Foto panorâmica com a nova Sony DSC-HX1

Pessoal,

Saiu o review da nova Sony DSC-HX1 no Dpreview. A câmera é bem interessante principalmente pelo modo de vídeo em 1080p com gravação em stéreo e zoom durante a filmagem, deixando ela pau a pau com a Canon SX1.

Agora o que fiquei impressionado é com o “Panorama mode” a foto fica muito boa mesmo. Olhe e confira, isso é algo realmente novo na tecnologia digital.

Veja essa foto abaixo.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Pano/DSC01953.JPG

O teste.

Outra característica interessante dessa Sony é o “Twilight Mode” onde de alguma forma ela faz um tipo de HDR que favorece fotos em baixa luminosidade.

Olhem abaixo uma foto em ISO6400.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Twilight/Studio/HX1_Twilight.JPG

Está bem melhor que essa em ISO400 e em modo normal.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Twilight/Studio/HXI_AV_ISO400.JPG

Olá Leandro,
Estou na emionência de comprar uma Canon PowerShot SX1 IS, mas estou acompanhando também a nova Sony DSC-HX1, e vendo suas performances e seus review e como vc também viu e comentou, veja no review do dpreviw.com, que a SX1IS, perdeu para os quesitos: Image Quality Sony 7,5 e Canon 7,0 - Performance (speed) Sony 8,5 e Canon 8,0 - e Value Sony 7,5 e Canon 7,0. Vou ficar de olho nessa pequena que parece ser notável. :ok: :clap:

Serone.

A Canon SX1 ainda é mais interessante pelo fato de ter sapata para flash e RAW…por outro lado deve ser uns 50% mais cara.

Quanto a HX1 eu achei bem interessante o “Twilight Mode”…Seria um ISO400 usável numa compacta? Numa DSLR deveria ficar maravilhoso hein…

Ps. Esse tal de “Twilight Mode” pode ser usado em velocidades mais altas? Tipo 1/50s…

Boa sorte

Pelo que li na DPReview, não é ISO 6400, mas 640. Assim fica fácil (claro que está mais precisa que a ISO 400, mas não sei como seria se fosse a ISO 3200 contra ISO400).

Mesmo assim a techologia promete. Em DSLR deve criar noise levels de D3 em D60.

Sim dkfuji, eu errei na digitação, mas ISO640 assim e para uma compacta eu acho que nunca apareceu.

Eu acredito que ela deve fazer duas exposições diferentes e depois junta tudo em uma única foto…agora na prática como isso deve funcionar? Pois para melhorar a imagem ela deveria fazer uma segunda exposição usando um ISO baixo e menor velocidade e pelo que entendi isso não ocorre, pois ficaria tremida…sei lá.

Eu acho que isso é mais uma tarefa pro Leo.

Leandro o sistema é simples… Veja minha Canon S5is com meu super ISO 1600 :slight_smile:

http://img9.imageshack.us/img9/2421/samplejtu.jpg

Aqui estão as imagens completas em tamanho real para você dar uma olhada.
S5is Super ISO 1600
S5is ISO 1600

O segredo ai é realmente uma dupla exposição (ou mais), mas todas no mesmo ISO (1600).
O que acontece é que o ruído não é constante (são muito poucos os pontos fixos de ruído, a maioria varia de posição de foto para foto), possibilitando assim que você use outra foto da mesma cena para preencher as lacunas via software.

Perfeito Leo :ok:

Nesse caso vc usou duas exposições com a mesma velocidade? Provavelmente com essa Sony precisaremos ficar atentos que uma exposição de 1/20s pode ser na verdade 1/10s.

Esse recurso poderia ser bem vindo numa DSLR não?

Valeu

Leandro usei EXATAMENTE a mesma exposição. Na verdade é necessário que seja com a mesma exposição para que você consiga preencher. Se você fizer subexposto (como você propoz), é provável que as perdas sejam maiores que os ganhos, principalmente em ISO alto.
No caso da foto em questão foram 4 exposições, como eu ia tratar rápido e usar um ISO bem alto (que possui muita perda em compacta) eu fiz com mais fotos para recuperar mais… Fica legal a técnica não? Se tirar umas 15 fotos dá quase para parecer ISO 100… :slight_smile:
Não vejo muita utilizade em uma SLR, SLRs já fazem fotos sequenciais bem rápidas, só precisa fazer o tratamento depois.

Leo,
Interessante isso e o resultado ficou muito bom.
Vou fazer umas três fotos com ISO alto na minha e juntar tudo. Posto o resultado aqui depois. :slight_smile:

Leo, resultado excelente. Se vai chegar ao ISO 100, seja com 15 fotos, seja com 50, eu não sei, mas que com certeza melhorou muito, melhorou.

Numa DSLR basiquinha é difícil pois ela trabalha em no máximno 3fps. Não é isso? Essa CAM está fazendo exposição nesse esquema com 1/20s se não me engano.

Qual melhor software free pra isso?

Valeu

Leo, qual é o esquema para juntar as fotos?

Leandro e Pedro, eu estava pensando em fazer a junção no mesmo esquema de um HDR. A diferença é que eu iria fazer nesse processo todas as fotos praticamente iguais, ou seja, mesmo enquadramento, fotometria, ISO e etc. Aí as lacunas dos ruídos de uma foto ficarão preenchidas pelos pixels das outras depois da junção.
Será que não é isso? :ponder: :ponder:

Acho que é a mesma coisa de quando reduzimos uma imagem, ocorre uma interpolação entre um pixel ruidoso com um pixel bom e gera um novo pixel mais ou menos fiél.

Isto se chama photostacking, muito usado em astrofotografia. Tem vários softs de graça e até o Lightroom faz.

Interessante Paulo, parece ser uma boa solução pra reduzir as deficiencias do hardware.

Leandro, dá uma olhada no Zero Noise.
http://www.guillermoluijk.com/index2_en.htm

O Paulo jã deu a receita, eu faço no PS com sobreposição de layers, mas é claro que se tiver um software para isso é bom.

E qual seria a vantagem real no caso de nós, meros mortais?
Porque para fazer 4 exposições com a mesma composição, precisamos de um tripé. E por que não optar por uma exposição mais longa com ISO baixo?
O objeto tem que estar parado mesmo…