detecção não consta no manual. Deveria ter uma nota em negrito, em destaque, pois se trata de algo CRUCIAL, foco da imagem !!!

Segue o link do vídeo onde mostra a referida anomalia do foco, no minuto 8:00.

Olha, no video o cara fala que entrou em contato com a SIGMA e eles falaram que o AF dessa 150-600 não é compatível com essa tecnologia. No lado da Canon, pelo que parece, e consta em manual como tu comentou, lentes anteriores a 2011 podem não funcionar normalmente… (a tua 70-200 é de 1995) então nesse caso não tem muito o que fazer. Não sei se é obrigação da marca constar em manual algo relacionado a objetivas de terceiros e seu funcionamento visto que eles não tem controle sobre.

EDIT pra complementar:

Eu não fotografo aves, somente humanos, os testes e uso normal que fiz com a minha tele uma 70-200f4 com IS (2006), em momento algum tive esse problema. Sempre utilizando eye af. Tenho R5 e R6

Veja bem,

O que informa na nota é que lentes (SUPER) teleobjetivas apenas que funcionam com a predefinição de focagem durante o disparo… leia atentamente a nota e verá que o que está escrito além de estar errado não tem absolutamente na haver com o problema apresentado e demonstrado no vídeo…

Outra coisa, não é só a lente Sigma mas a lente EF 70-200 f.28 L apresenta o mesmo problema, e reforçando que isso nada tem haver com (predefinição de focagem durante o disparo).

Assistiu o vídeo todo?? Se assistiu você reparou no teste que ele fez, mas mudando o sistema de focagem inteligente de animal para veículo e os testes foram o contrário… as imagens ficaram ótimas… Me explica isso…

É um problema da R6, R5 e R7, ( Firmware ) ao meu ver…

Se por alguma hipótese esses corpos das Mirroless tivessem compatibilidade RESTRITA com lentes específicas para funcionamento no modo de ( FOCO INTELIGENTE POR DETECÇÃO ) isso deveria estar no manual e muito bem explicado !! completamente diferente desta nota citada pela Canon no manual !!!

Não entendi nada…

Asssita o vídeo ( link no final do texto que escrevi ) e ligue a tradução caso não saiba inglês. Assista até o fim e irá compreender o que eu escrevi

Você assistiu o vídeo todo? :smiley:
A explicação de não funcionar com o pássaro e funcionar com as motos está lá.

Então você entendeu alguma coisa :clap:

Primeiramente, eu não vi o vídeo. Mas se a Canon cita lentes EF, obviamente são lentes Canon EF, não lentes de qualquer marca EF.

Eu já tive uma Sigma 150-600 Sport, adaptada na minha Fuji X-H1. Em AF-S, beleza, funcionava direitinho. Em foco contínuo (qualquer modo) a lente ficava continuamente caçando o foco. Pelos vídeos que vi, isso não acontece com as lentes Canon originais. Mas Sigma não é original, por melhor qualidade ótica que tenha.

Usando o mesmo modo de detecção inteligente ( olhos - animais ) apresenta o problema mostrado no vídeo, porém mudando de animais para veículos o problema não ocorre… Explica isso ?

Lente EF são lentes EF, não está especificado Lentes CANON EF. Existindo incompatibilidade com lentes canon, sigma e etc EF deveria constar no manual !!! Essa é a questão !!!

A Canon não reconhece a existência (menos ainda o funcionamento) de lentes de terceiros. A Sigma não quer dizer quando há algum problema de compatibilidade, a não ser que tenha uma solução já pronta. Então isso não vai estar no manual.

O protocolo básico de comunicação das lentes Canon é conhecido e bem documentado. Mas a Canon só divulga funções avançadas a terceiros autorizados. O resto (Sigma inclusive) tem que fazer engenharia reversa. Se não, a lente não funciona 100%.

Exemplo:

Se tivesse lido tudo que eu escrevi e os comentários das pessoas referente ao vídeo, teria descoberto que este problema ocorre em DIVERSAS lentes da própria CANON !! Lentes EF !!!

Qualquer incompatibilidade com qualquer acessório, lente e etc tem que constar no manual, alguma informação de alerta tem que constar no manual. E absolutamente NADA faz referência NEM PERTO do que está ocorrendo no vídeo !!!

Você não compreendeu ainda os fatos VS manual !

Se tivesse lido tudo que eu escrevi e os comentários das pessoas referente ao vídeo, teria descoberto que este problema ocorre em DIVERSAS lentes da própria CANON !! Lentes EF !!!

Qualquer incompatibilidade com qualquer acessório, lente e etc tem que constar no manual, alguma informação de alerta tem que constar no manual. E absolutamente NADA faz referência NEM PERTO do que está ocorrendo no vídeo !!!

Você não compreendeu ainda os fatos VS manual !

Eu sou lesado por descobrir tais “Incompatibilidades” só depois de fazer testes e mesmo assim está extremamente estranho pois o problema não ocorre se usar o modo veículos !!! Deveria apresentar o mesmo problema pois o sistema de foco é o mesmo para ambas as opções ( Modo de focagem inteligente por detecção )

Se a sua 70 200 funciona com pessoas, utilizando esse modo servo, vende a lente.

Sinto muito que você tenha duas lentes incompatíveis para a sua fotografia de pássaros.

Melhor vender as duas objetivas e pegar uma RF.

Ou

Mudar de marca.

Nem todo mundo fotógrafa pássaros então essas lentes podem ser atraentes para um bom número de pessoas, não esquecendo que muitos nem usam ml ainda porque não tem grana para isso, mesmo em situações de trabalho, cada um usa o que pode comprar, então… Aproveita e vende.

Pessoal, vocês não perceberam ainda que não é problema com as lentes ???

Assistam o vídeo até o fim e procurem entender o que está ocorrendo…

Não se trata só da Sigma 150-600… as lentes da EF da Canon também acontece o mesmo !!!

A Sigma já informou que não é defeito ou problema com a lente…

O mesmo sistema de foco inteligente por detecção FUNCIONA no modo veículos mas não no modo ANIMAIS !!!

Horas… se fosse problema com as lentes, não funcionaria o sistema de foco inteligente por detecção EM NENHUM MODO !!! É muito óbvio isso !!!

“Apresenta uma grave anomalia…”

Oi amigo, se vc quer uma solução rápida, muda de marca, arruma outro equipamento de outra marca, acho que somente assim vc vai conseguir se satisfazer.

Dê preferência para câmeras mais antigas, tipo que tenha o firmware mais consolidado.



Gostaria muito que minha realidade financeira fosse compatível com a sua sugestão… Sempre usei Canon, praticamente durante toda minha trajetória. Comecei com uma Zenite 12xp, passei para uma Rebel 300D, 40D, 5D mark III e agora migrei para Mirrorless

Rascher, eu entendi, sinto muito.
Nao estou discutindo o obvio, porque nao ira lhe ajudar em nada.
Se nehuma lente lhe servir, procure a Nikon ou Sony,
Sony geralmente e melhor com lentes de terceiros.

Sem nenhuma ironia:


Note que a falta deste recurso nunca foi impeditivo de fazer fotos de pássaros. É sempre chato contar com algum recurso e não poder usar, mas sempre há meios de se contornar. Isso desde sempre.

No vídeo em questão sobre a R7 não foi o Duade Paton que entrou em contato com a Sigma, e sim, um dos seguidores dele.

Segue cópia do comentário do Duade explicando isso:

Thanks Shaun, information came from Sigma UK via this email response to another subscriber "In regards to your enquiry about the operation between model 150-600 OS contemporary and the Canon R5 with the RF Adapter, we judged that the behaviour was due to the specifications of the lens and camera when shooting in SERVO mode. If the lens is operating without any problems in ONE SHOT AF and on a Canon DSLR camera, then we would judge that the lens is within factory standards. Of course, if you wish to have your lens inspected and checked further please send it to us. We may need to send it to the factory for them to investigate. I'm afraid that there is no update as it is not a defect, but a specification. In regards to the camera AF system, SERVO mode is similar to AF-C and it is constantly keeping the focus motor in motion so that it can quickly move to the best focus position while the shutter button is half pressed (or AF-ON button is depressed). It is likely that this makes the behaviour the you are experiencing more noticeable. Please also see below for some details from the Canon R5 manual. Especially the "Caution" Note [Depending on the lens used, the distance to the subject and the subject`s speed, the camera may not be able to achieve correct focus.] We are sorry that the lens does not fully live up to your expectations, but we hope that you will understand that this behaviour is due to the specifications of the lens and the SERVO AF mode. We hope you will still enjoy using this lens in One Shot or shooting in SERVO achieving sharp images this lens is capable of. "

Basically saying the pulsing is normal in AI Servo mode with this lens. I’m glad to hear the sport version is working well on your mirrorless camera. It does seem to impact some more than others and you could see in the video how the pulsing causes soft shots. This pulsing is nowhere near as bad on Canon lenses that I have tested. Cheers, Duade